Ícone do site Postgrain

Para que serve o Instagram Lite? Confira tudo sobre o app

Telas do Instagram Lite

Já passou perrengue de estar com a memória do celular cheia e precisar apagar fotos e aplicativos? Ou de estar com a internet tão lenta a ponto de intercalar entre  WiFi e 4G pra ver qual seria o “menos pior” naquele momento? Se a resposta for sim, o Instagram Lite é pra você. 

Quem usa o Instagram Web sabe como ele (e o Postgrain :p) facilitam a rotina de planejamento de conteúdo, deixando a gestão mais ágil e sem depender do aplicativo mobile. Entretanto, o Instagram Lite veio pra democratizar o acesso da rede social para diversos smartphones. Confira abaixo!

O que é o Instagram Lite?

Instagram Lite é a versão mais leve do app do Instagram, lançado em 2021 e disponível para download nos dispositivos Android. A versão ocupa apenas 2MB de memória e foi pensada para smartphones com configurações mais simples, com pouco espaço de armazenamento e de regiões com acesso à redes de dados com velocidade mais baixa.

Segundo o Canaltech, o app foi pensado principalmente para usuários de países emergentes, pois eles identificaram algumas especificidades que esse público precisava para aproveitar melhor o Instagram.

Para que serve o Instagram Lite?

Algumas funcionalidades, como a criação de IGTV e Reels, a visualização e transmissão de vídeos ao vivo, ficaram de fora do Instagram Lite no lançamento de 2021. Segundo a empresa, as atualizações serão lançadas “assim que possível”.

Os formatos de vídeo (Reels, IGTV), por sinal, não possuem aba própria como têm no Instagram principal, e são exibidos apenas no Feed junto com as demais publicações. 

A criação de Stories também tem limitações pra quem usa o Lite. Alguns stickers ainda estão indisponíveis e há apenas uma versão disponível para pincel e fonte tipográfica (sem as variações oferecidas na versão principal).

Nos Stories, a exibição dos links está igual no app principal, ou seja, funciona para todos os perfis e através do sticker de link. Na visualização dos Stories, outra diferença é nos posts com links. Quanto à chamada para ação (CTA) do link, também não precisa mais recorrer ao “arrasta pra cima” já que a própria figurinha tem espaço para colocar texto de CTA.

Qual a diferença entre Instagram e Instagram Lite?

A diferença do Instagram Lite para o aplicativo principal do Instagram é que ele tem menos funcionalidades e layout simplificado. Com seus recursos reduzidos, o Lite cabe em smartphones simples, com pouca memória RAM e HD.

Como instalar a versão Lite no celular?

Pegue um smartphone Android e acesse o app Google Play. Depois, digite e procure por “Instagram Lite”. Agora é só clicar no botão para fazer o download. 

Pra conseguir chegar no resultado de um aplicativo mais leve, que ocupe menos espaço no celular Android e gaste menos dados pra rodar, algumas funções foram sacrificadas no desenvolvimento do Instagram Lite. Ele é perfeito para usuários que não se importam com a ausência de algumas das funcionalidades, geralmente as mais novas, do app principal.

No fim das contas, tudo depende das necessidades de cada um com o Instagram. Conta pra gente: o Lite vale a pena pra você?

Sair da versão mobile