Instagram Candid Challenges: conheça o recurso inspirado no BeReal

Instagram Candid Challenges: conheça o recurso inspirado no BeReal

por Erola

Publicado em 05 de setembro de 2022

Primeiro foi o Reels como resposta à popularização do TikTok pelo mundo, agora é o Instagram Candid Challenges (IG Candid) como resposta ao possível sucesso a médio e longo prazo do BeReal. Para quem ainda não sabe, o BeReal é uma rede social que tem como proposta nadar contra a corrente de tudo o que bomba nas outras redes sociais: sem filtros, sem edição, sem curadoria e apenas 2 minutos para postar. 

A mecânica desse novo aplicativo — que incentiva seus usuários a serem reais e autênticos — é fotografar com a câmera frontal e traseira, simultaneamente, algo corriqueiro, vivenciado no momento em que o app notifica a liberação diária e única. É o BeReal que define aleatoriamente o único horário do dia para postarem através de uma notificação.

Para não ficar de fora das tendências, o IG Candid foi criado pelo Instagram com uma proposta semelhante e que pode ser útil para o social media e demais profissionais que usam o Instagram para divulgar seu trabalho. Entenda a seguir!

Como funciona o Instagram Candid Challenges?

Já esperávamos que uma das tendências de 2022 do Instagram era apostar em recursos que privilegiam o engajamento entre os usuários e que enaltecem as publicações que mais se destacam por isso. Com o Instagram Candid Challenges, o engajamento parece não ter o objetivo de competir com o algoritmo para estar no topo.

Segundo Alessandro Paluzzi, o recurso IG Candid também solicita o compartilhamento de uma foto autêntica e em horário aleatório. Veja as características que foram divulgadas:

  • os usuários do Instagram que participarem do Candid Challenges verão uma notificação em horários diferentes, a cada dia, convidando-os para tirar uma foto do ambiente;
  • após aceitar o aviso, a câmera do Instagram também será aberta com as duas lentes ativas (frontal e traseira);
  • a mensagem avisará também que os usuários têm dois minutos para tirar uma foto;
  • o conteúdo compartilhado por meio dos “Desafios Sinceros” aparecerá dentro dos Stories.

Quem já pode usar o Instagram Candid Challenges?

Até o momento em que escrevemos esse post (05/09/2022), o IG Candid não está disponível para o público de nenhum país. Isso porque o recurso “é um protótipo interno e não está sendo testado externamente”, segundo informação da porta-voz da Meta, Christine Pai, dada em entrevista ao site The Verge.

Por conta do recurso não está sendo testado publicamente como é feito em algumas ocasiões e com uma amostra pequena de usuários, ficou subentendido que não há previsão de lançá-lo nem mesmo se isso ocorrerá.

Agende e gerencie conteúdos do Feed, Story e Reels do seu Instagram com o Postgrain. Faça um teste grátis por 7 dias.

Quais os benefícios do IG Candid para as marcas?

As investidas que o Instagram aposta em sua plataforma têm sido acirradas e, na maioria das vezes, promissoras. Por mais que seja uma adaptação de um recurso de outra empresa, os formatos que prevalecem caem no gosto dos usuários comuns — aqueles que estão ali só pra se entreter, relacionar-se com outros perfis.

Então, o movimento de quem usa o Instagram para divulgar o seu próprio trabalho ou o negócio de outras empresas é se adaptar às mudanças do app para manter o interesse da audiência com o perfil. Para exemplificar alguns benefícios, se o IG Candid Challenges for lançado marcas pessoais e empresas podem:

  • tirar fotos que demonstrem alguma informação exclusiva, como um bastidor de uma campanha ou produto;
  • fotografar algo da rotina ou da entrega do seu serviço que geralmente é mostrado para clientes;
  • registrar momentos que saem da linha editorial do perfil, mas agregam à autenticidade da marca;
  • gerar curiosidade em torno de assuntos que o público tem curiosidade;

Ainda não sabemos como funcionará exatamente o IG Candid Challenges, mas podemos enxergar benefícios se soubermos surfar na onda para alcançar atuais ou novos públicos. Não é a primeira vez que o Instagram cria um recurso com proposta de ser um desafio interativo. Se a adesão seria alta, só o uso prático diria. O interessante será acompanhar conteúdos mais espontâneos, evidenciando a autenticidade e criatividade dos perfis.

Como você enxerga esse possível novo recurso do Instagram? Comenta com a gente! ↓

Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis e aproveite todos os recursos da nossa plataforma.