Ética da Inteligência Artificial: 3 Problemas Gerados por IA

Ética da Inteligência Artificial: 3 Problemas Gerados por IA

por Stella Caroline

Publicado em 29 de fevereiro de 2024

A ética da inteligência artificial é fundamental para o bom uso da ferramenta, afinal, vamos discutir os problemas intrínsecos da IA dos quais você deve estar consciente para evitá-los. Dessa forma, você e sua marca vão aproveitar o melhor da ferramenta.

Ética da Inteligência Artificial

Ética da Inteligência Artificial: Preconceito dentro dos Algoritmos

Parece estranho pensar que os algoritmos são preconceituosos, não é verdade? Afinal, algoritmos apenas seguem ordens com base em padrões, e o preconceito é algo característico apenas do ser humano, podemos dizer. 

Entretanto, é justamente por isso que o pré-julgamento pode se perpetuar, afinal os algoritmos entendem apenas números, valores objetivos e analisam todos os dados para chegar a uma conclusão que não, necessariamente, é a correta. 

Precisamos lembrar que toda decisão envolve medidas diferentes de lógica, sentimento e valores. A IA tem a lógica com base nos dados, mas não consegue mensurar potencial, força de vontade, empatia, negociação e outros fatores fundamentais para uma tomada de decisão.

Discriminação no pedido de crédito ou em meios da justiça

Como discutido anteriormente, a IA avalia apenas dados objetivos e mensuráveis de forma lógica. Isso pode resultar em discriminação nos pedidos de crédito ou no sistema judiciário. 

Por exemplo, imagine que um banco avalie pedidos de crédito com base apenas na inteligência artificial e a ferramenta identifique o padrão de que a maioria das pessoas, de um determinado bairro, tem uma alta taxa de inadimplência. 

Assim, uma pessoa que reside nesse bairro, muitas vezes de origem mais humilde, poderá ter seu pedido negado, injustamente. Esse mesmo problema pode ocorrer no sistema judicial. 

Por exemplo, se a IA identificar o padrão de que em casos de violência doméstica, a esmagadora maioria das vítimas são mulheres, homens podem ser condenados sem o devido processo legal.

Pouca precisão sobre avaliação médica 

A avaliação médica é um processo minucioso que considera resultados de exames, que são características mensuráveis, mas também envolve uma avaliação subjetiva do médico. 

Cada médico(a) possui sua própria forma de avaliar, suas práticas internas e sua própria lista de perguntas para abordar o problema de formas diferentes. 

Se a IA fosse usada para avaliações completas, não identificaria esses padrões que vêm da experiência do profissional. 

Um triste exemplo aconteceu ainda na década de 80, o terrível acidente Therac-25 que comprovou que a IA pode ser falha e custar vidas humanas.

Discriminação na contratação

A discriminação acontece na contratação de qualquer emprego, e isso é um fato que podemos facilmente entender quando ouvimos histórias de parentes ou pesquisamos sobre o assunto. 

Imagine que uma IA, com base apenas em contratações bem-sucedidas da própria empresa, dispensasse mulheres, imediatamente, por que formam minoria na base de dados? 

Ética da Inteligência Artificial: Privacidade de Dados

A privacidade de dados é um tema cada vez mais abordado pela maioria das pessoas, considerando o uso para anúncios, assistentes virtuais como Siri ou Alexa, e muitas outras formas que envolvem o tema.

Quais os problemas gerados?

Geralmente, a discussão principal gira em torno de como esses dados são obtidos pelas empresas, quais são os dados e o que as empresas podem fazer com eles. 

Afinal, em um possível vazamento, não se sabe o que pode vazar e isso pode ser crítico para as pessoas, empresas, órgãos e até mesmo governos do mundo todo. 

É preciso considerar também a violação de direitos na coleta de dados, um dos exemplos que podemos citar são os assistentes digitais no seu celular, computador e casa que estão ouvindo você agora mesmo. 

Ainda que as empresas afirmem adotar medidas de segurança sérias, ao fazer uma rápida pesquisa, vemos que vazamentos de dados acontecem praticamente todos os dias em diferentes indústrias.

Qual seria a solução?

Felizmente, os clientes têm cobrado e as empresas têm trabalhado para melhorar a segurança. Apesar de estarmos longe do ideal, estamos seguindo no caminho certo, que é a ética.

Não só as próprias empresas têm uma ética interna. Essa ética interna também se reflete por meio de políticas de privacidade internacionais fortes para gerar transparência e consentimento do usuário final.

Além disso, a tecnologia tem avançado em termos de segurança e vai ajudar a diminuir os vazamentos e, quem sabe, torná-los impossíveis.

Ética da Inteligência Artificial: Automação de Empregos

A automação de empregos é sempre um tema em discussão quando falamos de IA, pois se trata de um medo real das pessoas em relação ao desemprego em massa. 

Afinal, entre uma solução rápida, barata e com um grau de precisão sobre-humano e, do outro lado, um colaborador humanizado, as empresas têm a tendência a considerar a IA como a melhor opção. Entretanto, isso não é verdade para todos os casos.

Principais problemas

Como falamos no nosso conteúdo: ‘O Futuro da Inteligência Artificial: o que será da humanidade?’. A IA é uma ferramenta para a grande maioria dos colaboradores do mundo todo, ou seja, ela veio para ajudar no trabalho que já fazem.

Para trabalhos mais mecânicos, a inteligência artificial pode de fato representar uma ameaça maior para os empregos das pessoas, e é aí que entra a legislação com base internacional. 

O medo ainda persiste porque estamos lidando com um tema novo e a discussão ainda é muito recente para definir um padrão internacional que será seguido.

Qual seria a solução?

Nesse caso, o mais importante é entendermos que mudanças desse tipo demandam tempo, muitas vezes décadas. É necessário esse tempo para manter as pessoas amparadas e seguras, ao mesmo tempo que não se impede o avanço da tecnologia. 

Tudo isso vem de uma boa discussão, manejo de interesses e resultados positivos, que tendem a deixar todos os lados satisfeitos. Esperamos que esse conteúdo tenha sido enriquecedor para você entender melhor a IA e seus conflitos.

Se você quer ver mais conteúdos interessantes e informativos como este, clique aqui e veja o nosso blog.

Aqui, você vai encontrar as últimas tendências, discussões e novidades de todas as redes sociais e tecnologia para se manter sempre atualizado.