Criadores de conteúdo: a geração em ascensão!

Criadores de conteúdo: a geração em ascensão!

por Stella Caroline

Publicado em 08 de janeiro de 2024

Criadores de conteúdo, ou creators, parecem estar surgindo a todo momento, não é verdade? Essa geração está em ascensão, e você também pode fazer parte dela. 

Neste conteúdo, vamos falar sobre a mentalidade dos criadores de conteúdo, como as marcas buscam os melhores e como você pode se tornar um deles, utilizando as melhores ferramentas.

Criadores de conteúdo: Quem são?

Você já sabe que criadores de conteúdo são aquelas pessoas que se dedicam à criação de conteúdo sobre um determinado assunto, incluindo desde a pesquisa até o resultado final que chega para seus seguidores. 

Em alguns casos, são vídeos longos, vídeos curtos, imagens, artigos ou até mesmo respostas para as dúvidas dos seus seguidores. 

O que você provavelmente não sabia é que todo mundo pode ser um grande criador de conteúdo hoje em dia. 

Afinal, existem diversos aplicativos e softwares que facilitam muito a vida de quem deseja começar a criar sem precisar de muito conhecimento técnico sobre o assunto. 

Basta você dominar o tema que deseja discutir no conteúdo em si ou estar pronto para pesquisar o quanto for necessário para criar conteúdo sobre o assunto.

Imagem ilustrando criadores de conteúdo

Criadores de conteúdo: Qual a diferença deles para os influencers?

Criadores de conteúdo não são necessariamente influenciadores, e hoje, com todo esse ecossistema maduro, podemos diferenciar os dois com muito mais facilidade.

O que são influencers?

Os influenciadores são pessoas que exercem influência sobre uma grande quantidade de pessoas, geralmente devido à sua personalidade ou conquistas. 

Por exemplo, atualmente, é muito comum ver atores e atrizes também atuando como influenciadores. Isso ocorre porque os influenciadores têm a capacidade de gerar simpatia nas pessoas.

Por outro lado, os criadores de conteúdo buscam desenvolver material sobre um tema específico, e ao longo do tempo e com a qualidade do conteúdo entregue, tornam-se especialistas no assunto.

O que é um creator?

Por exemplo, se você produzir pelo menos um conteúdo por dia sobre o assunto do seu interesse por dois anos.

Provavelmente notará que seu conhecimento expandiu e que consegue falar com facilidade sobre o tema. Naturalmente, pessoas que desejam adquirir esse conhecimento passarão a vê-lo como um especialista na área.

Por que os dois termos se misturam?

Para quem está de fora, os termos se misturam porque vemos apenas o resultado: influenciar um grande grupo de pessoas. No entanto, essa influência é gerada de formas diferentes, como mencionamos. 

Em resumo, os criadores ganham sua popularidade pelo seu conhecimento, enquanto os influenciadores ganham sua popularidade pela sua capacidade de gerar simpatia.

Posso ser creator e influencer?

Claro que sim, mas considere isso como o melhor dos dois mundos. 

Não se preocupe necessariamente em ser o mais popular fazendo “coisas da moda” ou se preocupando com a opinião das pessoas sobre você. 

Se você tem algo interessante para falar, terá alguém para ouvir, independentemente de quem você seja. Isso é importante dizer porque você pode ser uma pessoa mais tímida e pode pensar demais sobre essa popularidade quando, na verdade, tudo que você precisa se concentrar é no seu conteúdo.

Criadores de conteúdo: Como as marcas acham os melhores?

Uma das formas de rentabilizar a sua criação de conteúdo e alcançar um novo patamar nesta carreira é fazendo parceria com as marcas. 

Entretanto, na grande maioria dos casos, são elas que procuram os criadores de conteúdo, então, teoricamente, não há nada que você possa fazer nesse processo de procura. Ao mesmo tempo, é possível que você chame a atenção das marcas da maneira correta, e esse é o tema deste tópico.

Confiança é tudo e ela é construída aos poucos!

Não comece como criador de conteúdo já pensando em fechar parcerias com grandes marcas, afinal, essa relação depende muito de confiança. 

A confiança é construída aos poucos com conteúdo de qualidade para seus seguidores por um longo período de tempo. 

Imagine que você conhece uma pessoa que pode ser um potencial amigo no futuro; você não marca uma viagem minutos depois de conhecê-la, não é verdade?

Isso porque, por mais que essa pessoa pareça ótima, você ainda precisa construir uma relação com ela. O mesmo vale para seus seguidores e para as empresas. A nossa dica aqui é ter consistência ao preparar um conteúdo de qualidade; com essa mentalidade, você chega longe.

Não tenha medo, seja autêntico 

Quando estamos começando, podemos ficar com medo das opiniões dos outros sobre o que estamos fazendo, mas como criador de conteúdo, você precisa lembrar que não se trata de você. 

Veja a si mesmo como um apresentador de um programa famoso de domingo; as pessoas estão assistindo a você pelo programa, ou seja, pelo conteúdo e não por você.

Dessa forma, qualquer pessoa que vai te acompanhar vai focar primeiro no tema que você está abordando. 

A melhor solução para superar o medo é buscar autenticidade e expressar suas opiniões mais sinceras sobre o tema. Misture o conteúdo com pesquisa e suas opiniões, criando algo único que chama a atenção das marcas.

Deixe a comunicação com as marcas fácil

Por mais que você não deva ter a parceria com marcas em mente no começo, porque você ainda está ajustando, é importante facilitar a comunicação com as empresas. 

A melhor forma é criar meios de entrar em contato com você de maneira profissional, como um e-mail específico para isso, por exemplo. No final deste conteúdo, vamos mostrar como fazer isso da melhor forma possível, utilizando uma ferramenta incrível.

Criadores de conteúdo: O que é UGC?

UGC é uma sigla em inglês para quando uma pessoa cria conteúdo sobre uma determinada marca sem esperar o reconhecimento dela, e isso é uma das melhores estratégias para os criadores de conteúdo iniciantes. 

Afinal, você está claramente chamando a atenção das marcas com autenticidade e iniciando uma interação genuína.

É como se você desse um bom-dia sorridente para sua marca favorita, e se isso acontecer por um bom período de tempo, a empresa não terá outra opção senão chamar você para uma conversa. O mais importante nessa estratégia é ser autêntico e realmente não esperar nada em troca da marca.

Criadores de conteúdo: O que colocar no me Linklist

O Linklist é uma ferramenta que cria um hub de links personalizáveis para você. Imagine uma central em que as pessoas e marcas podem acessar com um clique e lá encontrar seus principais canais de conteúdo e formas de contato. Isso é o que o Linklist faz.

O que você pode colocar na ferramenta é:

  • E-mail profissional para entrar em contato;
  • Principais redes sociais que você produz conteúdo;
  • WhatsApp ou Telegram para melhor contato – se isso faz parte da sua estratégia.

Com o Linklist você poderá ranquear bem no Google e transformar essa central de links com um visual só seu, descubra mais sobre o Linklist clicando aqui.

Conclusão

Hoje em dia, qualquer pessoa pode se tornar criadora de conteúdo e, na verdade, pode ganhar muito com isso. Imagine um mundo onde as pessoas são apaixonadas pelo que falam e são uma grande fonte de informação. 

Nosso mundo provavelmente seria mais informado e conectado de forma genuína. Na verdade, isso já está acontecendo. 

Pense em quantos criadores existiam há dez anos atrás e agora imagine quantos teremos. Tenho certeza de que você tem altas chances de participar dessa revolução.