Copywriting: o poder das 6 letras da técnica P.A.S.T.O.R.

Copywriting: o poder das 6 letras da técnica P.A.S.T.O.R.

por Stella Caroline

Publicado em 23 de agosto de 2023

Técnica P.A.S.T.O.R: como utilizar o copywriting para escrever textos que conquistam?

Você já se viu, irresistivelmente, atraído por um anúncio ou um e-mail que te convenceu a entrar no site e comprar um produto imediatamente?

No mundo do marketing e da publicidade, uma das habilidades mais valiosas é a capacidade de escrever textos que cativem o público e os levem a realizar uma ação, desde assinar uma newsletter, entrar em contato para saber mais sobre uma solução, contratar um serviço ou comprar um produto. 

E se você já se perguntou como essas marcas conseguem criar mensagens cativantes e persuasivas, que parecem falar diretamente com você, a resposta está no copywriting, uma das ferramentas mais eficazes do marketing, que permite que as marcas influenciem e persuadam os consumidores por meio das palavras e gatilhos certos.

Para saber mais sobre o que é copywriting e como você pode utilizar esse método para impulsionar as ações de marketing e vendas do seu negócio, continue a leitura. 

Neste artigo, você verá:

 – O que é copywriting?

– Como utilizar as técnicas de copywriting na produção de conteúdo?

– O que é o modelo P.A.S.T.O.R?

– Qual é o significado de cada letra na técnica P.A.S.T.O.R?

– Exemplos de como utilizar a técnica P.A.S.T.O.R, na prática. 

– 3 exemplos de marcas que exploram o copywriting em suas estratégias

O que é copywriting?

O termo “Copywriting” foi criado no final do século XIX, quando o dicionarista norte-americano Noah Webster criou a palavra “copy” para se referir a conteúdos autorais que eram publicados na imprensa. 

E se você se pergunta qual é o significado da palavra, a tradução é bem simples: Copy vem do inglês arcaico, que significa original, e writer, também do inglês, que significa escritor. Copywriting é a junção das duas palavras, que pode ser traduzido como escritor de originais. 

Essa técnica diz respeito a criação de textos persuasivos para incentivar a ação do leitor, seja ela a compra de um produto, o download de um e-book ou responder uma pesquisa de satisfação.

Um copywriter habilidoso não apenas cria conteúdo atraente, mas também compreende a psicologia do consumidor e utiliza gatilhos mentais para influenciar suas decisões.

Como utilizar as técnicas de copywriting para produzir conteúdo?

Ao aplicar as técnicas corretas, é possível transformar conteúdos de redes sociais e anúncios em ímãs para prender a atenção, conquistar o público-alvo e convencê-los a realizar uma ação.

O copywriting é versátil e pode ser aplicado em uma variedade de canais, como anúncios online, landing pages, e-mail marketing, posts em redes sociais e até mesmo em slogans de embalagens de produtos. Cada canal exige uma abordagem diferente, mas o objetivo final é sempre persuadir o leitor e gerar leads.

No geral, podemos elencar algumas boas práticas para te ajudar a começar a usar estratégias de copy na sua produção de conteúdo:

Aposte em títulos Cativantes

O primeiro contato que o público terá com o seu conteúdo é o título. Certifique-se de que seja intrigante, claro e desperte a curiosidade.

Destaque os benefícios

Em vez de focar apenas nas características do seu produto ou serviço, destaque como ele resolverá um problema ou trará benefícios para o público.

Ative gatilhos mentais

Gatilhos mentais são estímulos que acionam nosso cérebro por meio de palavras específicas e nos incitam a tomar decisões. Os principais gatilhos são: reciprocidade, aprovação social, afinidade, autoridade, escassez e compromisso.

Não esqueça do Call to Action (CTA)

Encerre cada post com uma chamada à ação clara e direta, orientando o leitor sobre o que ele deve fazer. 

Utilize estruturas de copy

No mundo do copywriting, existem algumas fórmulas prontas que servem como roteiros para criar uma copy, então você pode utilizar estruturas prontas para guiar o seu conteúdo com mais facilidade. 

