Ícone do site Postgrain

Selo de verificação do Instagram: 5 dicas para ter o seu!

Ícone do selo de verificação do Instagram, famoso selo azul.

Aposto que você já viu o selo de verificação do Instagram, sabendo ou não que era ele. Quem é social media ou heavy user de redes sociais já se ligou do que se trata. Quem não reconheceu pelo nome, vai saber agora porque vamos ensinar o que deve ser feito para conseguir o famoso e desejado selo azul.

Esse assunto é muito importante pra quem quer criar uma marca para bombar e já tem um negócio (pessoal ou empresarial) de grande conhecimento do público — seja na internet seja na vida fora das telas.

É exclusividade que você quer no seu Instagram? Então, siga com a leitura pra descobrir como!

O que é o selo azul do Instagram?

Visualmente o selo azul do Instagram é o símbolo de “check” (✔) na cor branca inserido num splash azul. Em termos de funcionalidade, o selo de verificação azul serve para atestar a autenticidade de um perfil. Ele é exibido ao lado do nome de uma conta do Instagram, nas pesquisas e no perfil.

Na prática, isso significa que o Instagram confirma que a conta com o selo azul é a presença autêntica da figura pública, marca ou celebridade. Em outras palavras, atesta que não se trata de um perfil falso se passando ou representando alguém popularmente conhecido.

Outro ponto de destaque, explícito na central de ajuda do site da empresa, é que ela não usa o selo de verificação para apoiar ou reconhecer figuras públicas ou marcas.

Como conseguir o selo de verificação do Instagram?

Ter o selo de verificação do Instagram é um processo fácil de fazer, porém complexo de conseguir. Fácil porque será preciso utilizar seus próprios documentos, ter alguns links na imprensa que te mencione, além de estar utilizando o app sem infringir as “regras da casa”. Complexo porque a justificativa pra ser negada não é muito detalhada.

Se tiver afim de solicitar a sua verificação com selo azul, confira este post sobre como ter uma conta verificada no Instagram. Nele descrevemos um passo a passo pra fazer o pedido, explicamos as regras, contamos quem pode solicitar e ainda relatamos sobre o teste que fizemos.

5 dicas para conseguir o selo de verificação do Instagram

Você atende ao critério de ser uma figura pública de grande notoriedade na internet ou na vida real? Então já tem grandes chances de ter o selo azul. Veja o que pode te ajudar a consegui-lo!

1. Forneça provas de que seu perfil é real

Links para outras redes sociais em que haja presença e interação constante, site próprio e links de matérias jornalísticas ou de sites midiáticos são boas opções pra mostrar que o dono de uma conta no Instagram é bem conhecido em outros canais. Outra dica boa é usar um e-mail com domínio vinculado ao seu site, algo como pessoa@nomedosite.com.br.

2. Publique conteúdos nos principais formatos

Perfil que é conhecido amplamente no Instagram tem que ter uma boa presença pra ganhar autoridade de marca. Então, aproveite pra fazer seu marketing pessoal no Instagram publicando conteúdo no feed, Reels, Story, Lives, enfim, usando todos os formatos de conteúdos disponíveis pra estimular a interação com outros perfis.

3. Respeite as normas do Instagram

Como todo local em que somos convidados a participar, no Instagram também há regras para seguir se quisermos continuar presentes por lá. E eles são tão rigorosos com isso que se infringir as regras a conta pode receber o temido shadowban. Portanto, é fundamental ter um bom comportamento com os outros usuários, seguindo os Termos de Uso e as Diretrizes da Comunidade.

4. Conte com uma assessoria, se possível

Pode acontecer de seu nome/marca aparecer na mídia sem que você gaste um centavo por isso. Entretanto, pra ter visibilidade em sites de imprensa e portais de notícias estratégicos e de qualidade, contar com o trabalho de uma assessoria de imprensa pode garantir sua aparição em veículos digitais relevantes.

Por serem sites de grande acesso do público, eles também são mais indexados pelo Google e por isso se destacam nos resultados da busca (pelo seu nome ou até mesmo por palavras-chave relacionadas ao seu segmento).

5. Consiga um selo de verificação do Facebook

Conseguir um selo de autenticidade do Facebook com certeza vai te ajudar a ser bem visto pelo Instagram. Para solicitar o selo de verificação, é preciso ter uma página configurada como negócio local, empresa ou organização. Depois, é só seguir as orientações disponibilizadas na central de ajuda do Facebook. Saiba que é possível ter uma conta verificada no Facebook, mas não receber o selo do Instagram, ok?

Qual a vantagem de ter um selo de verificação do Instagram para sua conta

A verificação existe pra ajudar pessoas com certa notoriedade a provar que a conta é realmente delas, um perfil oficial. Isso porque muitos perfis fakes são criados para artistas, pessoas públicas e celebridades — seja por fãs ou por pessoas tentando se passar por esses famosos.

Porém, além dessa garantia de originalidade que o selo azul dá ao usuário, não existem “privilégios” em consegui-lo. O Head do Instagram, Adam Mosseri, disse que, ao contrário do que muitos pensam, as contas verificadas não recebem tratamento especial da rede social. O desejo criado ao redor do selo surgiu por ser algo visto entre os famosos. Tirando isso, ele não privilegia ninguém.

Perceba que o selo de verificação é uma ferramenta que beneficia quem tem ele e demais usuários do app, já que a função dele é auxiliar as pessoas a encontrarem as contas reais de figuras públicas e/ou de marcas. Se você ver o selo azul pelo Instagram, agora já sabe que a conta é notável e autenticada pelo app.

Quer ficar por dentro das novidades do Instagram antes mesmo delas serem implantadas no app? Siga-nos no Twitter (@postgrain) que lá publicamos esse tipo de conteúdo e ainda batemos um papo com você. 

Te esperamos lá!

Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis e aproveite todos os recursos da nossa plataforma.

Sair da versão mobile