Estatísticas do Instagram: O que você precisa saber para 2024!

Estatísticas do Instagram: O que você precisa saber para 2024!

por Stella Caroline

Publicado em 22 de maio de 2024

Entender as estatísticas do Instagram é fundamental para você avaliar o valor de investir na plataforma para criar conteúdo, seja para sua marca ou como influenciador digital. 

Neste conteúdo, vamos falar sobre as estatísticas dos usuários, dos Stories, que têm sido as principais funcionalidades do Instagram nos últimos anos, e o uso geral da plataforma. 

Vamos fornecer links para os estudos originais em inglês para que você não apenas verifique as informações, mas também possa cruzar os dados como desejar para sua empresa. 

Nosso compromisso não é apenas com a transparência, mas também garantir que você tenha o melhor conteúdo possível e possa aprender ao máximo.

Estatísticas do Instagram: Quais são as estatísticas do usuário?

O usuário é sempre um potencial cliente da nossa marca. Com isso em mente, entender o que ele procura é fundamental para atender a qualquer demanda que ele possa ter.

Estatísticas do Instagram: Utilização de múltiplas plataformas

Segundo a Kepios, cerca de apenas 0,2%, praticamente, nenhum usuário é exclusivo da plataforma. Ou seja, grande parte dos usuários também acessam conteúdos pelo YouTube, TikTok, X e entre outros.

Dessa forma, o que podemos extrair desse dado é que não vale a pena fazer conteúdo apenas para uma plataforma. Afinal, muitos usuários estão em outras também. 

Ao criar conteúdo para várias plataformas, conseguimos ter mais efetividade com nosso público em diversas redes sociais, reforçar a mensagem e garantir que o algoritmo faça seu trabalho em uma plataforma ou outra.

Estatísticas do Instagram: Compartilhamento é a principal atividade

Ainda segundo a Kepios em relatórios anteriores, a principal atividade dos usuários da plataforma ainda é compartilhar momentos de suas vidas, ou seja, fotos e vídeos do que estão passando no momento. 

Mais de 70% dos usuários do Instagram fazem isso com esse objetivo. É claro que existem outros, mas isso mostra que as pessoas estão dispostas a compartilhar. 

Isso significa que, para nós, do marketing, o conteúdo gerado pelo usuário, ou UGC, é uma das formas mais efetivas de converter outros usuários.

Estatísticas do Instagram: Entretenimento é fundamental

Segundo ainda a própria Kepios, cerca de 64,8% dos usuários procuram ativamente conteúdo de entretenimento ou engraçado na rede social.

Isso nos revela a importância de incluir na nossa estratégia de conteúdo o entretenimento. É claro que não se pode exagerar, principalmente no caso de uma marca, mas é interessante testar.

Quer saber se memes podem funcionar na sua estratégia de conteúdo, clique aqui e confira se é uma boa ideia.

Estatísticas do Instagram: Quais são as estatísticas dos stories?

Agora, vamos falar de outro pilar que temos nas estatísticas da plataforma que é os stories que tem feito um grande sucesso e com o algoritmo cada vez mais aprimorado.

Estatísticas do Instagram - Imagem com duas pessoas reunidas numa sala debatendo sobre os dados e gráficos que estão sobre a mesa localizada abaixo das mãos.

Maior alcance dos stories

Segundo a RivalQ Study, os perfis de marcas com menos de 10 mil seguidores estão experimentando um aumento de 35% no alcance dos seus stories.

Isso mostra que mesmo os perfis com menos seguidores podem conseguir atingir um público-alvo sólido e ganhar cada vez mais alcance, principalmente quando se usa as estratégias corretas.

Entretanto, infelizmente algumas marcas têm uma grande dificuldade em vender nas plataformas sem ser um vendedor chato. Clique aqui e saiba como vender sem ser um vendedor chato com 5 dicas práticas para você vender mais.

Taxa de retenção dos stories

Segundo o mesmo estudo, há uma queda na visualização dos dois primeiros stories, mas a retenção permanece em torno de 81% a partir do quarto story em sequência. 

Entretanto, a pesquisa mostra que após o sétimo story, a taxa de retenção fica em torno de 75% do seu público. 

Essa informação é simplesmente fundamental para guiar você na criação de conteúdo por essa função. 

O que podemos aprender com essa informação é que é sempre interessante ter em mente um limite de stories por vez e onde colocar a informação mais importante.

Clique aqui e confira nosso conteúdo sobre 5 ideias para os stories no Instagram da sua marca

Com esse conteúdo você vai saber exatamente como fazer os melhores stories possíveis e de forma simples.

Narrativas curtas ganham mais espaço

Segundo a Hubspot, cerca de 35% dos usuários preferem conteúdos com narrativas curtas nos stories. Por exemplo, um story no modelo Q&A com um texto e no próximo story, uma nova pergunta no modelo Q&A como falamos.

É claro que, você não precisa se limitar a apenas um story, mas ter isso em mente é importante para trazer diferentes locais e diferentes situações para seu público. 

Uma ótima dica é, ao invés de produzir conteúdo em apenas um momento do dia, produzir em vários momentos do dia em diferentes situações.

Estatísticas do Instagram: Quais são as estatísticas do uso da plataforma?

Para finalizar nosso conteúdo sobre o Instagram, vamos falar sobre as estatísticas do uso da plataforma em si, com base nas pesquisas da Statistica e pesquisas do Emarketer. 

Usuários ativos mensais

O Instagram atingiu uma marca surpreendente de 2 bilhões de usuários ativos mensais, ou seja, 2 bilhões de pessoas entram no Instagram pelo menos uma vez por mês, segundo a Statistica. 

Essa imensa quantidade de usuários, demonstra a força da plataforma, mas também mostra que a internet é um lugar ainda com grandes possibilidades para qualquer marca. 

Afinal, cruzando informações sobre a pesquisa da Kepios, pelo menos quase 2 bilhões de usuários da internet estão também com outras contas em outras redes sociais.

Tempo médio na plataforma

Segundo a Emarketer, americanos adultos passam uma média de 33 minutos no Instagram por dia na plataforma. Um fato curioso é que estudos de anos anteriores revelam que houve um aumento de 3 minutos em relação ao ano anterior. Parece pouco, não é verdade? 

Entretanto, a questão aqui não é a quantidade e sim a tendência que está se formando ano após ano. Com mais pessoas nas redes sociais por mais tempo, o que isso pode significar para os negócios e marcas ao redor do mundo?

Se você deseja conferir mais conteúdos estratégicos como esse, visite o nosso blog!

Estamos sempre compartilhando as últimas tendências e as melhores estratégias para as redes sociais.

COMECE AGORA