Um exemplo disso é a técnica P.A.S.T.O.R, que vamos falar sobre agora.

O que é o modelo P.A.S.T.O.R?

A técnica P.A.S.T.O.R é uma estrutura persuasiva que ajuda os copywriters a criar textos convincentes e envolventes com elementos fundamentais de persuasão.

Cada letra na palavra “P.A.S.T.O.R” representa um elemento-chave que compõe uma cópia persuasiva: problema, amplificar o problema, solução, transformação, oferta e resposta.

Ao abordar esses aspectos de forma estratégica, você pode criar mensagens que ressoam com os desejos, necessidades e emoções do público, levando a uma maior conexão e, consequentemente, mais conversões.

O significa cada letra na técnica P.A.S.T.O.R?

(P) Problema

O primeiro passo na técnica P.A.S.T.O.R é identificar o problema ou a dor que seu público-alvo enfrenta. Isso permite que você entre em sintonia com suas preocupações e estabeleça uma conexão emocional imediata. 

Por exemplo, imagine uma academia que usa a técnica P.A.S.T.O.R para criar uma copy convincente:

“Cansado de se sentir sem energia e insatisfeito com sua forma física?”

Nessa etapa, ressaltamos o problema que o seu público está sofrendo.

(A) Amplificação do problema 

Depois de chamar a atenção do leitor com o problema, é hora de botar “sal na ferida” e mostrar como o problema pode se tornar ainda maior se for ignorado. 

Continuando com o exemplo da academia:

“Já pensou em como o sedentarismo pode desencadear diversos problemas para sua saúde? Dores nas costas, colesterol alto, doenças cardíacas, cansaço extremo ao caminhar, mesmo em distâncias curtas…”

(S) Solução da dor

Aqui, você apresenta a solução para o problema mencionado anteriormente. 

Mostre como seu produto ou serviço pode resolver a questão e melhorar a vida do leitor, focando nos principais pontos fortes do que você está oferecendo. 

“Mas você não precisa viver assim… Nós podemos te ajudar! Nosso método inovador combina treinamento personalizado e orientação de especialistas para ajudá-lo a alcançar resultados surpreendentes em pouco tempo.”

(T) Transformação ou testemunhos

Destaque a transformação que o leitor pode experimentar ao adotar sua solução, pinte uma imagem vívida do futuro desejado, mostre estudos ou cases de sucesso que comprovem os resultados.

“Imagine-se mais forte, mais saudável e cheio de confiança, inspirando os outros ao seu redor com sua jornada impressionante, como a Michelle Soares (34), que conseguiu mudar de vida ao entrar para o nosso programa no ano passado. Desde então, ela eliminou mais de 20kg e agora tem uma vida mais equilibrada e saudável. Confira o depoimento dela:” 

(O) Oferta

Nessa etapa, você deve descrever tudo que está incluso na oferta, informe as formas de pagamento, descontos especiais, bônus exclusivos. Tudo que seu público pode ter comprando agora. Por exemplo:

“Matricule-se agora e ganhe 2 meses de acompanhamento gratuito com os nossos personal trainers para começar sua jornada de transformação em busca de um corpo saudável!”

(R) Resposta

Finalize a sua copy com uma chamada à ação clara e direta, orientando o público sobre o que fazer em seguida para ter acesso a sua oferta. 

“Não espere mais para conquistar sua melhor versão. Inscreva-se hoje pelo link abaixo e dê o primeiro passo rumo a uma vida mais saudável e confiante!”

Exemplos de como utilizar a técnica P.A.S.T.O.R, na prática 

Vamos fazer mais alguns exercícios para te ajudar a visualizar como é possível utilizar a estrutura P.A.S.T.O.R na produção de conteúdos e anúncios. 

Exemplo 1

Contexto: Post de Instagram de uma clínica de beleza chamada “FitLife” que realiza procedimentos estéticos e está oferecendo uma promoção especial para um combo de drenagem linfática e detox ortomolecular.

Estrutura:

Problema: Está cansada de se sentir inchada e retida o tempo todo?

