Gatilhos mentais: confira 8 tipos e saiba onde e como usá-los

Gatilhos mentais: confira 8 tipos e saiba onde e como usá-los

por Stella Caroline

Publicado em 28 de fevereiro de 2024

Gatilhos mentais: confira 8 tipos e saiba onde e como usá-los

Em um mundo em que somos inundados por conteúdos diferentes a todo momento, é imprescindível encontrar meios eficientes de conseguir a atenção do público. 

As estratégias são diversas, realizadas com o objetivo de gerar leads, obter e fidelizar clientes. Elas podem ser simples ou complexas, o que importa é conseguir oferecer o que as pessoas estão querendo e precisando. 

Uma dessas estratégias é o uso de gatilhos mentais.  

Mas, você sabe o que são os gatilhos mentais? 

Considerando que, a todo momento estamos fazendo escolhas, e muitas, desde a hora que acordamos, ao decidir rapidamente o que comer no café da manhã, ao escolher, no impulso, que caminho seguir para o trabalho, ou resolver comprar uma roupa em promoção que vimos em uma vitrine, algumas delas terminam sendo feitas inconscientemente, ou graças a estímulos que nem percebemos que tivemos.

Isso acontece graças, ao que a neurociência chama de gatilhos mentais.

Basicamente, os Gatilhos mentais são estímulos no cérebro que desencadeiam alguma resposta do indivíduo, positiva ou negativa. 

Esses estímulos podem ser enviados de propósito, ou casualmente, quando não há intenção de gerar resposta alguma, ainda que gere.  São como pequenos empurrões que nos ajudam a decidir o que fazer sem pensar muito.

Gatilhos mentais

Uma poderosa arma de persuasão

No marketing digital, os gatilhos mentais são técnicas utilizadas para estimular e persuadir o seguidor/cliente a se interessar pelo seu conteúdo ou produto. Eles podem ser importantes aliados para impactar seu engajamento, aumentar as chances de conversões e fortalecer o relacionamento.  

No entanto, apesar dos benefícios citados, muitas pessoas disseminam o discurso de que usar gatilhos mentais é induzir o outro, que isso é errado. 

Se escutar isso por aí, não leve a sério. Ainda que relacionada ao psicológico, essa técnica não tem nada a ver com manipulação, muito menos hipnose. Não se trata de enganar, apenas de reforçar o que é bom e de convencer. 

Digamos que você esteja querendo entrar na academia, mas o valor médio está acima do seu orçamento. De repente você se depara com uma promoção: 20% de desconto na matrícula, mais 10% nas duas parcelas seguinte.

Parece imperdível, é? Fica até difícil de resistir. 

É exatamente assim que os gatilhos mentais atuam. Joga com as nossas emoções e com o que já está pairando na nossa mente para nos convencer. 

Agora que já explicamos o que são os gatilhos mentais, e os benefícios deles para o plano estratégico de marketing digital e de conteúdo, que tal conhecer os tipos?

Leia também: Marketing de conteúdo como estratégia de sucesso: conheça 8 empresas que dominam essa técnica!

Continue por aqui que vamos te apresentar os 8 mais populares

  • Autoridade

A autoridade é um gatilho mental que leva tempo para se firmar, que é uma construção, que depende, em grande parte, da estratégia de conteúdo. 

Afinal, se consolidar como especialista em algo, líder, renomado, com conhecimento comprovado exigi um trabalho prévio e de médio e longo prazo. 

  • Escassez

O gatilho da escassez é um dos mais populares no marketing de vendas. Alguns exemplos são as já famosas frases: “Últimas unidades!”, “Enquanto durar o estoque!”, “Vagas limitadas”, entre outras. 

Elas transmitem a sensação de que essa pode ser a última oportunidade para adquirir o produto, estimulando as pessoas a tomarem logo uma decisão de compra. 

  • Urgência

A urgência está relacionada com a escassez, pois também incentiva o lead a agir imediatamente para não perder a chance. 

Essa técnica é bastante utilizada em copys de promoções e descontos por tempo limitado. Nesses casos são usadas expressões como “Último dia!”, “Só até amanhã”, “Agora ou nunca!”.  

  • Reciprocidade

O gatilho da reciprocidade é aplicado com base na tendência natural que as pessoas têm de querer retribuir favores e gestos positivos que recebem de outras pessoas ou empresas. 

Exemplos práticos: Brindes, disponibilização gratuita de artigos de blog, e-books, infográficos e vídeos informativos. Recebendo esse material de valor, o cliente sentirá que deve retribuir de alguma forma, se aproximando da marca, ou até comprando o produto. 

  • Antecipação

Muito comum no universo do audiovisual, os trailers de filmes são um           clássico da antecipação e instigam o público para o que está por vir, gera expectativa. Da mesma forma pode ser aplicada a produtos, apresentando spoilers de novos lançamentos. 

  • Exclusividade

A exclusividade é um gatilho que atinge diretamente o ego das pessoas, pois fazem elas se sentirem importantes e especiais. É muito usado pelo marketing de luxo, não está restrito a ele. 

Exemplos de termos para colocar essa estratégia em prática: “Vip”, “Seleto”, “Em primeira mão”, “Conteúdo exclusivo para…”. 

  • Prova social

O Homem é um ser sociável, com necessidade de aprovação e pertencimento. Para isso ele recorre a depoimentos, recomendações, avaliações e cases de sucesso para tomar uma decisão, principalmente quando está em dúvida, a chamada prova social. 

Quanto mais pessoas indicarem um produto, maior será o número de novos consumidores atraídos por ela. 

  • Humanização

Mais do que consumir coisas, pessoas gostam de consumir pessoas, gostam de acompanhar histórias, de se conectar e de se identificar com o outro. É a chamada humanização do conteúdo. Não economize nessa estratégia e será mais fácil se aproximar do cliente. 

Exemplos de onde usar:

  • Nas redes sociais: nos títulos, nas CTAS e nas narrativas do conteúdo
  • No site
  • Nas landing pages
  • No email-marketing

A combinação estratégica desses gatilhos pode ser a chave para o sucesso. 

No geral, eles funcionam para qualquer nicho. 

No entanto, não existe uma receita pronta, cada negócio precisa criar a sua, estudando, adaptando e testando essas técnicas de acordo com o público alvo e objetivos. 

E atenção: Apesar de serem recursos extraordinários para o marketing e conversão, os gatilhos devem ser usados com ética, responsabilidade e apenas se a abordagem for verdadeira. 

Quer conhecer mais técnicas para produzir um conteúdo atrativo para o seu público?

Esses conteúdos também podem ser interessantes: