Cada vez mais empresas têm percebido a importância de ter um perfil ativo nas redes sociais para garantir maiores benefícios para o seu negócio.
Sites como o Facebook, por exemplo, podem fazer com que a sua marca atinja um número de pessoas cada vez maior. Já o LinkedIn, mais voltado para o mundo corporativo, permite criar uma mensagem capaz de aproximar empresas de profissionais qualificados.
Enfim, são várias ferramentas que, se bem trabalhadas, oferecem vantagens para as empresas. E é importante destacar isso até mesmo para dissociar a imagem das redes sociais de algo voltado exclusivamente ao entretenimento, uma vez que elas tem ido muito além disso.
Sendo assim, continue lendo este post e veja como usar outra ferramenta de impacto, e seguir as pessoas certas no Instagram, para obter suas vantagens!
O Instagram
Em primeiro lugar, você precisa compreender a rede social e suas características. Somente dominando seu funcionamento é que você terá condições para desenvolver estratégias eficazes e qualificar sua presença dentro dela.
O Instagram é um aplicativo desenvolvido para iPhone, iPad e Android. Grosso modo, se trata de uma rede social voltada para o compartilhamento de fotos e vídeos.
Para isso, um de seus diferenciais é a oferta de filtros digitais, que podem ser aplicados nas fotos antes que elas sejam compartilhadas entre usuários de outras redes sociais, como o Facebook e o Twitter.
O aplicativo funciona com base em uma lista de seguidores. Ou seja, você realiza seu cadastro e passa a seguir as pessoas que interessam ao seu perfil. Da mesma forma, seu perfil pode ser seguido por pessoas que se interessam por ele.
Como seguir as pessoas certas no Instagram
A primeira dica tem a ver com a reciprocidade. Tanto para um perfil pessoal quanto para um corporativo — que é o nosso caso — vale a pena ser gentil com as pessoas. E isso, em redes sociais, significa curtir aquilo que elas postam.
Uma sugestão: procure por tags que interessem ao seu perfil, e passe a chamar a atenção das pessoas curtindo suas fotos. Quando perceberem que o seu perfil gosta do que elas publicam, a tendência é que as pessoas passem a segui-lo também.
Mas lembre-se: suas fotos precisam ter qualidade e apresentar algo de interessante para que esses novos visitantes se tornem seguidores. Do contrário, mesmo que se sintam motivados a retribuir sua cortesia, eles poderão achar que apenas uma curtida já é o suficiente — o que não garante o sucesso da sua estratégia.
1. Saiba como encontrar os perfis mais populares
Para que você consiga encontrar as pessoas certas, sair curtindo tudo o que aparecer pela frente não é o ideal. Na verdade, é preciso se orientar por certos critérios, como:
- fotos mais populares;
- região em que as pessoas se encontram;
- foto do dia;
- popularidade dos usuários.
Trabalhar com isso pode facilitar todo o processo, pois te ajudará a se direcionar melhor na busca por novos perfis interessantes para o que você divulga.
E, pensando nessa necessidade, uma dica especial é usar serviços voltados para o gerenciamento de redes sociais. Contando com ferramentas especializadas no trabalho com o Instagram, é possível tornar sua busca ainda mais fácil.
2. Invista no Marketing de Influenciadores
Além das práticas já citadas, é possível contar também com outro recurso: o chamado Marketing de Influenciadores. Basicamente, ele é o tradicional boca a boca, que tanto ajuda a promover produtos e serviços diariamente.
Em um ambiente virtual, se dá quando a empresa conta com o auxílio de influenciadores online para se tornar relevante diante do público.
Imagine, por exemplo, uma pessoa que você admira. Quando ela recomenda algo a você, essa recomendação vem reforçada com credibilidade, o que faz com que você tenha motivos para tomar uma decisão favorável a ela, certo?
Da mesma forma, quando você conta com a influência de uma pessoa que atua no nicho de sua empresa, fica muito mais fácil ganhar seguidores online, pois as pessoas tendem a ser guiadas pela opinião dessas referências.
3. Saiba como “roubar” seguidores da concorrência
Interagindo com os seguidores dos seus concorrentes, você pode divulgar seu produto ou serviço para esses perfis e, assim, mostrar a eles o seu diferencial.
Essa interação pode ser criada quando você vai até a página do seu concorrente, conhece sua lista de seguidores, curte suas fotos ou comenta nelas. Ou, ainda, quando segue esses perfis.
E os resultados dessa ação costumam ser bem satisfatórios. Muitas vezes, as pessoas seguem um perfil porque têm interesse no serviço, mesmo que não tenham, necessariamente, visto um diferencial naquela empresa.
Sendo assim, crie seu diferencial: dê destaque a ele em sua página e, quando as visitas aparecerem, naturalmente, você terá condições para ganhar mais seguidores.
4. Aprenda a trabalhar adequadamente com as hashtags
As hashtags são poderosas ferramentas para conectar pessoas interessadas em um assunto específico nas redes sociais. Com elas, quando algo acontece — como um evento importante, por exemplo — todos que tiverem interesse no assunto poderão acompanhar as atualizações referentes a ele.
Dessa forma, ao trabalhar com hashtags em suas fotos e conseguindo usá-las da maneira correta, você aumenta a visibilidade das suas publicações e garante a segmentação, o que acarreta em maiores possibilidades de obter novos seguidores.
Então, da mesma maneira que acontece no Twitter, basta acompanhar com atenção os assuntos do momento para que você possa, em função deles, criar suas postagens.
5. Invista na qualidade das suas publicações
Por fim, a dica mais importante: de nada adianta desenvolver estratégias para conquistar novos seguidores, se a sua empresa não é capaz de oferecer aos visitantes bons motivos para que eles continuem acompanhando o seu trabalho.
Seguindo essa lógica, fica fácil entender que, quanto mais interessante for o seu perfil, mais seguidores ele terá. É preciso, então, pensar em formas de tornar esse perfil diferenciado.
Tenha atenção especial a alguns aspectos, como postar com a frequência certa, usar os filtros que mais valorizam as imagens e investir em conteúdos adequados para o seu público-alvo. E você ainda pode trabalhar com posts patrocinados, pagando para divulgar seu conteúdo em perfis de grande impacto no seu nicho de mercado.