Como criar conteúdo estratégico para as suas redes sociais

Como criar conteúdo estratégico para as suas redes sociais

por Postgrain

Publicado em 03 de julho de 2023

Fazer posts para rede social qualquer um faz (literalmente), porém elaborar planejar conteúdo estratégico que prenda a atenção do público e desperte o seu interesse, aí é outra história. Em vez de criar publicações de forma aleatória ou baseada apenas no que você acha que seu público pode gostar, a criação de conteúdo estratégico envolve uma abordagem mais focada em objetivos de marketing.

A produção de conteúdo deixou de ser uma atividade recreativa e se tornou uma ferramenta estratégica de negócios. Neste artigo, você vai entender o que é um conteúdo estratégico e quais as etapas necessárias para desenvolver o seu. Confira!

O que é conteúdo estratégico?

O conteúdo estratégico é um tipo de conteúdo criado com propósitos específicos que vão além do simples ato de produzir e compartilhar informações. Trata-se de um conteúdo projetado para atingir objetivos comerciais específicos, tais como melhorar a visibilidade da marca, atrair novos clientes, fidelizar os clientes existentes e até mesmo impulsionar as vendas.

Já pensou em gerar vendas com a bio das suas redes sociais? Descubra o poder de um link na bio otimizado e estratégico usando o Linklist. Teste agora o Linklist

Etapas para criar conteúdo estratégico

A criação de conteúdo estratégico é uma abordagem intencional e focada, baseada em uma profunda compreensão das necessidades e interesses do público. Siga os passos abaixo para criar o conteúdo da sua marca.

1. Definir objetivos

O primeiro passo para criar conteúdo estratégico é definir claramente o que você deseja alcançar com ele. Isso pode ser qualquer intenção que traga retorno para a marca, como:

  • aumentar o tráfego do seu site;
  • gerar leads para o negócio;
  • aumentar a conscientização da marca;
  • melhorar o engajamento nas redes sociais.

Ter um objetivo claro em mente orientará todas as etapas subsequentes do processo.

2. Pesquisar o público-alvo

Depois de definir seus objetivos, é fundamental compreender quem é seu público-alvo, ou seja, para quem você deseja vender. Portanto, é importante saber quais as necessidades, interesses e comportamentos online dele e quais tipos de conteúdo eles consomem.

Uma pesquisa detalhada sobre o público ajudará a criar um conteúdo que ressoa com eles e atende às suas necessidades. Use a busca do Google e das redes sociais para obter essas respostas.

3. Entender sobre funil de marketing

O funil de marketing é um modelo de três estágios que descreve a jornada do cliente desde a descoberta de um problema até a decisão de compra. São eles:

  • Descoberta (Topo): produza conteúdo que informe sobre um problema ou necessidade que o seu público passa e que o seu produto resolve.
  • Consideração (Meio): apresente sua marca como uma solução do problema anterior usando demonstrações de produtos, estudos de caso, tutoriais etc.
  • Decisão (Fundo): convence o público de que sua marca é a melhor escolha, através de depoimentos de clientes, análises de produtos, ofertas exclusivas, demonstração de autoridade e confiabilidade etc.

Cada etapa requer um tipo diferente de conteúdo, alinhado com as necessidades do público em cada fase da jornada de compra.

4. Criar conteúdo relevante

Utilize as informações que você coletou na etapa de pesquisa de objetivo e público para criar um conteúdo relevante, interessante e valioso. Isso pode incluir posts em redes sociais, artigos em blogs, vídeos, infográficos, podcasts, e-books etc.

É importante lembrar que o conteúdo deve ser útil e atraente para o público, mas também deve alinhar-se com os objetivos de negócio que você definiu. Afinal, todo relacionamento precisa haver troca para ser saudável (e rentável, nesse caso).

5. Distribuir o conteúdo

Depois de criar seu conteúdo, você precisa divulgá-lo para que as pessoas sejam atraídas até ele. Pesquise onde seu público passa o tempo online e distribua seu conteúdo nesses canais. Isso pode incluir seu próprio site, as redes sociais da sua marca, e-mail marketing e até mesmo links patrocinados ou mídia paga. 

6. Analisar o desempenho das publicações

A última etapa é analisar o desempenho do seu conteúdo para saber se o que foi planejado deu certo. Isso envolve acompanhar várias métricas, como visualizações, compartilhamentos, curtidas, comentários, taxas de clique, taxa de conversão, entre outras, para entender como o conteúdo está funcionando e se ele está ajudando a atingir seus objetivos.

Use essas informações para ajustar e aprimorar sua estratégia de conteúdo. Não desanime se os primeiros resultados parecerem ruins, pois conteúdo para marketing digital não é como 2+2. Ajustes e testes fazem parte do processo de criar conteúdo que “dá certo”.

A criação de conteúdo estratégico é um processo dinâmico e em constante evolução na rotina de uma marca. Requer paciência, experimentação e ajustes constantes. No entanto, ao seguir essas etapas, manter um foco claro nos seus objetivos e no seu público, você pode desenvolver um conteúdo estratégico eficaz que ajuda a impulsionar o sucesso do seu negócio na internet.

Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis e aproveite todos os recursos da nossa plataforma.