Ícone do site Postgrain

Automação no Instagram: 7 motivos para NÃO usar na sua conta

Mulher segura celular na frente da câmera com um símbolo de atenção num fundo amarelo

É provável que você conheça alguém que usou automação no Instagram com o objetivo de ganhar seguidores rapidamente. Afinal, a prática parecia inofensiva para muitos donos de negócio iniciantes no marketing digital e nessa rede social. 

A verdade é que essas atividades são irregulares. Além de prejudicar o funcionamento e lucro da plataforma, as automações podem trazer inúmeras desvantagens pra sua estratégia de conteúdo e até pro seu perfil. 

Neste artigo, fizemos um apanhado sobre a realidade do uso de automações para ganho de seguidores no Instagram e como a rede social tem fechado o cerco para elas a cada dia que passa. Confira! 

O que é automação de Instagram?

Apesar do assunto ganhar mais força nos últimos anos, as automações nunca foram regularizadas dentro do Instagram. Em 2017, a plataforma derrubou pelo menos cinco aplicativos famosos por vender interações automáticas como seguir, curtir, comentar e enviar mensagens diretas.

Desde então, a rede social vem trabalhando rigorosamente para impedir interações não humanas na ferramenta, excluindo perfis que fazem spam na rede e bloqueando ações em perfis que realizam qualquer ação repetidas vezes em um curto espaço de tempo (como seguir 100 perfis em 10 minutos). 

Por que o Instagram não permite automações?

A decisão de não permitir automações na plataforma não é uma escolha arbitrária do Instagram. Na verdade, a rede social tem muitos motivos pra fazer disso uma prática irregular. Separamos abaixo os principais motivos. 

1. Automação no Instagram pode virar spam na rede

Programar o seu perfil para curtir todos os conteúdos marcados com a sua hashtag, por exemplo, não é legal já que o Instagram considera ações repetitivas e em pouco tempo como algo robotizado. Interagir com algumas dessas publicações, sim, é uma ótima estratégia para agradecer a menção e, de quebra, se fazer visto. 

2. Afeta o investimento em anúncios no Instagram

O Instagram quer que você gaste com anúncios na plataforma. A partir do momento que você paga outro aplicativo pra conseguir ser visto no Instagram, eles deixam de ganhar dinheiro. Não dá pra imaginar que eles simplesmente iriam ignorar uma questão que pesa diretamente no lucro da plataforma, né? 

3. Automação de Instagram quebram o algoritmo

Boa parte do trabalho do Instagram está relacionado com o aperfeiçoamento do algoritmo da plataforma, que funciona a partir de critérios de relacionamento e interações. Como as automações simulam todas essas interações, o algoritmo acaba trabalhando em cima de algo que não é real. 

Isso pode prejudicar, inclusive, a experiência do usuário, aspecto muito importante para o Instagram, já que se relaciona diretamente com a quantidade de tempo que passamos na plataforma e, consequentemente, com a quantidade de anúncios que vemos.

Por que não usar automação no Instagram

Veja abaixo uma lista de prejuízos que o uso de automação no Instagram para ganhar seguidores traz pro seu negócio e para a imagem da sua marca.  

4. Você pode ficar impedido de realizar ações no perfil

Não é raro encontrar alguém que teve o perfil bloqueado no Instagram. Ao identificar algum comportamento robótico, a plataforma pode impedir o usuário de realizar aquela mesma ação por horas, dias ou até semanas. 

5. Sua conta pode ser banida ao usar automação

Ainda que seja menos frequente, também é possível ter a conta banida no Instagram. Isso porque a plataforma faz questão de deixar tudo discriminado nos Termos de Uso e pode usar isso contra qualquer um que tente fazer alguma atividade irregular dentro da rede. 

É importante lembrar também que todas as formas de recuperar uma conta dentro do Instagram se tornam inviáveis quando se é banido da plataforma por infringir as suas regras.

