Aprenda como usar o álbum de fotos no Instagram

Aprenda como usar o álbum de fotos no Instagram

por Postgrain

Publicado em 07 de maio de 2017

O álbum de fotos no Instagram é o novo recurso anunciado pela rede social, permitindo, agora, que usuários subam várias fotos e vídeos ao mesmo tempo, em um único post.

Essa é uma boa notícia para quem não consegue decidir qual foto postar e mais uma ferramenta para usar a criatividade e engajar seus seguidores.

Se você se empolgou com a novidade, mas ainda quer entender melhor a ferramenta para impulsionar o engajamento dos seus posts, continue a leitura!

Veja como funciona o álbum de fotos no Instagram

Muito simples de usar, o novo recurso permite o upload de até 10 arquivos em um único post.

Para fazer isso, basta abrir o aplicativo, como se você fosse postar uma foto, e clicar no ícone “selecione múltiplos”, que estará no canto inferior direito da tela. Após esse passo, basta selecionar as fotos e os vídeos que você deseja colocar nessa galeria.

Você também pode aplicar filtros separadamente ou em todas as imagens de uma vez e mudar a ordem das fotos da publicação da maneira que preferir antes de postar. O que ainda não é possível é colocar uma legenda ou geolocalização para cada imagem: elas permanecem as mesmas para todas.

Para saber se a publicação tem múltiplas fotos, no feed é possível observar os pontos azuis embaixo da imagem. Para ver o restante, basta deslizar para o lado. Na grade do perfil, é possível observar no canto superior direito um ícone branco, diferenciando a galeria das outras fotos.

Talvez você já tenha visto alguém no seu feed utilizando o novo recurso ou até mesmo já tenha tentado utilizá-lo, mas gostaria de explorar melhor essa funcionalidade e fazer seus posts terem mais engajamento, certo?

Nest post, você vai conferir algumas práticas simples que podem te ajudar nessa missão de criar sequências superbacanas e deixar o seu perfil muito mais atrativo.

Crie histórias em quadrinhos

Se você quer que seus seguidores deslizem o dedo para ver a outra foto, eles precisam de um bom motivo. Aguçar a curiosidade contando uma história é uma ótima forma de fazer isso.

Quadrinhos podem ser engraçados, passar uma mensagem de uma maneira sutil mas poderosa e sempre atraem muitos olhares.

Como as imagens do Instagram são pequenas, não era muito atrativo usar um quadrado para contar uma história com vários quadros menores. Agora, com o novo recurso, você pode usar um quadro por foto. Lembre-se de que o primeiro deve chamar muita atenção, seja com imagem ou texto, para que o usuário queira acompanhar os outros frames.

Use a criatividade para contar uma história cativante, mas lembre-se de seguir a sua linha editorial.

Use uma sequência de imagens

Novamente, imagens que vão contando uma história são uma forma muito poderosa de chamar e prender a atenção dos seus seguidores.

No seu álbum, essas pequenas histórias podem virar uma sequência de imagens relacionadas. Se você já faz boas fotos para o Instagram, já deu o primeiro passo. Agora é hora de pegar essas imagens e fazer uma sequência delas, de uma forma divertida e que faça sentido.

Pode ser uma receita, com fotos de cada ingrediente e de cada passo do modo de fazer, ou um tutorial de maquiagem, em que cada foto pode trazer uma parte da sequência, mostrando o passo a passo em detalhes.

Se o seu perfil tem uma pegada fit, a sequência pode trazer uma série de exercícios completa, com vídeos de cada exercício mostrado individualmente.

Além disso, dá para trazer dicas de como montar seu produto, como utilizá-lo de diferentes maneiras etc.

Outra maneira legal de usar sequências de imagens é apresentar sua nova coleção ou uma seleção de produtos em promoção, por exemplo. Algo que você faria em vários posts e talvez estressasse seus seguidores, agora pode ser feito em uma só publicação, o que ainda ajuda a evitar o ruído na informação.

Faça comparativos

Todo mundo adora ver transformações e fazer comparações. Com essa nova função do álbum de imagens, você também pode fazer isso em um único post.

Antes e depois é superlegal, mostra de maneira clara a eficiência e a transformação que seu produto causa, e dá para mostrar o processo upando suas fotos em álbuns menores.

Pode ser um antes e depois de emagrecimento, com fotos da pessoa antes do processo, durante e com o resultado final.

Isso também pode funcionar muito bem com produtos de beleza, com antes e depois de um corte de cabelo, maquiagem, penteados, entre outras coisas. Se você está usando o Instagram para negócios nesse nicho, aproveitar a galeria para mostrar essas transformações, e não só o resultado final, é bem bacana e aguça a curiosidade de quem segue seu perfil.

Você também pode comparar produtos, mostrar o que mudou de um produto antigo para um novo modelo ou as vantagens e desvantagens de um em relação a outro.

Isso também funciona muito bem quando você quer apresentar algo inovador e que vai facilitar a vida dos seus clientes — mostrando como ele tinha que fazer algo antes e como, agora, é possível fazer a mesma coisa de forma muito mais simples.

Apresentar essas informações ao mesmo tempo, sem dúvida, tem mais significado para as pessoas do que uma simples imagem desse produto inovador.

 

Registre os bastidores

As fotos dos bastidores de uma produção costumam engajar muito bem os seguidores, mas geralmente elas não são o foco da sua linha editorial, certo?

Agora, você não precisa ter que escolher uma foto só para publicar esporadicamente: por que não escolher as melhores fotos e vídeos e mostrá-las?

Lembre-se de postá-los de uma forma lógica, que siga uma sequência, para que a comunicação seja mais assertiva. Isso aproxima os seguidores da marca e deixa a empesa com uma aparência menos rígida e mais acessível.

Você também pode registrar eventos e publicar vários momentos ao mesmo tempo. No lugar da clássica foto com todo mundo junto, nada espontânea, tire fotos de detalhes da festa, da decoração, das pessoas interagindo, enfim, dê mais vida para o momento.

Contar histórias na grade do Instagram não é novidade, e muitos artistas e marcas têm feito isso com maestria. Agora, o desafio é contar essas histórias em um novo recurso, de forma que aumente o engajamento e gere mais valor para as marcas, mostrando sua capacidade de acompanhar as mudanças e manter-se criativo.

Se você gostou deste post, compartilhe-o nas redes sociais com seus amigos que também gostarão de saber sobre o novo álbum de fotos do Instagram!