Lapse: a rede social que pode se tornar tendência em 2024

Lapse: a rede social que pode se tornar tendência em 2024

por Stella Caroline

Publicado em 23 de janeiro de 2024

Lapse é uma nova rede social que chegou ao sistema da Apple e busca trazer uma experiência completamente diferente de suas concorrentes. 

Neste conteúdo, você saberá muito mais sobre como a rede social funciona e o que o futuro guarda para este aplicativo.

Lapse: o que é a rede social exatamente?

Lapse é uma rede social, mas não como estamos acostumados. Afinal, ela busca proporcionar uma experiência completamente diferente, que, na verdade, é um pedido muito antigo das pessoas.

Hoje, as redes sociais, para o usuário comum, podem ser vistas como uma perda de tempo, geradora de problemas em suas vidas e muitos outros aspectos negativos. Pensando nisso, os irmãos britânicos Dan e Ben Silvertown criaram uma rede social que fosse diferente de todas as outras.

O objetivo da rede social é proporcionar mais privacidade, autenticidade e nostalgia. A ideia principal é imitar o processo de fotografar à moda antiga, de forma analógica.

As pessoas que nasceram nos anos 90 sabem muito bem que tirar fotos era mais raro e era até mesmo considerado um evento em si. O principal motivo por trás disso é que a fotografia demorava para ser revelada.

É claro que a rede social não quer que você revele sua foto indo a uma empresa, mas sim que ocorra um espaço de tempo entre tirar a foto e que as pessoas a vejam.

Como funciona a rede social?

Como falamos anteriormente, o Lapse deseja imitar as sensações positivas de se tirar uma foto antigamente.

A rede social que não possui likes nem seguidores

Primeiramente, a rede social não possui ‘likes‘ ou qualquer forma de seguidor ou amigo. A única maneira de reagir ao conteúdo do Lapse é através de reações específicas por meio de emojis ou comentários, tornando assim a experiência mais autêntica e intencional.

Isso vai completamente contra a ideia das principais redes sociais hoje em dia, que buscam apenas o “mais” e o “maior”. É como se fosse um grande concurso de popularidade e beleza para os usuários comuns. 

Muitas vezes, as redes sociais mais populares concentram-se apenas nesse aspecto, enquanto os elementos que originaram as redes sociais acabam se perdendo.

Afinal, o que são as redes sociais além de uma extensão da sua vida social, não é verdade?

Tudo dentro do aplicativo

O segundo motivo principal pelo qual a rede social está fazendo tanto sucesso é que só é possível postar fotos tiradas diretamente no aplicativo. 

Dessa maneira, não é possível alterar em nada a imagem, tornando-se algo fundamental para evitar a busca pela perfeição, que não é possível na vida real. 

Essa ideia foi muito impulsionada pelo BeReal, mas infelizmente o aplicativo perdeu força, assim como outras redes sociais.

As funcionalidades mais comuns estão por aqui

Além dessas duas principais funcionalidades, o Lapse também possui um mensageiro para conversar com os seus amigos e convidar outros. 

Basicamente, tem tudo que uma rede social precisa ter. No futuro, provavelmente, outras funcionalidades serão adicionadas, como o compartilhamento, por exemplo. No entanto, como ainda está no começo, o Lapse é uma rede social minimalista.

Lapse: quais são as principais diferenças em comparação com as outras redes sociais?

Essa filosofia da rede social e as duas principais funcionalidades trouxeram diversas diferenças entre as outras redes sociais que vamos falar nesse tópico.

Fotografia no estilo analógico X Fotografias instantâneas

A simulação da fotografia analógica no Lapse faz com que as fotos postadas na rede sejam mais espontâneas e, por consequência, mais memoráveis. 

Enquanto outras redes sociais permitem que qualquer foto seja publicada, isso, na prática, gera uma competição para ver quem é o mais perfeito aos olhos dos seguidores.

Todos já fizeram alguma mínima edição em suas fotos, e embora isso seja interessante quando se trata do conhecimento de fotografia, não é positivo querer alterar digitalmente quem você é.