6. Seus posts podem ficar ocultos

Já ouviu falar no shadowban do Instagram? O termo faz referência ao ato de bloquear um usuário da rede social sem que ele perceba que foi banido. Isso significa que sua conta ainda está ativa, você pode utilizá-la normalmente, mas suas publicações ficam ocultas das pesquisas de hashtags, localização e até mesmo da aba Explorar. Isso pode gerar menos engajamento e interações nos conteúdos e o número de seguidores pode parar de crescer.

7. Você deixa de criar relações verdadeiras com os seguidores

Um dos pilares que o Instagram pode fortalecer é o relacionamento com as pessoas a ponto de torná-las interessadas na sua marca e até se tornarem clientes. Por isso, ao fazer automação no Instagram fica difícil construir uma relação verdadeira e sólida com o seguidor, que vai perceber que está falando com um robô. Em muitos casos, isso pode significar a perda de uma oportunidade de venda. 

É proibido usar bot no Instagram?

Interações que simulam o uso humano não são aprovadas pelo Instagram pelos motivos já citados acima. Pra complementar, olha o que está descrito nos Termos de Uso da plataforma:

“Você não pode fazer algo que interfira ou afete a operação pretendida do Serviço. Isso inclui criar contas ou coletar informações de modo automatizado sem nossa permissão expressa.”

 

E quando um cliente exige a automação no seu Instagram?

Para muitas pessoas que ganham dinheiro criando conteúdo pra redes sociais, seja social media ou influenciadores digitais, é comum passar por certas exigências do contratante. E utilizar automações no Instagram pra bater um número de curtidas e de seguidores, infelizmente pode ser uma delas. 

Se esse é o seu caso e se você já deixou claro pro cliente todos os perigos que ele corre ao utilizar esses serviços, te oferecemos uma solução: peça pra que ele assine um termo de responsabilidade.

No documento, deixe claro que a utilização de automações não é uma prática que você concorda e que a ativação deverá ser feita pelo contratante. Dessa forma, se algo de ruim acontecer com o perfil em questão, você se preserva profissionalmente e juridicamente. 

Por que o Postgrain não oferece mensagens automáticas?

Não é de hoje que recebemos sugestões dos nossos clientes pra que seja adicionada a funcionalidade de mensagens automáticas ou até mesmo de outras automações pra ganho de seguidores. Uma coisa precisa ficar clara: não pretendemos inserir nenhum tipo de função como essa.

Desde a criação da plataforma, mantemos o Postgrain alinhado com os Termos de Uso do Instagram. Isso significa andar lado a lado com o que a rede social considera uma prática regular.

Por isso, invariavelmente todas as funções disponíveis no Postgrain vão se encaixar em alguma dessas características:

A função de agendamento, por exemplo, é algo que o Instagram já mostrou que tende a ficar cada vez mais disponível para os usuários, já que a plataforma vem liberando o agendamento de posts aos poucos com as marcas parceiras e a recente atualização no Estúdio de Criação do Facebook.

Caminhando de acordo com as regras da ferramenta, a gente garante inclusive a segurança dos perfis utilizados pelos nossos clientes. Assim, não está nos planos do Postgrain adicionar mensagens automáticas ou qualquer outra funcionalidade que infrinja as regras do Instagram.

Se adaptar é a chave

Quem usa automação no Instagram pra ganhar seguidores pode achar difícil visualizar outra forma de obter sucesso dentro do app. Entretanto, a verdade é que qualquer trabalho dentro das redes sociais envolve adaptação e quem trabalha com isso deve estar preparado para as mudanças.

Isso porque a qualquer momento o Instagram pode surgir com um novo algoritmo ou o monopólio do Facebook pode simplesmente acabar e uma nova rede social surgir. Fazer um trabalho de qualidade em qualquer uma dessas situações significa focar no conteúdo

Se você topar essa empreitada, temos um artigo mostrando como fazer isso de maneira orgânica. Dá uma olhada e depois conta pra gente o que achou! 

Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis e aproveite todos os recursos da nossa plataforma. 

Sair da versão mobile