Tendências de conteúdo para o Instagram em 2024: Conheça todas!

Tendências de conteúdo para o Instagram em 2024: Conheça todas!

por Stella Caroline

Publicado em 06 de fevereiro de 2024

Tendências de conteúdo para o Instagram em 2024!

Imagem ilustrando uma pessoa feliz com as Tendências de conteúdo para o Instagram em 2024.

Preparado (a) para descobrir as tendências de conteúdo para o Instagram em 2024? Antes disso, vamos relembrar a evolução desse espaço tão dinâmico.

Em 2010, o Instagram era uma plataforma para compartilhar fotos quadradas com filtros vintage, mas ao longo dos anos, transformou-se em um universo visual em constante evolução.

Hoje, é um hub criativo onde as pessoas podem se expressar de diversas formas, desde fotos e vídeos até stories, reels, lives e muito mais! 

A evolução do Instagram reflete a maneira como as pessoas se comunicam e consomem conteúdo online, tornando-se um espaço vital para marcas e criadores de conteúdo alcançarem e engajarem seu público de maneiras inovadoras.

Agora, vamos explorar as principais tendências que estão dominando a plataforma e como você pode aproveitá-las para impulsionar sua estratégia de marketing digital

Vamos lá!

 Estratégias de conteúdo para o Instagram em 2024

Com mais de 2,5 bilhões de usuários ativos, o Instagram continua sendo um dos principais canais para as marcas se conectarem com seu público.

Para se destacar nessa plataforma em constante evolução, é essencial acompanhar as tendências de conteúdo que estão influenciando o cenário digital.

Abaixo, você vai conferir algumas estratégias que podem impulsionar o seu perfil, atrair mais seguidores e aumentar as vendas. 

Então, vamos lá, vamos te ajudar a se destacar e alcançar seus objetivos no Instagram!

Assista também:

1. Invista no Marketing de Influência

O marketing de influência segue como uma das principais tendências de conteúdo para o Instagram em 2024. 

Nessa estratégia, influenciadores digitais atuam como embaixadores ou porta-vozes da marca, aproveitando seu alcance e envolvimento com o público. 

Afinal, esses influenciadores têm um público fiel e engajado, o que os torna eficazes na promoção de produtos ou serviços. 

Portanto, ao contar com influenciadores relevantes para sua marca, você pode alcançar um público mais amplo. 

Ou seja, essa estratégia permite que sua marca seja associada a figuras de autoridade e confiança, aumentando sua credibilidade e alcance no Instagram. 

Além disso, os influenciadores são importantes aliados para a produção de conteúdo autêntico e envolvente que ressoa com sua audiência de maneira genuína.

Com o marketing de influência no Instagram, sua empresa ganha:

  • Confiança;
  • Conexões reais;
  • Engajamento; 
  • Alcance de marca; 
  • Retenção de clientes;
  • Aumento da base de leads qualificados; 
  • E, claro, mais vendas!

Investimento em marketing de influência deve aumentar em 2024

De acordo com a pesquisa “Dados e insights de Influencer Marketing no Brasil para 2024”, produzida pela Influency.me, marcas devem investir mais em marketing de influência em 2024.

Segundo a pesquisa, 68% dos anunciantes consultados pretendem aumentar o investimento com marketing de influência, enquanto 29% devem mantê-lo e apenas 3% planejam diminuir.

Entre os desafios destacados pelas marcas, estão a busca pelo influenciador ideal, a geração de bons resultados e a coleta de métricas.

A pesquisa aponta que há uma maior frequência de contratação de influenciadores micro e meso, devido aos valores mais acessíveis e à taxa de engajamento geralmente mais alta.

Exemplo que inspira!

O fato é que grandes marcas têm feito parcerias com influenciadores para promover seus produtos de forma eficaz e autêntica.

Um exemplo é a Penalty, marca brasileira de artigos esportivos, que aumentou suas parcerias com influenciadores que criam conteúdo sobre esportes a partir de 2022. 

Em 2023, a empresa contou com oito influenciadores: O Boleiro, Adonias Freestyle, Rabisco, Aninha Freestyle, Matheus Tcheco, Abner “Abracadibre”, Rodrigo Capita e Giu Croce.

Conforme divulgado nesta reportagem da revista Exame, com essa estratégia, a Penalty experimentou um aumento significativo em suas métricas de desempenho no Instagram, registrando um crescimento de 71,5% na quantidade de seguidores, um aumento de 616% no alcance e um impressionante aumento de 521% no engajamento.

Leia também: Marketing de influência: Ferramentas gratuita para encontrar o influenciador perfeito

2. Faça perguntas para sua audiência

Que tal transformar suas publicações em verdadeiras conversas?

Engajar diretamente com sua audiência é essencial para criar conexões significativas.

Ao incluir perguntas em suas postagens, você não só cria um espaço interativo, mas também mostra interesse genuíno no que seu público pensa, incentivando o engajamento e iniciando conversas autênticas. 

Assim, essa abordagem pode ajudar a fortalecer o relacionamento com sua audiência e a aumentar a interação em suas postagens.

As perguntas podem ser feitas nas legendas e stories, nos comentários das postagens ou em lives e reels, dependendo da dinâmica do seu conteúdo e do formato que você utiliza.

