Como silenciar alguém no Instagram [3 formas]

Como silenciar alguém no Instagram [3 formas]

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 11 de abril de 2022

Sabe quando você não tá mais afim de interagir com aquela pessoa ou ver certo conteúdo no seu Feed do Instagram, mas também não quer criar um climão dando unfollow ou bloqueando? Uma solução menos radical pra isso é simplesmente silenciar a pessoa ou marca.

Nesse texto, vamos te ensinar como silenciar alguém no Instagram, como fazer isso e te mostrar se é possível saber quando você foi a pessoa silenciada. 

Silenciar ou parar de seguir?

Com certeza você já pensou ao menos uma vez que não aguentava mais algum tipo de post no Instagram, né? Seja aquela blogueira que viveee postando Stories ou a sua tia que não para de postar coisas sobre política, tem horas que simplesmente não estamos afim de certos conteúdos ou eles não nos fazem bem.

Nesses casos, silenciar uma conta é uma solução menos radical do que parar de seguir ou bloquear. Ao silenciar um perfil no Instagram, ninguém é notificado sobre isso e você e aquele usuário continuam se seguindo normalmente, mas a atividade dele não irá mais aparecer pra você. 

Assim fica até mais fácil mudar de ideia mais pra frente e tirar a pessoa do silêncio depois, caso você mude de ideia, e ela talvez nem fique sabendo que foi silenciada um dia.

E qual a diferença entre silenciar e restringir no Instagram?

Quando você silencia uma pessoa no Instagram, você para de receber os posts feitos por ela no Feed e/ou Stories na sua página inicial. Ou seja, o usuário pode postar a vontade, mas aquilo não vai chegar até você, a menos que você visite diretamente o perfil da pessoa. 

Já no caso de restringir no Instagram, isso significa que aquele usuário restrito não poderá mais comentar publicamente nos seus posts, a menos que você aprove os comentários individualmente. Caso a pessoa comente algo, só você e ela verão aquilo a princípio. Isso serve pra evitar constrangimentos e incômodos com aquelas contas inconvenientes que deixam mensagens estranhas, de assédio, golpe ou spam.

Como silenciar alguém no Instagram

Existem 3 formas diferentes de como silenciar alguém no Instagram: silenciar os Stories, silenciar na DM e silenciar no Feed. Aprenda as 3 a seguir:

Como silenciar Stories

Você pode fazer isso de duas formas:

  1. Abra o app
  2. Pressione no ícone dos Stories do usuário que você quer silenciar 
  3. Clique em Silenciar 

Como silenciar publicações do Feed e Stories

Você também pode optar por silenciar Feed e Story de uma vez, ou apenas um deles. É só seguir esse passo a passo:

  1. Abra o perfil desejado
  2. Toque em Seguindo
  3. Selecione a opção Silenciar
  4. Depois, escolha entre silenciar apenas os Stories ou Stories + publicações do Feed vindos daquela pessoa

Como silenciar alguém no Instagram no Feed e Stories

A outra opção é silenciar junto com os Stories, como ensinamos no passo a passo anterior. 

Como silenciar Direct no Instagram

  1. Abra o Direct Messenger do Instagram 
  2. Procure a conversa desejada (seja de grupo ou individual) e deslize para a esquerda 
  3. Clique em Silenciar 
  4. Em seguida, escolha entre silenciar apenas as notificações de mensagens ou também as de vídeo
  5. As conversas silenciadas ficaram com um ícone de megafone riscado aparecendo pra você

Como silenciar alguém no Instagram na DM

Nesse caso, as pessoas continuam podendo te mandar mensagens normalmente, mas você não será notificado. Pra ler ou saber que recebeu novas mensagens, você vai precisar abrir a DM e olhar diretamente na conversa.

Pra desfazer qualquer uma dessas ações, você pode ir diretamente no perfil do usuário e refazer o mesmo passo a passo, dessa vez escolhendo a opção de desativar o silêncio.

Como saber se foi silenciado por alguém no Instagram

Oficialmente, não tem como você saber se foi silenciado no Instagram. Nem você é notificado sobre isso, nem existem sinais muito claros que o Instagram mostre pra indicar que você foi silenciado. 

No entanto, você pode ficar de olho em alguns indícios e comportamentos pra tentar descobrir se foi silenciado por alguém. 

Se alguém que costumava interagir muito com você de repente parou de engajar com seu conteúdo, não comenta mais nada nem curte ou visualiza seus Stories mas continua bem ativa no Instagram, por exemplo, esse pode ser um sinal de que ela te silenciou. Por outro lado, pode ser também só o algoritmo que não está colaborando com você. Não tem como ter certeza.

Mas, claro, se você acha que alguém te silenciou é porque deve ter algum motivo pra isso, certo? Então evite ser inconveniente e ficar em cima da pessoa. Afinal, você não gostaria que fosse com você. Se estiver muito em dúvida, você pode simplesmente perguntar, bem direto ao ponto, ou respeitar e deixar pra lá, que é o melhor a se fazer 😉

Conta aqui pra gente se você prefere silenciar ou parar de seguir uma pessoa de vez ?