13 aplicativos para criar conteúdos relevantes para Stories

13 aplicativos para criar conteúdos relevantes para Stories

por Postgrain

Publicado em 26 de janeiro de 2018

Não é à toa que a empresa tem investido tanto em atualizações no Stories. O que inicialmente era tido como uma cópia melhorada do Snapchat, agora virou meio de negócio, um espaço destinado à publicidade direta, em que o consumidor pode interagir com a marca em tempo real. E nada melhor do que uma ferramenta que aproxima a persona da compra perfeita, certo?

O Instagram Stories deixou há muito tempo de ser somente um “adereço” a mais para a plataforma e, hoje, com as infinitas possibilidades que ele oferece como vídeos ao vivo, enquetes, incorporação de hashtags e localização é o grande carro-chefe da ferramenta.

Por esse motivo, grandes nomes como @nasa, @natgeo e @nike tem apostado nessa funcionalidade como parte da estratégia de marketing.

Ok, agora que você já entendeu o quanto que essa função pode ser uma recurso rentável na sua estratégia, que tal fazer um conteúdo bem produzido e visualmente bonito para atrair leads engajados? Então continua lendo esse texto que vamos te mostrar os 13 aplicativos mais legais pra você criar conteúdos relevantes para Stories.

gif-lets-go-aplicativos-postgrain

1. INSHOT 

O Inshot é gratuito e está disponível para Android e iOS. Com ele você pode criar vídeos e fotos pelo aplicativo ou importar da galeria do celular. É possível inserir backgrounds, frames, efeitos, trilhas sonoras, ajuste de velocidade e cor, cortar, compactar e exportar vídeos direto para redes sociais como Instagram e Whatsapp.

Você também pode personalizar as edições com textos com animações, emojis e ainda ajustar o tamanho do vídeo de acordo com a tela que você deseja que ele seja exibido.

Sabe aquele vídeo que você quer postar no Stories, mas ele não tem o tamanho ideal de 1080 x 1920 px?

Este app faz isso para você em poucos minutos! Ele também disponibiliza biblioteca de trechos musicais gratuitos, em que você pode inserir nos vídeos. O aplicativo é bem multifuncional no quesito de mídias digitais. 

print-tela-iphone-inshot-aplicativos-postgrain

2. 8MM VINTAGE CAMERA 

Esse aplicativo cria um efeito de filme antigo. Sabe aquele filme com “ares hollywoodianos” e com uma pegada bem retrô? Essa é a proposta do app lançado pela Apple, que infelizmente só está disponível para iOS.

Os efeitos da câmera 8MM criam cenas típicas de filmes antigos com sinais de tempo, arranhões e enquadramentos tremidos só que com a tecnologia do 4K.

Você pode gravar direto no app ou buscar vídeos da sua galeria para fazer as edições e ainda inserir músicas da biblioteca do iTunes. Os primeiros 15 segundos de gravação são disponibilizados sem custo. Porém, se quiser produzir gravações maiores, é preciso assinar um plano mensal.

print-tela-iphone-8mm-vintage-camera-aplicativos-postgrain

Curiosidade: É impossível falar desse aplicativo e não mencionar que ele foi usado pelo diretor Malik Bendjelloul para gravar “Procurando Sugar Man”, vencedor do Oscar de melhor documentário em 2012.

3. CANVA 

Quem já usava o Canva pela web, não terá dificuldades para usar este aplicativo. O queridinho dos social medias agora está disponível em mobile para facilitar a vida de quem não tem tempo suficiente para fazer aquela arte toda trabalhada no PC que o cliente pediu em cima da hora.

