O LinkedIn com vídeos parecendo TikTok? Exatamente o que você acabou de ler. Nesse conteúdo vamos falar sobre essa grande novidade que a empresa está trazendo para a rede social.
Nesse conteúdo vamos mostrar como funciona essa novidade no momento, o que podemos esperar do futuro quando estiver liberado para todos e ainda quando vai chegar ao Brasil.
LinkedIn com vídeos como o TikTok: Como funciona a novidade?
Os vídeos verticais começaram a ficar bastante populares pelo TikTok que trouxe essa fórmula que hoje em dia é a vanguarda do consumo de conteúdo. Em pouco tempo outras plataformas criaram suas próprias versões dessa funcionalidade.
Como o YouTube com o Shorts, o Instagram com o Reels e outras plataformas como o Pinterest, Facebook e até mesmo a Netflix abordou essa tendência com aquela seção dentro do aplicativo “Risadas rápidas”.
Entretanto, o LinkedIn estava tendo o cuidado por ser uma rede social mais empresarial conectando colaboradores com empresas. Provavelmente verificando a solidez desse formato de conteúdo.
Podemos dizer em 2024 que os vídeos em formato vertical estão mais do que solidificados e podem garantir uma grande revitalização para a plataforma.
O formato vertical sem grandes modificações
Em time que está ganhando, não se mexe, não é verdade? A plataforma apesar do passo ousado, se manteve mais contida em modificações no formato de vídeos vertical.
Ou seja, é o mesmo modelo que estamos acostumados das outras plataformas: opções de curtida, comentário e compartilhamento no canto direito da tela, arrastar o dedo para cima para ver o próximo vídeo e claro o formato vertical.
A atualização maior nesse sentido seria apenas uma pequena seção na barra inferior do aplicativo que até o momento está se chamando de “Vídeos”.
LinkedIn com vídeo como oTikTok: O que significa essa novidade para a rede social?
Como falamos anteriormente, o LinkedIn é uma plataforma muito mais rígida do que as outras pelo seu tom mais empresarial. Dessa forma, nós enxergamos esse como um passo ousado do LinkedIn e nesse segundo tópico vamos falar um pouco mais sobre nossa leitura.
A plataforma vai continuar tendo um conteúdo relevante
Quando falamos sobre o LinkedIn estar ousado, não estamos falando de uma mudança completa na missão e filosofia da empresa. Ou seja, você profissional não precisa se preocupar porque o LinkedIn provavelmente não vai se tornar um novo TikTok ao nível de conteúdo.
Muito provavelmente não terá dancinhas, piadas e outras práticas pouco profissionais dentro da plataforma. Afinal, mesmo que essa função abra margem para isso, não é da cultura da rede social ter esse tipo de conteúdo.
Um ótimo exemplo disso é que o diretor de estratégia da agência McKinney mostrou na prática como o formato funciona e é a partir do vídeo dele que estamos criando esse conteúdo.
Além disso, já é mostrado alguns criadores de conteúdo fazendo vídeos bem relevantes e mantendo o tom já adotado pela plataforma. Em resumo, nenhuma grande mudança vai acontecer no conteúdo da plataforma.
Pode atrair mais pessoas
Essa funcionalidade com certeza vai atrair mais criadores de conteúdo na plataforma porque esses profissionais já estão produzindo esse mesmo conteúdo no TikTok, Reels e outras plataformas já existentes. Por ser um conteúdo mundialmente adotado, não será difícil repostar o conteúdo já existente também no LinkedIn.
Além de trazer mais pessoas para produzir conteúdo, os usuários na plataforma podem visitar mais vezes no dia porque agora nesse formato há mais formas de gerar conteúdo interessante na plataforma.
Afinal, é muito diferente ler um artigo por 5 minutos e assistir um vídeo de 30 segundos. Não estamos discutindo a profundidade entre os formatos, cada formato terá o seu valor. Entretanto, essa rapidez engaja o usuário a entrar mais vezes na plataforma ao longo do dia.
Por se tratar de uma rede social focada nos profissionais podemos ver uma grande adesão para adquirir mais conhecimento sobre sua profissão e outros setores.
Podemos esperar mais novidades no futuro
Como falamos no início do nosso conteúdo, depois do TikTok, basicamente toda outra rede social queria um recurso de vídeos verticais para chamar de seu. Entretanto, como esse modelo já se solidificou, podemos esperar novidades para o futuro.
O Reels do Instagram, por exemplo, é uma grande plataforma hoje em dia que está trazendo seus próprios recursos, como o blend que já comentamos por aqui, clique aqui para conferir.
Dessa forma, não é exagero pensar que o próprio LinkedIn vai trazer seus próprios recursos a medida que a plataforma vai evoluindo e também se ganhar adesão do público.
É claro que é muito cedo para pensar nisso, visto que a plataforma ainda não chegou mesmo dentro do LinkedIn. Entretanto, podemos imaginar alguns elementos que eles poderiam adicionar.
Por exemplo, mostrar a notificação de que aquele profissional está procurando uma vaga se você como empregador já viu alguns conteúdos deste profissional em específico. Mais uma vez, se trata de um pensamento a longo prazo, mas que com certeza vai acontecer.
LinkedIn com vídeos como o TikTok: Quando vai chegar?
Os vídeos verticais continuam em fase de testes finais porque já tem uma plataforma visual feita e alguns vídeos já estão para alguns usuários testarem e enviarem. Esses usuários são alguns usuários que foram convidados ou que se inscreveram para testar versões instáveis do aplicativo.
Pelo vídeo do diretor de estratégia da agência McKinney, os vídeos estão em inglês, então não se sabe se já está disponível para todas as pessoas do mundo testarem ou apenas para a América do Norte, em especial os Estados Unidos.
Dessa forma, no momento se torna impossível definir exatamente quando essa função vai chegar, mas aparentemente é logo. Por isso recomendamos que você acompanhe o nosso blog clicando aqui para não perder nenhuma informação relevante desse lançamento.
Assim que a função for lançada, vamos comentar sobre tudo e ensinar você a usar completamente para sair na frente. Entretanto, você tem uma vantagem: Isso vai acontecer logo.
Dessa forma, se você já produz conteúdo para a rede social, essa é uma ótima oportunidade para fazer conteúdo nesse formato e quando a função chegar, você estará com vários vídeos prontos.