Nova função do Instagram: Conheça o “Blend”! [2024]

Nova função do Instagram: Conheça o “Blend”! [2024]

por Stella Caroline

Publicado em 10 de abril de 2024

Nova função do Instagram: Blend – um novo jeito de recomendar Reels!

A nova função do Instagram pode estar chegando em breve e será uma nova forma de recomendar os Reels que nunca vimos anteriormente.

Leia esse conteúdo até o final para saber das novidades.

Nova função do Instagram: O que é o “Blend”?

A funcionalidade aparentemente se chama “Blend” até o momento, mas não sabemos se ela vai continuar assim. A ideia é que seja uma nova forma e também uma nova métrica para recomendar os Reels de forma mais padronizada, precisa e com mais qualidade.

Até o momento, essa função tem o objetivo de combinar interesses mútuos entre amigos para criar um feed privado de vídeos recomendados.

Dessa forma, quando o usuário ativar a função “Blend” no seu aplicativo junto de um amigo, eles terão um fluxo de conteúdo que ambos gostam com base em suas interações passadas, principalmente o recurso de salvar.

Por exemplo, vamos imaginar que dois amigos têm interesse em culinária. O primeiro amigo, em sua experiência com a rede social, viu conteúdos de receitas salgadas, enquanto o outro viu receitas doces, mas todas as receitas são passadas nesse fluxo específico.

Isso pode ser extremamente interessante para mostrar interesses em comum entre amigos e gerar discussões sobre o tema.

Nesse exemplo, os amigos poderiam estar decidindo o que fazer para comer em uma festa, e essa função foi fundamental para isso.

Veja também:

Nova função do Instagram: Quem descobriu o Blend?

Alessandro Paluzzi compartilhou em seu perfil do antigo Twitter a função no dia 28 de março de 2024. Aparentemente, em seus estágios de teste, mas já bastante robusta, até mesmo com uma mensagem com o nome da nova função do Instagram.

A descoberta por Paluzzi foi feita através de uma versão de testes do aplicativo. Muitos aplicativos possuem essas versões para poucos usuários testarem as novas funções e assim chegarem ao grande público.

Infelizmente, essas versões dos aplicativos são pouco estáveis e, portanto, grande parte dos usuários prefere não utilizá-las. Entretanto, é possível obter essas informações privilegiadas por meio dessas versões.

Com isso em mente, o que estamos trazendo neste conteúdo ainda é algo bastante inicial para estar nas mãos do usuário comum. Portanto, muitas mudanças podem acontecer e, em alguns casos, essas funcionalidades podem não chegar a ser lançadas.

Como a função já possui uma interface, provavelmente veremos o “Blend” em algum momento do futuro. Entretanto, não sabemos exatamente quando.

Nova função do Instagram: Como o “Blend” vai funcionar?

Nova função do Instagram

Com base nas informações de Paluzzi, já temos algumas informações sobre a nova funcionalidade que podemos compartilhar neste conteúdo.

O “Blend” é um fluxo de Reels privado entre você e um amigo, baseado exclusivamente em conteúdos que vocês compartilharam entre si por mensagem e nos seus interesses mútuos.

Quanto a como é possível “sair do Blend”, ainda não está claro se será uma opção no menu Explorar com Reels dentro dos parâmetros mencionados anteriormente, ou se será uma nova função do Instagram para você e seu amigo assistirem Reels ao mesmo tempo.

Além disso, como se trata de um recurso ainda em fase de testes, não sabemos se apenas duas pessoas podem usar a funcionalidade ou se outras pessoas também poderão se juntar. Precisamos esperar para ter uma resposta conclusiva.

“Blend” do Instagram parece com o “Match” do Spotify 

Quem usa o aplicativo de streaming de música sabe que existe uma funcionalidade para gerar uma nova playlist com base nos interesses de dois perfis. Isso proporciona uma experiência social interessante e positiva para ambos os amigos que se aproximam.

Para tentar deixar mais claro o que ainda não testamos, o “Match” do Spotify pode ser uma base para ser levada ao Instagram. Curiosamente, nos Estados Unidos, a função do streaming de música também se chama “Blend”.

No Spotify, as playlists de música são atualizadas diariamente e isso não necessariamente é compartilhado pelos dois perfis ao mesmo tempo.

Dessa forma, é provável que a função do Instagram seja integrada ao menu “Explorar” e permaneça como uma experiência individual.

Leia também: 

Nova função do Instagram: Possíveis vantagens do “Blend”

Para finalizar nosso conteúdo, vamos falar sobre como essa nova função do Instagram pode gerar diversas vantagens para o usuário com um olhar mais estratégico.

Mais uma métrica para ser estudada

A função promete ser mais uma métrica a ser estudada por nós profissionais de social media, marcas, empresas e interessados em entender melhor como o algoritmo funciona.

Assim que a função estiver disponível pode ter certeza que vamos mostrar não só como ela funciona, mas seu impacto no algoritmo atual.

Enquanto isso, leia nosso conteúdo sobre algoritmos de recomendação e motivo do Instagram sugerir Conteúdos para Você.

Fortalecimento de vínculos

Como se trata de uma função que você utiliza com um amigo na plataforma, podemos esperar um belo fortalecimento de vínculos na rede social. Isso pode ser muito interessante para marcas e seus concorrentes. 

Por exemplo, um perfil de loja de roupas no “Blend” necessariamente recomendará outros perfis de outras lojas de roupas. 

Dessa maneira, não apenas fortalecendo aquela marca, mas todo o setor envolvido naquela marca. Além disso, ao utilizar esse recurso, os amigos em questão podem discutir e até mesmo comprar os produtos oferecidos na hora.

Maior engajamento para as marcas

Como mencionamos anteriormente, setores inteiros serão mais visíveis, em vez de apenas um perfil grande, o que será extremamente positivo para o engajamento das marcas. Afinal, mais pessoas estarão vendo, compartilhando e comentando sobre seus perfis.

Esse engajamento adicional pode ser crucial para obter mais informações em seus relatórios e direcionar suas estratégias também. Além disso, ainda não sabemos quais recursos extras serão disponibilizados para marcas utilizando o “Blend”.

Por exemplo, pode haver anúncios direcionados para pessoas que utilizaram esse recurso e encontraram seus perfis, mas ainda não são seguidoras.

Mais uma vez, como esse recurso ainda não foi lançado, muitas das vantagens são especulações.

Dessa forma, recomendamos que você fique de olho no nosso blog clicando aqui para não perder nenhuma nova informação sobre esse novo recurso que com certeza vamos falar no futuro.

Crie sua conta no Postgrain e GANHE 30 dias grátis usando o cupom POSTBLOG.