Como subir vídeos de 15 minutos no Tiktok

Como subir vídeos de 15 minutos no Tiktok

por Stella Caroline

Publicado em 15 de janeiro de 2024

Não é exagero dizer que saber como subir vídeos de 15 minutos no TikTok é estar nas novas tendências da plataforma. Afinal, esqueça a rede social apenas das danças. 

Apesar de elas ainda estarem lá, o TikTok está se tornando cada vez mais um forte competidor do YouTube e está com conteúdos mais profundos. 

Dessa forma, essa nova função não é apenas um recado para a concorrência, mas para os criadores de conteúdo como você.

Como subir vídeos de 15 minutos no TikTok?como subir vídeos de 15 minutos no TikTok

Primeiramente, vamos mostrar como subir vídeos de 15 minutos no Tik tok e em seguida vamos nos aprofundar em como isso é uma revolução para a plataforma.

Passo 1: Atualizar o aplicativo

O primeiro passo é atualizar o aplicativo para garantir que você esteja usando a versão mais recente. 

A forma mais simples é buscar o aplicativo na loja do seu smartphone, seja a Google Play ou a Apple Store. Ao buscar ‘TikTok’ na loja, aparecerá a opção ‘Atualizar’ ou ‘Abrir’. 

Clique sobre essa opção para atualizar, e em seguida, o botão se transformará em ‘Abrir’. 

Se ao entrar na sua loja de aplicativos, estiver apenas o botão ‘Abrir’, significa que você já está utilizando a última versão do TikTok. 

Dessa forma, não é necessário atualizar, mas fique atento para qualquer nova atualização.

Passo 2: Selecione o ícone ‘+’ no canto inferior da tela

O segundo passo é, já dentro do aplicativo, selecionar o ícone ‘+’ no canto inferior da tela, que estará bem no centro. 

Se é a primeira vez que você clica nesse ícone, o aplicativo pedirá que você permita a gravação de vídeos e áudio pelo app. 

Não se preocupe, pois essa função é ativada apenas para permitir que você grave seus vídeos; nada será gravado enquanto você estiver fora dessa opção. Fique tranquilo. 

Após conceder a permissão, você perceberá um círculo branco no canto inferior da tela. Acima desse círculo, haverá algumas opções da esquerda para a direita. 

Essas opções de gravação incluem 60 segundos, 3 minutos, 10 minutos e 15 minutos. Arraste o dedo para a esquerda até aparecer a opção de gravação em 15 minutos.

Passo 3: Comece a gravar ou faça o upload de um arquivo

Ao selecionar a opção de gravação em 15 minutos, clique sobre o círculo branco para começar a gravar. Se desejar, é possível enviar um arquivo de vídeo que já esteja no seu celular. 

Para isso, basta selecionar a opção no formato de quadrado no canto inferior direito da tela, ao lado do círculo branco. 

Se for a primeira vez que você faz isso, o aplicativo pedirá que permita o acesso aos seus arquivos, mas assim como no passo anterior, essa opção será acionada apenas ao clicar nesse botão em formato de quadrado. 

Dessa forma, basta escolher o vídeo de sua preferência que você já gravou, clicar sobre ele e confirmar ao clicar no botão rosa ‘Próximo’ no canto inferior direito da tela. Por fim, basta editar o vídeo e seguir as opções para fazer a publicação.

Como subir vídeos de 15 minutos no TikTok é uma revolução?

Falamos na introdução sobre como subir vídeos de 15 minutos no TikTok representa uma revolução em todos os aspectos. No entanto, neste tópico, vamos nos aprofundar ainda mais, discutindo os principais motivos.

Conteúdos cada vez mais ricos

O TikTok foi inicialmente conhecido como o aplicativo das danças e destinado principalmente aos jovens, mas a verdade é que hoje existem conteúdos para todas as idades acima de 13 anos. 

Ou seja, é possível assistir a palestras, acessar conteúdo pago diretamente da plataforma e ver vídeos, como estamos acostumados no Youtube. 

Precisamos entender que vídeos mais longos necessariamente resultam em conteúdos mais envolventes e complexos.

 Além disso, é importante considerar o crescente número de criadores, personalidades e especialistas que estão se juntando à plataforma.

O resultado chinês pode demonstrar o futuro

Na China, o lugar de origem do aplicativo, também existe uma plataforma chamada Douyin que permite vídeos de até 30 minutos. 

Isso significa que as pessoas estão gostando, e essa resposta positiva pode indicar o que pode acontecer aqui também. 

Assim como na China, poderemos ver mais mini-documentários, mini-podcasts e vlogs sobre os mais variados assuntos. 

O que não podemos fazer é ignorar isso como criadores de conteúdo, porque não podemos perder essa tendência.

Concorrente com Google e Youtube

Temos certeza de que você preferiu tirar uma dúvida pelo menos uma vez com o TikTok em vez do Google ou do Youtube pela velocidade da explicação. 

Entretanto, se você pesquisar no Google sobre determinados assuntos, pode perceber que alguns dos primeiros resultados são do próprio TikTok. 

Isso mostra que a empresa está investindo pesadamente para se tornar um grande concorrente do Youtube e até mesmo do Google no futuro. 

É claro que, neste momento, isso é apenas especulação, mas não podemos ignorar o poder da plataforma e a estratégia já validada no mercado chinês.

Como subir vídeos de 15 minutos no TikTok: O futuro do entretenimento e da pesquisa

Tudo o que nos resta é aguardar, mas assim como a plataforma, se você é criador de conteúdo, é interessante que comece a produzir conteúdos mais longos como um teste. 

Lembre-se de que Roma não foi construída em um dia e vá devagar nas mudanças, testando aos poucos, assim como outros criadores estão fazendo. 

Ainda é uma novidade, e as pessoas podem, no início, ficar mais apegadas ao formato anterior, mas isso pode ser uma questão de tempo. 

No pior cenário possível, você testará e não funcionará. No entanto, basta voltar ao conteúdo de sempre. 

Podemos não estar diante de uma substituição das plataformas quando falamos de pesquisa, mas certamente é uma grande concorrência, e nós, consumidores, seremos beneficiados no final. 

Tanto na perspectiva de entretenimento quanto em mais um local para realizar nossas pesquisas e nos mantermos informados.

Fale na sessão de comentários abaixo qual a sua opinião sobre o assunto e se você vai começar a fazer vídeos mais longos.