Experimente começar com perguntas simples relacionadas ao seu conteúdo, como:

  • “Qual é sua maior inspiração para criar?”
  • “Qual seu hobby favorito relacionado ao tema que abordamos?”
  • “Qual foi o último livro relacionado ao nosso assunto que você leu e amou?”
  • “Qual é sua comida favorita relacionada ao tema que abordamos para cozinhar?”

Essas perguntas podem ajudar a iniciar diálogos autênticos e a conhecer melhor seu público-alvo, oferecendo insights valiosos sobre suas preferências e opiniões.

Veja um exemplo divertido: 

Um exemplo interessante de como usar esse recurso de forma eficaz e divertida é a Netflix, que utiliza perguntas criativas e envolventes para iniciar conversas com seu público.

Leia também: Engajamento nas redes sociais: Como calcular?

3. Mostre os Bastidores do seu negócio

Compartilhar os bastidores do seu negócio é uma excelente maneira de humanizar sua marca e estabelecer conexões emocionais com seu público. 

Ao mostrar os processos internos, você pode gerar interesse genuíno e construir confiança com sua audiência.

Ao adotar essa abordagem, sua marca pode se conectar de forma mais autêntica e significativa com seu público, criando uma relação de transparência, proximidade e lealdade.

Inspire-se neste exemplo do mundo da moda!

A Mundo Lolita é uma das marcas que sabem muito bem usar o marketing digital no mundo da moda.

Com uma abordagem criativa e descontraída, eles nos levam aos bastidores da loja, dos ensaios e nos mostram como é o dia a dia de uma marca que cria peças para a mulher moderna. 

É como um passe VIP para os segredos por trás das coleções!

4. Passo a Passo: Engaje seu público com tutoriais e dicas práticas! 

O formato de conteúdo “passo a passo” é outra tendência que continua em alta em 2024 e pode ser uma ótima maneira de se conectar com seu público de forma educativa e útil.

Esses tutoriais detalhados, geralmente em vídeo, oferecem um guia claro e fácil de seguir para realizar tarefas específicas. 

É muito comum as marcas de maquiagem lançarem novos produtos e criarem vídeos tutoriais para mostrar como usá-los passo a passo, permitindo que seus seguidores aprendam e se inspirem.

Esse tipo de conteúdo é valorizado por sua praticidade e utilidade, ajudando a construir uma comunidade engajada em torno da marca.

Os benefícios do “passo a passo” são:

  • Facilita o entendimento de processos complexos;
  • Oferece um guia claro e fácil de seguir;
  • Demonstra expertise e autoridade no assunto;
  • Engaja o público com conteúdo educativo e útil;
  • Ajuda a construir uma comunidade engajada em torno da marca.

Confira um exemplo inspirador!

Neste exemplo que selecionamos para exemplificar essa estratégia, O Boticário divulgou um “passo a passo” para conquistar uma pele mais uniforme em até 4 semanas. 

No vídeo, a influenciadora @camilanunees mostra a sua rotina de skincare usando a linha Botik da marca.

Gostou? Agora, experimente criar seus próprios tutoriais e veja como seu público se engaja com esse formato dinâmico e educativo!

Leia também: Vídeos no Instagram: 20 ideais de conteúdo para todos os formatos

5. Acompanhe as tendências

Por fim, acompanhar as tendências no Instagram é fundamental para o sucesso da sua marca neste espaço criativo e em constante evolução. 

Isso envolve estar atento (a) aos temas emergentes, como moda sustentável, ao crescimento do conteúdo de vídeo curto, aos novos recursos e às mudanças no algoritmo da plataforma. 

Ao seguir as tendências de conteúdo para o Instagram em 2024, você pode criar conteúdo que ressoa com sua audiência e se destaca na plataforma, garantindo que sua marca esteja sempre atualizada e relevante para o público! 

Quer saber mais sobre as novidades que vão chegar na rede social? Confira em nosso blog: Novos Recursos do Instagram para 2024: Confira as novidades que vão chegar na rede social!

Domine as Estratégias de Conteúdo para o Instagram em 2024: estabeleça sua presença online de forma eficiente!

Como vimos, o Instagram continua evoluindo como uma das plataformas de mídia social mais influentes e dinâmicas do mundo. 

Ao implementar essas tendências em sua estratégia de conteúdo para o Instagram em 2024, você estará posicionando sua marca para o sucesso! 

Aproveite essas estratégias para criar conteúdos envolventes, autênticos e relevantes, que não apenas atraiam, mas também cultivem um relacionamento duradouro com sua audiência. 

Recapitulando, neste blog, você aprendeu sobre:

  • A importância do marketing de influência para alcançar um público mais amplo e autêntico;
  • Como usar perguntas para engajar sua audiência de forma interativa;
  • A tendência de compartilhar os bastidores do seu negócio para humanizar sua marca;
  • O uso de tutoriais passo a passo para criar conteúdo educativo e útil;
  • A necessidade de acompanhar as tendências do Instagram para se destacar na plataforma.

Então, que tal começar a colocar essas dicas em prática hoje mesmo?

Aproveite e experimente o Postgrain, a plataforma que gerencia todas as suas ações no Instagram em um só lugar. Clique aqui e teste grátis agora mesmo!

E para conferir mais conteúdos atuais como esse, visite o nosso blog! Estamos sempre compartilhando as últimas tendências e novidades de todas as redes sociais para você ficar por dentro!