Ícone do site Postgrain

O que é marketing pessoal e como fazer no Instagram

Marketing pessoal no Instagram

Quando o assunto é carreira, você sabe “vender seu peixe”? Isto é, falar das suas qualidades, pontos fortes e o que você tem a oferecer? Pra muitas pessoas, falar de si mesmo, e principalmente falar bem, pode ser uma tarefa difícil. E é aí que o marketing pessoal entra!

Às vezes, bate aquele branco e não sabemos por onde começar ou o que destacar, ou até mesmo o outro extremo da situação pode acontecer e terminamos soando muito arrogantes. Pra evitar esse tipo de situação, saber se promover da melhor forma é essencial para qualquer profissional, e o marketing pessoal tem um papel super importante nisso!

Seja você um freelancer, profissional em busca de oportunidades no mercado de trabalho ou um influenciador que quer se promover como marca pessoal, se quiser aprender a “vender seu peixe” através do marketing pessoal, esse texto é pra você.

Resumo:

O que é marketing pessoal

Você pode ter muita experiência, um vasto conhecimento e muito conteúdo a oferecer, mas, se não souber se promover pra outras pessoas, todas essas qualidades podem passar despercebidas.

Por exemplo: vamos supor que você tem um portfólio ou um currículo incrível, mas não tem conseguido muitos trabalhos ou aquela vaga que você tanto sonha, e não consegue entender o porquê disso. O problema pode estar exatamente na sua forma de se promover!

E o marketing pessoal é justamente o conjunto de estratégias de marketing usadas para se valorizar enquanto indivíduo e marca pessoal, a fim promover suas qualidades para terceiros. Em outras palavras, é uma forma de melhorar suas habilidades de autopromoção.

Qual a importância do marketing pessoal 

Seja durante entrevistas de emprego ou na hora de divulgar seu portfólio nas redes sociais, o marketing pessoal pode ser exatamente o ingrediente que está faltando pra você crescer na carreira e saber a melhor maneira de convencer as pessoas de que você é o melhor naquilo que se propõe.

O conhecimento em marketing pessoal vai te ajudar a saber o que falar, como falar e quando falar pra destacar os seus pontos fortes e passar segurança no que você oferece. Dominar esse conhecimento vai te ajudar – e muito – a conquistar mais espaço, clientes ou notoriedade no mercado, já que, além da bagagem que você já carrega, com o marketing pessoal você também vai ser capaz de “vendê-la” (metaforicamente ou não). 

Por isso, as estratégias de marketing pessoal são importantes para saber como se colocar na vitrine do mercado, mostrar autoridade na sua área de atuação e se colocar como referência.

Motivos para investir no marketing da sua imagem

Antes de começar a trabalhar no seu marketing pessoal, é preciso fazer um exercício de autoconhecimento pra entender seus pontos fortes e pontos de melhoria. E isso é vantajoso não somente pras suas estratégias, mas também para você como pessoa e profissional. Refletir sobre si mesmo vai te dar mais perspectiva sobre muita coisa na sua vida e carreira. Feito isso, decida como você vai explorar seus pontos fortes e melhorar / falar com autoconfiança sobre seus pontos fracos.

Depois de refletir mais sobre seus pontos positivos e começar a promovê-los pro mundo, temos certeza que sua autoestima vai sentir o impacto. Às vezes, não nos damos crédito suficiente pra todo o conhecimento e experiência que temos (a famosa síndrome do impostor, né?). Ter a chance de colocar isso em prática e focar no que você faz de melhor vai dar aquele up no amor próprio. E tem muita gente que subestima isso!

Como dissemos, quem não é visto, não é lembrado, por melhor que seja naquilo que faz. Mas, quem investe no marketing pessoal e sabe montar uma boa “vitrine” pro seu talento consegue abrir muito mais portas e mostrar para o mundo. Isso vai trazer novas oportunidades de parceria e negócios pra você.

