Reels: como usar novo recurso do Instagram que veio concorrer com o TikTok

Reels: como usar novo recurso do Instagram que veio concorrer com o TikTok

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 25 de junho de 2020

Depois do lançamento do Cenas, o Instagram surgiu com um novo recurso para tentar desbancar o sucesso que o TikTok vem fazendo. Chamada de Reels, a nova funcionalidade pra gravação e edição de vídeos curtos foi liberada no Brasil, França e Alemanha em fase de testes, podendo ser usada nas versões mais atualizadas do aplicativo.

Assim como na rede social concorrente, o modo Reels permite a criação de vídeos dinâmicos, editados com efeitos de imagem, velocidade e outros recursos dentro do próprio Instagram. O conteúdo feito nesse formato pode ter até 15 segundos e ser publicado nos Stories e compartilhado no Feed, podendo aparecer também na aba Explorar, o que facilita com que conteúdo seja visto por vários perfis além dos que já te seguem.

Nesse texto, reunimos as informações mais atualizadas sobre o novo recurso do Instagram. Além dos diferenciais, explicamos o passo a passo de como usar a ferramenta pra você entender melhor como é possível tirar proveito dela pro seu negócio de maneira criativa!

Qual a diferença entre o Reels e o Cenas?

Segundo a descrição da plataforma, “o Reels permite que você se expresse e ao mesmo tempo crie conteúdo de entretenimento, seja testando uma dança divertida com os seus amigos ou dividindo mensagens sobre temas importantes para você com uma audiência global e diversa”.

Na prática, os dois recursos são bem parecidos na proposta e nas funcionalidades pra criação de vídeos. O que pudemos observar é que o Reels, a princípio, parece ser mais uma evolução do antigo Cenas, que também estava sendo implementado em fase de testes por aqui no Brasil.

Como usar o Reels - Passo a passo Como usar o Reels - Passo a passo

Uma das novidades é a possibilidade de publicar o vídeo feito através do Reels diretamente no feed e em uma aba própria, como acontece com o IGTV, além de enviar como direct pros amigos. Outra diferença é que agora os usuários podem utilizar áudios originais pra sobrepor nos vídeos, além das músicas disponibilizadas pelo próprio Instagram.

Passo a passo: como criar um vídeo com o Instagram Reels 

  1. Abra a câmera pelo Instagram e clique na função “Reels”

Pra começar é simples. A funcionalidade está disponível na mesma área em que gravamos nossos Stories normalmente, bastando apenas selecionar a opção lá embaixo na sua tela pra começar a gravar e editar o seu conteúdo com o Reels.

Como usar o Reels - Passo a passo

A funcionalidade nova do Instagram fica junto com a função Stories.

  1. Escolha seus efeitos

Você pode explorar alguns dos efeitos e recursos disponibilizados pelo Instagram pra esse tipo de vídeo. No canto lateral, existem as opções de colocar música, alterar a velocidade, adicionar filtros. É só deixar sua criatividade se soltar!

 

  1. Use o temporizador

Pra ter a liberdade de gravar com as mãos livres, ou seja, sem precisar segurar o botão de gravação o tempo todo, você pode optar por usar o temporizador, também disponível na lateral da tela. É só escolher o tempo que você precisa pra se posicionar e pronto! Ele começa a gravar sozinho.

  1. 3…2…1… Gravando!

Pronto, agora você já pode usar sua criatividade pra criar conteúdo em vídeo de forma curta e dinâmica. Se o seu vídeo terminar antes de completar os 15 segundos de limite, você pode acessá-lo clicando na seta pra esquerda e assistir novamente, apagar ou cortar o quanto quiser. Também é possível complementar o tempo restante gravando outro vídeo, que você pode editar junto com o(s) anterior(es) na mesma tela. 

Nesse caso, surge mais uma função na barra lateral: a de alinhar. Com ela, é possível continuar a gravação exatamente de onde parou o trecho anterior do seu vídeo. Essa é a função usada pra fazer os famosos “efeitos mágicos” (quando alguém está com uma determinada roupa, estala os dedos e aparece no segundo seguinte já vestido com outra, por exemplo). 

  1. Publique 

Feito o vídeo, agora é hora de compartilhar! Com o Reels, você pode colocá-lo no story, como acontecia com o Cenas também, e dessa forma ele pode aparecer na aba Explorar, atingindo muito mais pessoas e atraindo novos usuários pro perfil. Também dá pra compartilhar o conteúdo diretamente no feed, se quiser. 

E pra vídeos mais pessoais, existe a opção de enviar o resultado final por mensagens diretas pros seus amigos ou compartilhar apenas na função “Melhores Amigos”, reservada pra quem você selecionou previamente.

Como usar o Reels - Passo a passo Como usar o Reels - Passo a passo

E agora, como fica o TikTok?

No final de 2019, publicamos previsões de tendências para o Instagram em 2020. Entre elas, claro, já falávamos do investimento em novos recursos pra eliminar a concorrência, um costume que não é novidade pra rede social. Em 2017, a grande jogada foi o lançamento dos Stories, feitos pra minar de vez o sucesso do Snapchat. E, como podemos ver hoje em dia, a estratégia deu muito certo pro Instagram. 

Agora, o Reels chega com o mesmo propósito de entrar em embate direto com a concorrência, dessa vez mirando no TikTok. A rede social de vídeos é a grande febre do momento e permite que as pessoas produzam e editem vídeos curtos com uma variedade de temas, podendo ser de humor, dublagens, coreografias, tutoriais, etc. Se você ainda não sabe como usar a plataforma, ensinamos tudo no nosso guia definitivo de como usar o TikTok. 

Antes chamado de Musica.ly, o aplicativo chinês já se tornou o terceiro app mais baixado do mundo, com 1,5 bilhão de downloads, ultrapassando o próprio Instagram e o Facebook, ambas plataformas de Mark Zuckerberg. Com a novidade, será que o americano consegue recuperar o lugar do Instagram no pódium e derrubar mais um concorrente com esse novo recurso?