Amplificar o problema: Sua autoestima está baixa, as roupas não cabem mais, os sapatos apertam seus tornozelos e a barriga marca nas únicas blusas que você consegue vestir?

Solução: Você não precisa mais sofrer com isso! Nossa técnica inovadora combina drenagem linfática e detox ortomolecular para eliminar as toxinas e reduzir a retenção de líquido do seu corpo. Você pode eliminar até 2kg na primeira sessão!

Transformação ou testemunho: Imagine poder entrar de novo naquele vestido, se sentir mais confiante e não ter medo de olhar no espelho. Com nossa técnica revolucionária, Elena Torres, de 46 anos, recuperou sua autoestima e tirou do armário as roupas que não cabiam mais. Leia só o que ela tem a dizer!

Oferta: Matricule-se agora e receba uma consulta gratuita com nossos treinadores para começar sua jornada de transformação!

Resposta: Não espere mais para conquistar sua melhor versão.. Entre em contato pelo nosso WhatsApp e marque sua sessão! 

Exemplo 2

Contexto: Uma marca de cosméticos bastante renomada e internacional está oferecendo um brinde especial para compras da linha de dermocosméticos em seu site. 

Estrutura:

Problema: Você luta diariamente para alcançar uma pele saudável e radiante?

Atenção: Suas olheiras estão mais fortes, a pele sem viço e a oleosidade descontrolada? Saiba que isso não é normal! 

Solução: Nossos produtos de beleza são formulados para nutrir sua pele em níveis profundos, controlando a oleosidade, melhorando o viço, reduzindo marcas de expressão, proporcionando resultados duradouros e visíveis a partir do primeiro mês.

Transformação ou testemunho: 9 em cada 10 dermatologistas indicam os produtos da nossa linha de dermocosméticos para seus pacientes. 

Oferta: Apenas hoje, as compras acima de R$200 vão receber uma necessaire personalizada, além de frete grátis!

Resposta: Não deixe a oportunidade escapar. Encomende hoje mesmo no nosso site e comece sua jornada rumo a uma beleza verdadeiramente radiante!

3 exemplos de marcas que exploram o copywriting em suas estratégias

Algumas marcas são conhecidas por seus incríveis trabalhos com copywriting, seja em páginas do site, no slogan de uma campanha ou na venda de um produto, então separamos alguns exemplos para você conferir:

1 – Trello 

O Trello é uma ferramenta que ajuda pessoas ou colaboradores de uma empresa a organizarem suas tarefas e projetos por meio de um dashboard personalizado e intuitivo. 

Sobre a copy da página principal, podemos destacar a objetividade e a clareza ao descrever a solução, o CTA claro, reforçando um dos grandes benefícios da ferramenta que é a inscrição gratuita e a descrição das funcionalidades que a plataforma oferece, ressaltando os benefícios que ela entrega e para quem é destinada. 

Landing Page do trello - uma ferramenta organizacional de demandas.

2 – Nubank

O Nubank é outro exemplo de copy simples e bem feita. 

Em seu site, a empresa foca no cliente, ressaltando como o produto vai ajudá-lo a ficar no controle do próprio dinheiro de forma simples.

Ele também reforça os benefícios que o cliente terá com cada funcionalidade do cartão, utilizando o gatilho da reciprocidade, além de destacar o CTA bem no início da página. 

3 – Uber

A Uber é um grande exemplo de como usar recursos de copy nas redes sociais de uma forma simples e divertida.

Em um post nas redes sociais, a marca utilizou depoimentos de clientes do Twitter para falar sobre a função do Uber Moto, aproveitando o gatilho da prova social para reforçar os motivos de todo mundo amar a opção: por ser prático, barato e simples de solicitar. 

post do instgram da Uber ilustrando uma técnica de copywriting no texto

O copywriting é mais do que simplesmente escrever textos persuasivos. É uma habilidade que exige, além de criatividade, uma compreensão profunda do público-alvo. Dominar a arte do copywriting permite que as marcas se destaquem, conquistem corações e mentes, e impulsionem o crescimento dos negócios. 

Portanto, se você deseja influenciar e persuadir com palavras, o copywriting é o caminho que você deve seguir!