Aquele “empurrãozinho” que falta pra você crescer pode estar mais próximo do que você imagina, mas ele precisa conseguir te encontrar. O marketing pessoal vai te ajudar a ampliar seu networking e te fazer chegar a muita gente legal com quem você pode trocar ideias, pensar em projetos ou até ser introduzida a sua próxima grande oportunidade. 

5 dicas de como fazer marketing pessoal no Instagram

De modo geral, as redes sociais são as melhores plataformas para promover sua marca pessoal de forma rápida e prática através de conteúdos de valor. Aqui, vamos te mostrar 5 dicas de como fazer marketing pessoal no Instagram:

O primeiro passo para começar um bom marketing pessoal é investir na criação da sua marca pessoal. E não estamos falando (necessariamente) de uma logomarca, nome de marca, etc. O principal ponto aqui é você e o que você deseja transmitir

Uma ótima forma de fazer isso é adotando uma identidade visual coesa no seu conteúdo e que transmita características que você quer que sejam percebidas pelo público. 

Pesquise sobre psicologia das cores e das formas e no que você quer transmitir enquanto marca pessoal: se quer passar mais criatividade e energia; seriedade e segurança; inovação e ousadia, etc. Leve tudo isso em conta e aplique não só no seu conteúdo, mas também na sua forma de se vestir e se portar.

A melhor forma de mostrar seu domínio e autoridade em determinado assunto é mostrar tudo que você sabe sobre ele. Mas tenha atenção nesse ponto: você pode já ter domínio naquela área, mas talvez quem está te seguindo ainda esteja querendo aprender mais sobre aquilo. 

Por isso, tome cuidado com a linguagem utilizada e garanta que não só você vai conseguir mostrar que entende do assunto, mas que também pode ensinar muito. Criar conteúdo de valor significa criar algo útil pra que as pessoas aprendam e vejam que podem contar com você pra evoluir. 

Dica: use a criatividade e invista em diferentes formatos pra fazer isso, dando dicas rápidas, tutoriais e passo a passos, contando curiosidades, criando séries de conteúdos que se completam, etc.

Não tem pra onde fugir. A melhor forma de ampliar o alcance no Instagram hoje em dia é fazendo conteúdo pro Reels. Os vídeos na vertical tem uma entrega bem mais ampla que outros formatos de posts no Instagram e, assim, vão te ajudar a alcançar novos usuários que ainda não te seguem.

Se você não curte muito aparecer, tudo bem, existem formas criativas de fazer vídeos sem precisar ficar de frente pra câmera. Mas, vamos ser sinceros: se o foco aqui é marketing pessoal, mostrar seu rosto ajuda muito a reforçar sua marca pessoal, já que traz mais humanidade aos conteúdos e gera identificação.

Incentivar o engajamento de quem te acompanha vai te ajudar a construir uma comunidade em torno do seu nome. Pra trabalhar isso com estratégias do marketing pessoal, crie muito conteúdo interativo, com legendas e chamadas para ação (CTAs) que façam seu público comentar, salvar seu post, encaminhar pros amigos e interagir com você. 

Aproveite também os recursos de interação que o Instagram oferece! Os stickers do Story são uma ótima ferramenta de engajamento, e você pode pensar em quizzes, enquetes e caixas de pergunta pros seus seguidores deixarem dúvidas ou sugestões, etc.

Claro que todo mundo se inspira em algo ou alguém, e podemos sempre buscar referências naquilo que deu certo. Mas, quando o assunto é marketing pessoal, autenticidade é um dos fatores mais importantes pro seu sucesso! 

Afinal, a ideia é se promover como alguém que pode oferecer algo único e pessoas autênticas se destacam muito mais nesse sentido 😉 Você pode mostrar isso de várias formas: com uma identidade visual diferenciada, uma forma de falar que é bem sua, uma abordagem ou ponto de vista único naquele assunto, etc. Facilite com que as pessoas associem certas características a você de primeira. 

Gostou das dicas?

Vamos praticar: conta pra gente aqui nos comentários quais seriam os 3 pontos fortes da sua marca pessoal?

Sair da versão mobile