Ele funciona igual ao site: você pode escolher um tema, adicionar uma foto, legenda, elementos gráficos e molduras, tudo gratuitamente (exceto por alguns grafismos que você precisa comprar online). O Canva permite criar publicações para redes sociais populares como Instagram, Facebook e Twitter e ainda faz thumbs para o YouTube. Disponível para Android e iOS.

print-tela-iphone-canva-aplicativos-postgrain

4. HYPE TYPE 

Sabe quando você quer adicionar uma legenda com fontes e desenhos diferentes no seu vídeo ou foto? O Hype Type faz! Disponível para Android e iOS, ele é voltado mais para criação de texto, mas ainda assim cria efeitos de vídeo semelhantes aos aplicativos anteriores.

O aplicativo é gratuito e apresenta modelos prontos de conteúdos para os usuários terem uma ideia de como seria aquela determinada publicação, algo parecido com o Canva, só que voltado somente para textos. É possível inserir efeitos de transição, controle de velocidade e cor tanto no vídeo quanto na foto e até no texto. Outro aplicativo parecido com ele é o Font Candy.

print-tela-iphone-hypetype-aplicativos-postgrain

5. VSCO  

Esse aplicativo já é bastante conhecido entre os instagrammers. Disponível para Android e iOS, ele é gratuito, mas possui compras disponíveis dentro do aplicativo. É voltado para a edição de fotos, tanto que tornou-se uma rede social onde os fotógrafos da plataforma compartilham imagens entre si, algo que já traz ótimos insights.

Ele é ideal para dar um up naquela sua foto que não foi tão bem enquadrada ou que a luz não favoreceu tanto no momento da captura. Possui mecanismos semelhantes aos grandes editores de imagens como Adobe Photoshop e Adobe Photoshop Lightroom, mas claro, sem a complexidade que esses programas trazem.

Apenas com alguns ajustes e filtros é possível ter uma imagem diferenciada e visualmente agradável. É possível tanto importar os arquivos da sua galeria, quanto fazer as fotos direto no app.

print-tela-iphone-vscocam-aplicativos-postgrain

6. LAPSE IT 

Tenho certeza que você já viu esse efeito em algum filme. O efeito de time-lapse é uma técnica de captura acelerada. Antes só era possível fazer esse tipo de gravação com câmeras profissionais, mas o aplicativo Lapse It te oferece a possibilidade de transformar aquelas cenas de minutos em segundos. E ainda ajustar e adicionar filtros personalizados!

A versão  gratuita disponibiliza gravação de até 240p. Já na versão paga, é possível expandir a qualidade do vídeo para 320p, 480p e 720p (HD). Ele ainda possibilita o compartilhamento direto no Youtube e Instagram. Disponível para Android e iOS.

print-tela-iphone-lapseit-aplicativos-postgrain

7. HUJI CAM 

Esse aplicativo para fotos virou febre nos últimos meses no Instagram. Disponível apenas para iOS, ele remete à nostalgia dos anos 90, trazendo os efeitos analógicos das câmeras fotográficas da época (em especial a primeira câmera descartável marca Fujifilm, lançada em 1998). O ar vintage que o aplicativo traz às fotos virou moda entre users e até nas fotos de celebridades como @manugavassi e @brumarquezine.

O diferencial é que a luz ambiente é que determina qual será o filtro aplicado no momento da click da foto, ou seja, nenhuma foto será igual a outra. A data que aparece “impressa” na imagem também pode ser alterada, tanto para mostrar o ano de 1998 (típico das fotos daquela década) quanto o ano atual.

Os efeitos de luzes e data na foto podem ser desativados antes de capturar a imagem. Todos esses recursos estão disponíveis gratuitamente para fotos feitas direto no aplicativo. Já para aplicar os efeitos da Huji Cam em fotos da sua galeria, é preciso fazer uma assinatura mensal.

print-tela-iphone-hujicam-aplicativos-postgrain

8. SNOW AR CAMERA 

Quem usa o Snapchat vai se familiarizar com o Snow Ar Camera. Isso porque o aplicativo coreano (que também é rede social) oferece diversos filtros para você fazer o seu vídeo ou foto de maneira personalizada e compartilhar com seus amigos.

