Itens Compráveis no Tiktok: O que é, por que e como funciona?

Itens Compráveis no Tiktok: O que é, por que e como funciona?

por Larissa Ferreira

Publicado em 09 de março de 2024

Itens compráveis no TikTok se tornarão uma realidade em breve, e nesse conteúdo vamos fornecer uma introdução detalhada para esse futuro recurso, com base nas informações disponíveis até o momento.

Itens Compráveis no Tiktok: O que é Esse Recurso?

Itens Compráveis no Tiktok

 

A ideia desse recurso é bastante simples, mas ao mesmo tempo pode ser bastante revolucionária. Em resumo, todos os vídeos dentro da plataforma vão ter a possibilidade para o usuário de comprar o que está sendo mostrado. 

Desde uma camiseta que a pessoa está usando até a caneca que está ao fundo e pode ser identificada. Por isso, a maioria dos sites na internet está chamando esse recurso de “vídeos compráveis”.

Imagine não existir mais a necessidade de perguntar à pessoa do vídeo onde ela comprou determinado item ou fazer uma longa pesquisa sobre o item na internet? Isso é revolucionário. Afinal, permite que mais pessoas aproveitem as tendências e busquem seu estilo próprio. 

É claro que isso abre margem para a discussão sobre consumismo, que podemos abordar depois. Toda discussão, onde ouvimos todos os lados, é saudável.

Apesar de ser revolucionário, é inegável que a plataforma está se tornando cada vez mais comercial, oferecendo possibilidades para criadores de conteúdo e marcas divulgarem seus produtos.

Esse recurso tornará as pessoas mais consumistas?

Se consumismo é um tema relevante para você, com certeza já possui uma opinião sobre esse recurso. Entretanto, é interessante olharmos para todos os lados dessa discussão. 

Esse recurso pode sim tornar as pessoas mais consumistas e agravar o problema da comparação que já existe nas redes sociais por motivos óbvios. Falamos mais disso no nosso conteúdo sobre 3 Impactos negativos das Redes Sociais na Saúde Mental.

Porém, também precisamos entender que isso significa que mais pessoas terão acesso a produtos da tendência, o que democratiza muito mais. Além disso, não devemos apenas pensar em roupas ou itens para compor a aparência.

Por exemplo, se você é um estudante em busca de um notebook custo-benefício, pode simplesmente observar outros estudantes no TikTok e ver qual dispositivo estão usando. 

Essa pessoa evitou horas de pesquisa, viu outras pessoas satisfeitas com o produto e resolveu seu problema como estudante.

O mesmo vale para uma mãe que precisa de um novo brinquedo para seu bebê, um leitor procurando por novos livros, e assim por diante. 

Ninguém sabe se esse recurso será mais positivo ou negativo nessa questão, mas tem potencial para ser ambos e é importante entender que existem esses dois lados.

Itens Compráveis no Tiktok: Por que a Plataforma está Testando?

Neste tópico, vamos discutir algumas das razões que levaram a plataforma a testar esse recurso e provavelmente mantê-lo.

Enorme receita em potencial

Como mencionado anteriormente, oferecer essa possibilidade reflete a estratégia de longo prazo do TikTok para aumentar sua receita e tornar-se ainda mais competitivo entre as redes sociais. 

Afinal, os vídeos rápidos com milhões de visualizações 24 horas por dia representam uma espécie de mina de ouro das redes sociais, não é verdade?

É muito provável que outras plataformas também adotem esse recurso pouco depois de seu lançamento, mas se o TikTok tiver a melhor versão dele, a grande maioria das empresas continuará na plataforma e dará preferência a ela.

Apesar de não ter sido revelado, é altamente provável que o TikTok ganhe comissões com cada produto vendido por meio desse recurso. No entanto, isso vai muito além da enorme receita em potencial.

Mais relevância entre as redes sociais

Garantir que esse recurso funcione de forma fluida é garantir que mais marcas e também mais criadores de conteúdo façam mais conteúdo dentro da plataforma. 

Isso significa maior relevância entre as redes sociais. Afinal, o que torna uma rede social rentável é sua capacidade de oferecer recursos de marketing para as empresas anunciantes.

Além disso, é algo que se retroalimenta. Os anunciantes terão tendência a anunciar mais na plataforma, e os criadores de conteúdo também, o que atrai mais anunciantes e novos criadores de conteúdo exclusivos da plataforma.

Anúncios absurdamente sofisticados

É muito estranho quando, no meio de um filme ou série, existe uma cena inteira dedicada a um anúncio, não é verdade? Afinal, não é natural e atrapalha o seu entretenimento. 

Com esse recurso, muitos criadores de conteúdo só precisarão usar de fato o produto ou aparecer no vídeo, sem comentários invasivos ao seu entretenimento.

Isso torna os anúncios cada vez mais sofisticados e aumenta as chances do público gostar. É claro que sempre vão existir inúmeras formas de anunciar uma marca, mas essa pode estar mais presente do que as outras.

Itens Compráveis no Tiktok: Como vai Funcionar?

Para finalizar nosso conteúdo, vamos mostrar como esse recurso vai funcionar com base nas informações disponíveis até o momento. No entanto, se houver qualquer atualização, vamos informar em nosso blog. Portanto, não deixe de acompanhar.

Identificação automática

Muito provavelmente, o recurso será operado por inteligência artificial por meio de um banco de dados próprio do TikTok. Afinal, a plataforma não mostraria um item para o qual a empresa não pudesse receber uma comissão. 

Dessa forma, as empresas devem enviar informações dos produtos, junto com fotos e avaliações de clientes, para que essa identificação ocorra de forma automática.

Além disso, provavelmente não será um recurso invasivo. É provável que seja uma pequena notificação no canto da tela, mostrando que você pode comprar o produto.

Mais uma métrica para o algoritmo

Muito provavelmente, a plataforma usará esse recurso como mais uma métrica do algoritmo. Ou seja, pessoas que olharam o produto, mas não compraram, receberão vídeos com o mesmo produto, enquanto pessoas que compraram receberão vídeos de produtos semelhantes.

É claro que tudo isso são possibilidades, mas tudo dentro do TikTok é minuciosamente parte do algoritmo total. Dessa forma, não faria sentido ignorar essa métrica tão valiosa para o lado financeiro da empresa, não é verdade? 

Querendo ou não, isso vai melhorar a experiência do usuário, pois será uma forma de conhecer novas pessoas por interesses em comum.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo, mas não perca novidades sobre esses e outros recursos aqui no nosso blog. Clique no link para ver outras novidades e dicas sobre redes sociais, estratégias para sua marca e marketing digital.