Hashtags ou Palavras-chave: Quando e Como Usar? [2024]

Hashtags ou Palavras-chave: Quando e Como Usar? [2024]

por Stella Caroline

Publicado em 23 de março de 2024

Hashtags ou Palavras-chave: Qual é Melhor para o seu Conteúdo?

Hashtags ou palavras-chave? Qual é o melhor para o seu conteúdo? Vamos responder todas essas perguntas e muitas outras no conteúdo de hoje.

Hashtags ou Palavras-chave: Qual a Diferença?

Primeiramente, é importante entender que palavras-chave sempre serão diferentes de hashtags.

Apesar de terem objetivos semelhantes, elas possuem grandes diferenças na hora de usar.

Dessa forma, antes de falarmos sobre quando usar cada uma, precisamos explicar o conceito por trás de cada uma.

 Hashtags ou Palavras-chave

Leia também: 

Hashtags ou Palavras-chave: O que são Hashtags?

Hashtags são palavras antecedidas pelo símbolo “#” (conhecido como jogo da velha, mas o nome correto é Cerquilha). Elas são usadas para agrupar determinados conteúdos e deixá-los prontos para serem descobertos. 

Por exemplo, ao escrever no campo de busca da sua rede social favorita #marketingdigital, você verá diversos conteúdos sobre esse tema amplo.

Ou seja, hashtags são feitas para deixar o seu conteúdo pronto para ser consumido por quem pesquisar. Entretanto, hashtags tendem a ser pouco específicas ou passageiras. 

Quando hashtags duram anos, são de conteúdos mais amplos, aumentando assim a competição do seu conteúdo em relação aos outros, já que são vários conteúdos diferentes utilizando a mesma hashtag.

Por outro lado, hashtags mais específicas são passageiras.

Por exemplo, em 2011 a Coca-Cola fez uma campanha utilizando a hashtag #ShareACoke, que começou na Austrália. Entretanto, você provavelmente não sabia disso ou nunca mais viu essa hashtag, não é verdade?

Por outro lado, o algoritmo das redes sociais é inteligente, e todo conteúdo recomendado para você vem de conteúdos com as mesmas hashtags que você consumiu. 

Por exemplo, ao curtir um vídeo de receita, você provavelmente receberá outro vídeo similar de receita. De acordo com suas interações, a rede social estabelece os conteúdos de recomendação com base principalmente nas hashtags.

Leia também: Como usar hashtags de forma estratégica no Instagram

Hashtags ou Palavras-chave: O que são Palavras-chave?

Com o amadurecimento do algoritmo e o avanço da inteligência artificial, as redes sociais conseguiram replicar o que acontece nos mecanismos de busca como Google, Bing e outros. 

Dessa forma, nas principais redes sociais, ao pesquisar qualquer tema específico nos mecanismos de busca, vai aparecer um conteúdo sobre o tema específico se houver. 

Isso acontece através do algoritmo, que consegue “ler” tudo que está escrito no seu conteúdo, desde o texto da postagem até a legenda que você escolheu para aquele conteúdo.

Por exemplo: “Receita de bolo de milho” é uma palavra-chave. Apesar de usarmos palavras-chave, geralmente, elas são frases com mais de duas palavras. Isso facilita para que pessoas que desejam consumir um conteúdo específico encontrem o seu perfil. 

Entretanto, as palavras-chave não são a melhor forma para divulgar o seu conteúdo. Afinal, seu conteúdo é específico e diferente das hashtags, que são amplas.

Seu conteúdo só será recomendado com base em outros conteúdos do mesmo tema.

Dessa forma, as palavras-chave são geralmente utilizadas para atrair um público quente e comprador. Afinal, se alguém está procurando um tema específico, é porque já está aquecido ou avançou em um funil de vendas, mas as palavras-chave não são interessantes para alcance.

Hashtags ou Palavras-chave: Quando Usar Cada Uma Delas?

Agora que você entendeu os objetivos e o que são cada uma, vamos mostrar em qual situação uma se encaixa melhor do que a outra.

Hashtags ou Palavras-chave: Quando usar hashtags?

No caso das marcas, as hashtags devem ser utilizadas para promover conteúdo sobre o seu nicho, eventos ou tendências que estão acontecendo relacionados à sua marca.

Para seus conteúdos, recomendamos hashtags pouco específicas e a melhor forma de fazer isso é:

  • Pesquisando hashtags mais usadas pela concorrência nos perfis das outras marcas e nas maiores marcas do seu nicho.
  • Pesquisando as hashtags mais famosas do seu nicho no Google ou em outro buscador.

Tenha o costume de separar algumas hashtags para que as mesmas sejam sempre utilizadas nas suas postagens.

Dessa forma, seu conteúdo tem mais chance de ser recomendado para novas pessoas e se alguém pesquisar, verá vários conteúdos seus de uma só vez. 

Para isso, recomendamos separar essas hashtags fixas em um bloco de notas para apenas colar quando precisar.

Entretanto, outra dica é sempre colocar uma hashtag diferente relacionada ao que aquele conteúdo trata, pois isso é interessante para o algoritmo.

Quando estiver em uma campanha de marketing, em um evento ou acompanhando alguma nova tendência, só então recomendamos utilizar uma hashtag específica ou até mesmo criar uma hashtag no caso dos eventos.

Hashtags ou Palavras-chave: quando usar as palavras-chave?

As palavras-chave devem ser utilizadas nas imagens e vídeos que sua marca postar, nas legendas, na sua biografia e, se possível, no nome do seu perfil.

  • Em vídeos, coloque a palavra-chave no topo da tela, especialmente nos reels, como um título fixo, ou seja, que nunca saia da tela até o fim do vídeo;
  • Nas legendas, coloque a palavra-chave ao longo do conteúdo algumas vezes, mas não precisa exagerar.
  • Na biografia, coloque a palavra-chave pelo menos uma vez;
  • Em imagens que postar, coloque a palavra-chave no título ou na primeira imagem no caso de carrossel;
  • No nome do seu perfil, coloque a palavra-chave apenas se possível. Por exemplo, “Café com Leite Agência Digital”, nesse caso, a palavra-chave seria “agência digital”.

Para encontrar as melhores palavras-chave, recomendamos o Google Trends. Afinal, trata-se do maior mecanismo de busca do mundo, e lá você pode pesquisar as tendências do seu nicho e o que está acontecendo agora no mundo.

Hashtags ou Palavras-chave: Posso Usar as Duas ao Mesmo Tempo?

Sim, você pode usar tanto as palavras-chave quanto as hashtags ao mesmo tempo.

Afinal, uma serve para dar alcance e a outra serve para que um potencial cliente já aquecido vá até o seu perfil. Entretanto, só utilize as duas ao mesmo tempo, nas suas postagens. 

As hashtags fora das postagens podem dar um ar amador para sua marca, exceto se isso fizer parte da sua campanha de marketing, como no exemplo da Coca-Cola que mencionamos. 

As duas se complementam e potencializam a sua estratégia, seja ela qual for.

Portanto, recomendamos que, sim, utilize as duas ao mesmo tempo, nas postagens.

Para se aprofundar ainda mais no universo das redes sociais, marketing de conteúdo, novas tecnologias, continue acessando o nosso blog clicando aqui. 

Crie agora sua conta e use o cupom acima para GANHAR esse super bônus!