Automações no Instagram: como economizar tempo e ser mais produtivo?

Automações no Instagram: como economizar tempo e ser mais produtivo?

por Stella Caroline

Publicado em 27 de fevereiro de 2024

Automação no Instagram é a melhor maneira de economizar mais tempo e ser mais produtivo no marketing. Dessa forma, trazendo resultados mais rápidos e com muito mais consistência para sua marca e seus clientes. 

Neste conteúdo, você vai descobrir o que são as automações, quais as principais que você precisa utilizar e onde encontrar esses recursos para o Instagram.

Automação no Instagram: O que é?

Automação para a rede social, basicamente, envolvem o uso de recursos de forma automática por meio de uma ferramenta. Ainda confuso? Vamos explicar melhor.

Na sua marca ou para o seu cliente, é necessário responder sempre que alguém enviar uma mensagem, não é verdade? Afinal, pode ser um potencial cliente interessado em comprar de você ou da sua empresa.

A automação utiliza esse recurso de resposta de maneira automática, criando uma mensagem padrão e elegante para todas as pessoas que entram em contato, sem a necessidade de uma pessoa real realizar esse primeiro contato.

Nesse exemplo, o seu potencial cliente fica satisfeito por não precisar esperar, o que garante que a equipe esteja preparada para solucionar o problema desse cliente ou oferecer um produto da marca.

Só existe uma forma de automação?

Não, praticamente todos os recursos do Instagram podem ser automatizados de alguma forma. Dessa forma, você consegue os mesmos resultados com menos esforço ou ainda pode alcançar melhores resultados com essas automações. 

O exemplo acima de mensagens automáticas é apenas um dos vários que vamos discutir ao longo desse conteúdo. Portanto, é fundamental que você leia nosso conteúdo até o final.

Isso pode afetar negativamente minha conta de alguma forma?

Não, as automações são permitidas pela Meta (empresa proprietária do Instagram) e, com isso, só trazem vantagens para quem as usa. 

O que a rede social não permite é o ganho de seguidores fantasmas e práticas similares. As automações são bem-vindas e garantem maior sucesso da marca em comparação com os competidores. Em resumo, não há motivos para não usar automações de alguma forma.

O que preciso para utilizar essas automações?

Para utilizar essas automações, é necessário uma plataforma segura e recomendada com as principais automações do Instagram. Afinal, o Instagram nativo não possui quase nenhuma automação. 

Isso acontece porque o Instagram possui mais usuários comuns do que marcas, então as automações não são o foco da empresa, mas sim a experiência do usuário. 

Felizmente, ao longo do nosso conteúdo, vamos recomendar as principais plataformas para isso. Portanto, é fundamental que você leia nosso conteúdo até o final.

Leia também: 7 plataformas de marketing digital para uma estratégia eficiente 

Automação no Instagram: quais existem?

Agora que você compreendeu a importância das automações e já foi introduzido ao assunto, vamos falar sobre quais são as principais automações que você precisa usar na sua marca.

Agendamento de postagens

Toda marca, social media e criador de conteúdo sabe que alguns conteúdos performam melhor em determinados horários. Além disso, a quantidade de postagens por dia também é um fator relevante de acordo com sua audiência. 

Dessa forma, agendar as postagens não só garante que você poste nos melhores horários e a quantidade de postagens necessárias, mas também é vital para sua estratégia de marketing. 

Afinal, o conteúdo seguinte pode reforçar a mensagem do conteúdo anterior. Dessa maneira, todo conteúdo pode ser milimetricamente pensado para sua estratégia e seus objetivos.

Monitoramento de menções

O Instagram em si possui nativamente informações sobre as principais métricas do conteúdo, mas, em comparação com muitas plataformas, é bastante limitado. 

Muitas plataformas apresentam com precisão informações e ainda garantem a comparação entre conteúdos que a própria rede social não informa. 

Essa automação é fundamental para mudar, manter sua estratégia de marketing ou aprimorar sua estratégia para torná-la a mais eficaz possível.

Métricas do conteúdo

O Instagram em si possui nativamente informações sobre as principais métricas do conteúdo, mas em comparação com muitas plataformas, é bastante limitado. 

Muitas plataformas apresentam com precisão informações e ainda garantem a comparação entre conteúdos que a própria rede social não informa.

Essa automação é fundamental para mudar, manter sua estratégia de marketing ou aprimorar sua estratégia para torná-la a mais eficaz possível.

Resposta automática 

Como mencionado anteriormente, a automação de resposta automática permite que você envie ou responda a um potencial cliente com uma mensagem personalizada e instantânea. 

Isso evita que esse lead sequer considere pesquisar o nome do seu concorrente, dando à equipe tempo para se preparar para atender o cliente da melhor maneira possível. 

Essa abordagem proporciona uma ótima impressão ao potencial cliente e cria as condições ideais para uma venda acontecer.

Automação no Instagram: Qual a melhor ferramenta?

Existem muitas ferramentas de automação por aí, mas o Postgrain se destaca por alguns fatores que vamos abordar abaixo. Você pode conferir tudo isso em nosso site, fora do blog.

Leia também: 7 Ferramentas de automação de marketing que você deve usar!

O Postgrain possui os principais recursos e muito mais

Painel de automação e gerenciamos

Imagem: Reprodução/painel do Postgrain.

Todos os principais recursos mencionados no tópico anterior estão disponíveis no Postgrain. Dessa forma, em vez de utilizar quatro ferramentas diferentes que não se comunicam entre si, basta utilizar o Postgrain para garantir esses recursos. 

Além de todas as automações mencionadas anteriormente, o Postgrain ainda oferece suporte especializado, onde nossa equipe estará disponível para ajudar com qualquer dúvida que possa surgir. 

Nossa plataforma conta com um sistema de criptografia para manter suas informações seguras. Por fim, é possível acessar a plataforma de qualquer lugar através da internet.

As principais marcas do país utilizam – Incluindo Globo, Renner, C&A, GNT, Multi Show e muito mais

O Postgrain é uma referência porque as principais marcas do país utilizam a plataforma, incluindo Globo, Renner, C&A, GNT, MultiShow e muitas outras grandes marcas. 

Essas marcas gigantes não podem ser deixadas na mão e confiam na nossa plataforma para terem esses recursos que mencionamos, para serem usados o quanto desejarem.

Muito barato por um serviço incrível – Menos de R$21 por perfil

Muitas outras plataformas não possuem metade dos nossos recursos e custam muito mais caro. Com menos de R$21 por mês no plano anual, você consegue ter todas as automações no seu perfil.

Para conferir conteúdos profissionais como esse, continue acompanhando o nosso blog clicando aqui!