Ícone do site Postgrain

Como ter uma conta verificada no Instagram em 2023

Perfil verificado no Instagram de Camila Coutinho aberto no celular em cima de uma mesa azul

O selo azul de uma conta verificada no Instagram é um item cobiçado por muitos usuários da rede social, já que agrega uma sensação de mais prestígio e credibilidade ao perfil. Mesmo os produtores de conteúdo que estão iniciando um perfil e buscando materiais gratuitos de Instagram Marketing pra turbinar seu perfil, já podem ficar por dentro desse assunto.

Segundo o próprio Head do Instagram, Adam Mosseri, esse é um dos pedidos que ele e a empresa mais recebem. Tanto a partir de solicitações oficiais quanto por mensagens no Direct do Instagram implorando pra serem verificados!

Se você faz parte do time dos usuários que dariam tudo pra ter um selo de verificação ou simplesmente quer entender qual o hype por trás disso, continue lendo esse texto!

O que é conta verificada no Instagram?

Uma conta verificada no Instagram é aquela que tem o selo azul (símbolo azul com um “V” branco no meio) ao lado do nome de usuário. É como uma confirmação da rede social de que aquele perfil é “oficial”, ou seja, que ele é de fato gerido por quem afirma ser.

Por ter como objetivo garantir ao público quais perfis são realmente de figuras públicas, é muito comum ver o selo no perfil de celebridades e grandes marcas. Porém, existem contas menores e outras pessoas que conseguem a tão desejada verificação no Instagram. ONGs, marcas, influencers e outras pessoas que tenham reconhecimento público, também podem ter o selo.

(Perfil do ator Jaden Smith no Instagram, em 05/2018)

Quem pode ter a verificação no Instagram?

Primeiro de tudo, para ter a conta verificada no Instagram ela precisa estar de acordo com os Termos de Uso e Diretrizes da Comunidade, ou seja:

Tirando isso, apesar de vermos o selo mais em nomes muito conhecidos, qualquer pessoa pode solicitar verificação ao Instagram, bastando que a conta seja pública, tenha uma bio preenchida, foto de perfil e pelo menos um post publicado. 

Critério de avaliação para ter a conta verificada no Instagram

Pra tomar essa decisão de quais contas serão ou não aprovadas, o Instagram usa o apoio da imprensa pra ter uma ideia de quem tem realmente um nome conhecido e assim determinar a notoriedade do perfil.

Outro ponto é que a conta precisa representar uma pessoa real ou uma marca, e isso será comprovado através da documentação enviada na hora de fazer o pedido. Nesse caso, fanbases de pessoas famosas não se encaixam pois, por mais que tenham boas intenções em representar alguém positivamente, não é o perfil oficial daquela pessoa.

Como verificar a conta no Instagram

Antes de começar o passo, saiba que você vai precisar de algum documento oficial pra fazer a solicitação. O Instagram dá as seguintes opções pra você tirar uma foto/escanear e enviar. São elas:

Como o critério de notoriedade pode ser subjetivo e a equipe do Instagram não tem como checar ou conhecer todos os portais do mundo, o Head do Instagram aconselha que o usuário já envie o pedido de solicitação com alguns links da imprensa sobre si mesmo ou sobre a marca que gerencia.

Siga o passo a passo para verificar uma conta no Instagram

Esse processo pode ser feio tanto pelo aplicativo quanto pelo Instagram Web, mas neste post vamos te ensinar a fazer o pedido pelo app, ok? Siga estes passos:

  1. separe o documento oficial que vai enviar (explicado acima);
  2. abra o seu perfil e clique nas três barrinhas no canto superior direito;
  3. clique em “Configurações”;
  4. selecione “Conta”;
  5. vá em “Solicitar verificação”;
  6. preencha os dados solicitados e escolha o tipo de documento que você vai submeter;
  7. depois clique em “Enviar” e aguarde.

Quanto tempo leva para o Instagram verificar a conta?

Feito o processo de envio acima, é só aguardar 30 dias pra ter o retorno do Instagram quanto a aceitação ou recusa da sua solicitação.

Fizemos um teste com um perfil pessoal e recebemos resposta depois de 4 dias da solicitação. Basicamente o Instagram negou o pedido porque nosso perfil não atendeu aos critérios da verificação. Se isso acontecer com você, é possível solicitar uma nova verificação após 30 dias.

Dicas para ter a solicitação de verificação aceita

Lembre-se: seu número de seguidores não determina se você vai ou não ganhar um selo de autenticidade. No Instagram há contas com milhões de seguidores que são verificadas, enquanto outras, com menos de 20 mil seguidores, também têm o selo.

(Perfil do músico Kiko Dinucci no Instagram em 05/2018)

Então, mesmo que você atenda aos critérios para ter uma conta verificada no Instagram, a solicitação pode ser negada. Por isso, seguir as práticas abaixo podem te ajudar a conseguir o selo azul:

Preparado para pedir sua conta verificada no Instagram? O app costuma verificar as contas de quem já demonstrou ter influência na mídia ou divulgação em jornais, por exemplo. Ser conhecido na mídia ajuda muito a ganhar o selo de verificação azul. Por isso é importante fortalecer a presença da sua marca em outros canais digitais, ok?

Já que falamos de links, temos mais uma dica. Conheça o Linklist, o agregador de links gratuito do Postgrain pra você usar na sua bio do Instagram e divulgar todos os seus links em outros canais. Teste agora! ?

Sair da versão mobile