Foco nos amigos X Foco nos seguidores

Por não mostrar para as outras pessoas quantos seguidores você tem, a relação com os amigos se torna muito mais autêntica em comparação com as outras redes sociais. Afinal, a sua experiência em outras plataformas é bastante definida pelo número de seguidores que você possui, não é verdade? 

Quanto mais seguidores, mais comentários, mais curtidas, mais reações ao seu story, teoricamente mais pessoas que concordam com você, e não há algo profundamente significativo em nada disso.

Intimidade X Superficialidade

É inegável que essa proposta traz mais intimidade, criando assim uma atmosfera única. Enquanto as outras redes sociais naturalmente geram uma atmosfera exagerada de consumo de conteúdo. 

Será interessante comparar quantas horas os usuários de cada rede social passam e observar a diferença entre as plataformas.

Reações e comentários, sem likes

Praticamente todas as redes sociais possuem formas de reação, comentários e likes. No entanto, o Lapse tem um foco muito maior nos comentários e reações. 

Dessa forma, a questão aqui não são os números, mas sim o que as pessoas estão realmente dizendo. Esse incentivo torna a experiência na rede social muito mais expressiva, natural e genuína.

Afinal, em todas as plataformas, nós criamos algum tipo de cultura ou prática que precisa ser seguida, como elogiar cada foto que alguém que você conhece posta ou desejar feliz aniversário postando uma foto com a pessoa. 

Não estamos dizendo que há algo de errado nisso, pelo contrário. Entretanto, quando se torna uma regra, naturalmente se transforma em algo mais mecânico do que espontâneo.

Existe alguma saturação das redes sociais?

Há uma saturação na forma como as redes sociais são hoje em dia, e não exatamente nas redes sociais em si. Como mencionamos, muitos usuários reclamam desse concurso de beleza e popularidade.

Dessa forma, é interessante ver redes sociais tentarem mudar esse paradigma que ainda temos hoje. Entretanto, precisamos lembrar que nada disso adianta se os usuários não aderirem. 

Redes sociais só continuam com muitos usuários e cada vez mais pessoas entrando na plataforma, e o BeReal, que tinha uma filosofia parecida com o Lapse, não conseguiu ganhar tanta aderência.

É claro que isso não é culpa dos usuários, mas sim da forma inovadora como está sendo feito. Temos que lembrar que tudo é um processo de tentativa e erro, principalmente quando falamos de uma nova tendência.

Lapse: será que a rede social tem potencial de crescer?

Infelizmente, está muito cedo para dizer se o Lapse tem potencial para crescer, mas, no momento, está fazendo tudo para que isso aconteça. 

Alguns usuários já estão experimentando a plataforma e gostando, mas precisamos observar o crescimento da rede social ao longo dos anos.

Além disso, é necessário verificar a forma de monetização do aplicativo e se o modelo de negócios é rentável.

Por que estão surgindo tantas redes sociais focando no consumo de conteúdo consciente?

Muitas redes sociais estão implementando mecanismos para evitar que as pessoas consumam excessivamente conteúdo. 

Apesar de parecer contraintuitivo, a verdade é que com menos conteúdo, a qualidade individual de cada conteúdo naturalmente se torna mais perceptível. 

Isso está ocorrendo tanto devido à demanda das pessoas quanto como uma forma das empresas competirem com as gigantes.

Lapse: já posso usar o aplicativo?

Até o momento, o Lapse está disponível apenas para IOS, ou seja, somente se você tiver um dispositivo Apple. Além disso, o aplicativo tinha um sistema em que você só poderia publicar se convidasse 5 amigos para a rede social.

Dessa forma, até o momento, esses são os dois requisitos para usar o aplicativo. No entanto, tudo isso pode mudar a qualquer momento, e vamos mantê-los atualizados quando ocorrerem mudanças.

Conclusão

O Lapse pode simbolizar o começo de uma grande mudança nas redes sociais, afinal tudo que é tendência, as outras redes sociais também vão ter.

Deixe nos comentários se você já está utilizando a rede social e se pretende usar no futuro. Para ver mais conteúdos como esse, acesse nosso blog!