Nele é possível criar conteúdos com os famosos efeitos de brilhos do app Kira Kira, inserir filtros analógicos no estilo retrô, buscar músicas direto da biblioteca do Snow, anexar emojis e sticker exclusivos, entre outras funcionalidades.

Ele não possui link direto com as redes sociais mais famosas como Instagram e Facebook, mas você pode salvar as publicações no rolo da câmera e depois postar. Também é possível interagir com os usuários da ferramenta pelo chat do app. Disponível para Android e iOS e totalmente gratuito.

print-tela-iphone-snow-ar-camera-aplictivos-postgrain

9. POCKET VIDEO 

Mais uma ótima opção gratuita para editar vídeos personalizados. É possível importar os vídeos da sua galeria e adaptá-los ao formato do Instagram Stories no recurso chamado de Snapchat Story (mas não se preocupe, é perfeitamente adaptável ao Instagram).

O Pocket Video conta com uma galeria própria de gifs, textos e imagens e também possui integração com Youtube, Facebook, Vine, Snapchat e Instagram. Ideal para os formatos de vlogs. Filma até 10 minutos em HD e ainda têm o recurso de Reaction Cam, onde você gravar takes de reações e uma biblioteca comercial de música gratuita. Disponível para iOS e Android.

print-tela-iphone-pocket-video-aplicativos-postgrain

10. PICSART 

A descrição do aplicativo gratuito promete 450 milhões de funcionalidades. ? O editor de fotos também é perfeito para elaborar Stories criativos com as imagens, isso porque inclui diversas ferramentas como colagem, adesivos, desenhos, gifs, filtros artísticos, tratamento de imagem (tipo o Facetune, sabe?), molduras, fundos, bordas, textos aplicáveis…

O app também simula o efeito de câmeras profissionais e faz vários tipos de montagens com as pictures. Com ele é possível salvar a foto ou vídeo no celular ou na rede social do próprio PicsArt, ou enviar direto para o Facebook e Twitter. Disponível para Android e iOS.

print-tela-iphone-picsart-aplicativos-postgrain

11. UNFOLD

Com o Unfold você pode personalizar seu Stories de uma forma bonita e envolvente para contar as suas histórias. Ele é perfeito para quem prefere seguir uma linha mais minimalista e super elegante, sabe? Esse aplicativo bombou lá fora e, agora, está fazendo bastante sucesso entre os influenciadores brasileiros.

O Unfold permite que você faça montagens a partir de modelos, usando fotos ou vídeos. Além de oferecer recursos gratuitos, é possível adquirir novos pacotes pagos. Disponível para Android e iOS.

print-tela-iphone-unfold-aplicativos-postgrain

12. A DESIGN KIT

Adicione mais cor nos seus Stories com o A Design Kit, aplicativo que complementa um outro aplicativo de edição que adoramos, o A Color Story. Com o A Desig Kit você pode adicionar brushes, texto e adesivos nas suas histórias. São mais de 30 fontes e 120 designs para você criar e se divertir!

Por enquanto, o aplicativo está disponível, gratuitamente, apenas para usuários iOS e disponibiliza compras internas para alguns recursos.

print-tela-iphone-design-kit-aplicativos-postgrain

13. OVER

Focado na criação e no design, o Over é um aplicativo intuitivo e super fácil de usar. Com ele, você pode transformar as suas fotos deixando-as muito mais atraentes para postar nos Stories. São mais de 10 mil layouts, gráficos e fontes para usar e criar designs incríveis!

Uma aplicativo divertido, cheio de ferramentas e funcionalidades que irão ajudar a turbinar o seu perfil no Instagram. Disponível para iOS, de forma gratuita, mas disponibiliza versão PRO paga.

print-tela-iphone-over-aplicativos-postgrain

Conhece algum outro app para produzir conteúdos criativos para o Instagram Stories? Já utilizou algum desses que citamos acima? Como foi a sua experiência? Compartilha com a gente! ♡?☝?