Avanço do áudio social: sucesso do Clubhouse [2024]

Avanço do áudio social: sucesso do Clubhouse [2024]

por Stella Caroline

Publicado em 24 de fevereiro de 2024

 O Sucesso Silencioso do Clubhouse

O avanço do áudio social é surpreendente e neste conteúdo vamos explicar por que essas plataformas são tão interessantes. Leia nosso conteúdo na íntegra para descobrir o que o futuro reserva e se vale a pena investir nessas plataformas.

Avanço do áudio social: como surgiu?

O surgimento do áudio social é bastante controverso porque a ideia de conversar online por áudio não é algo necessariamente novo. Afinal, podemos considerar isso uma chamada de áudio em grupo, como existem desde o Skype.

Entretanto, é impossível negar que esse conceito levado para o modelo de rede social é absolutamente novo. Dessa forma, vamos considerar isso como o surgimento do áudio social.

Com isso em mente, precisamos lembrar a chegada do Clubhouse em 2020, que é uma plataforma exclusiva de áudio onde os usuários podem participar de salas de bate-papo ou ao vivo por áudio. 

A proposta foi muito interessante porque na época a pandemia tinha acabado de ocorrer e isso aproximou muito as pessoas do mundo todo por esse teor mais próximo que a voz traz.

Esse conceito foi apresentado de forma tão interessante no aplicativo Clubhouse que outras grandes redes sociais, como o X Spaces (antigo Twitter Spaces), lançaram o recurso imitando o aplicativo.

O que as pessoas fazem em plataformas como o Clubhouse?

Geralmente, as pessoas conversam, discutem, debatem ou até mesmo aprendem diferentes idiomas.

Isso acontece pelas plataformas como o Clubhouse estarem presentes em todo o mundo, inclusive plataformas como o Hilokal que têm foco nesse objetivo de aprendizado. 

Nos tópicos seguintes, vamos explorar de forma mais aprofundada esse formato tão diferente de conteúdo e discutir o que o futuro pode aguardar para essas plataformas.

Avanço do áudio social

Avanço do áudio social: por que está em alta?

Neste tópico, vamos tentar explicar o motivo por trás do avanço do áudio social com base no que vemos nas principais plataformas, especialmente no Clubhouse.

A conexão humana

Concordo totalmente. A conexão humana é de fato a base das redes sociais, e o áudio social veio em um momento onde essa conexão estava em necessidade. 

Há uma grande diferença na conexão humana proporcionada por mensagens de texto em comparação com chamadas de voz ou conversas ao vivo. As experiências geralmente são bastante diferentes.

Quando falamos de conexão humana, estamos nos referindo à sensação de pertencimento a algo, ao senso de comunidade e à possibilidade de discutir e conversar sobre os assuntos que nos interessam. 

Essa conexão é intensificada no áudio social e não é tão evidente em outras redes sociais. Embora ela esteja presente em outras plataformas, ela se manifesta de forma diferente.

Consumo passivo de conteúdo

O consumo de conteúdo nas redes sociais tem se tornado cada vez mais passivo, afinal, é o conteúdo que vem até você e não o contrário. 

Entretanto, essas plataformas também maximizam esse tipo de consumo. Afinal, tudo que você faz é ouvir, e, com isso, você pode, a qualquer momento, ao mesmo tempo que ouve, lavar louça, dirigir, fazer exercícios, etc.

Ao contrário das outras redes sociais, no áudio social, você pode, em alguns casos, se manter conectado sem perder tanto o foco dessas outras atividades mais mecânicas, o que é fundamentalmente interessante. 

Além disso, no áudio social, você é produtor de conteúdo ao mesmo tempo que é consumidor de conteúdo. Isso significa que, ao mesmo tempo que escuta, pode falar e mudar completamente a discussão.

Isso confere um poder muito maior e não cria uma divisão clara entre o produtor e o consumidor, pois você é os dois ao mesmo tempo. Nas outras redes sociais, você necessariamente precisa ser um por vez. 

Dessa forma, um efeito muito interessante acontece, pois o conteúdo pode ser consumido da maneira mais passiva possível, enquanto, ao mesmo tempo, quem é criador de conteúdo é o mais ativo possível.

Afinal, a conversa em áudio é ao vivo, e tudo pode ser mudado de uma hora para outra se quiserem. Essa é uma das principais qualidades do áudio social que a maioria ainda não aproveitou.

Leia também: Estratégia de conteúdo para redes sociais: melhores práticas!

Modelo novo de conteúdo

Imagens e vídeos têm sido formatos comuns de conteúdo desde os primórdios dos memes, quando eram compartilhados por e-mail em dispositivos como o BlackBerry, não é verdade? No entanto, o conteúdo ao vivo em áudio é bastante diferente.

Muitas pessoas podem tentar compará-lo com os podcasts, que existem há muito tempo e são basicamente o irmão mais novo do rádio. 

No entanto, a diferença está não apenas no fato de ser ao vivo, mas também de ser uma conversa ao vivo. 

Nos podcasts, você está ouvindo algo pré-gravado, o que limita o nível de interação em comparação com esse modelo de conteúdo que ainda não possui um nome específico.

Por ser algo tão diferente e novo (com menos de 4 anos), é compreensível que ainda não tenha atingido uma penetração total até o momento, mas é um formato de conteúdo que está ganhando mais força. 

O que pode ser feito nesse formato ainda é um grande mistério no momento. No entanto, é uma questão de tempo até os podcasts olharem para o áudio social com uma perspectiva diferente e tentarem combinar os dois formatos.

Avanço do áudio social: O que o futuro reserva?

Como falamos anteriormente, o áudio social é algo novo, mas extremamente interessante. Portanto, não sabemos exatamente o que o futuro reserva, mas podemos antecipar certos desafios e oportunidades.

Primeiramente, o principal desafio é tornar o áudio social popular. Uma abordagem para enfrentar isso é buscar não ser abrangente, mas sim específico. Confuso? Vamos explicar melhor.

Em vez de várias plataformas abrangentes, poderiam surgir plataformas com objetivos específicos, como discussões sobre política, conversas empresariais e outros temas mais específicos. 

Imaginamos que no futuro, haverá aplicativos dedicados a temas específicos nos quais as pessoas interessadas nesses assuntos poderão se reunir para discutir e conversar profundamente.

No entanto, a maior oportunidade apresentada por plataformas como o Clubhouse é que as pessoas experimentarão o máximo de interação possível. Afinal, o conteúdo é criado ao vivo e as pessoas estão presentes naquele momento. 

Isso significa que produtores de conteúdo e marcas não apenas falarão e ensinarão, mas também ouvirão e aprenderão com seus clientes e seguidores.