Instagram Shopping: veja como criar sua loja e vender online

Instagram Shopping: veja como criar sua loja e vender online

por Ana Raissa

Publicado em 14 de junho de 2019

Desde sempre, o Instagram funciona como uma excelente vitrine para os negócios, que podem criar conteúdos pra aumentar o alcance e visibilidade dos seus produtos, tornando-os também itens de desejo. Com o Instagram Shopping, esse conceito de vitrine ganha uma elevação e passa a ser ainda mais concreto dentro do aplicativo.

A possibilidade de criar uma Loja, catálogos de produtos e etiquetas de produtos com links que podem ser usados nos conteúdos tem um impacto enorme nas oportunidades de venda no Instagram. Então, se você possui um perfil de marca ou produto e quer aumentar as suas vendas, fique de olho que esse guia sobe Instagram Shopping foi criado especialmente pra você!

O que é o Instagram Shopping?

O Instagram Shopping foi lançado primeiro nos Estados Unidos, em 2018, e depois ganhou o mundo e levando para as contas de negócios mais uma oportunidade de vender dentro do aplicativo, com a marcação de produtos nos próprios posts.

Com o recurso, as marcas passaram a contar com várias ferramentas úteis pra expandir seus negócios, como:

  • A criação de Loja, uma verdadeira vitrine virtual onde você pode subir fotos, nomes e descrição para todos os seus produtos; 
  • A marcação de tags, que funcionam como uma espécie de etiqueta clicável que liga a venda de um produto com as publicações que você faz no Instagram;
  • As guias de produto, que permitem que você junte vários itens em um único contexto, tema ou lista de indicações;
  • E as coleções, pra você juntar itens que pertencem ao mesmo conjunto e facilitar a visualização e descoberta para os usuários.

Imagine o cenário: você, que possui um e-commerce, pode passar a trabalhar com aquisições reais no Instagram, da forma mais orgânica e direta possível, encurtando a jornada de compra. 

Onde posso usar o recurso de Loja?

Atualmente, este recurso está disponível para contas de negócios no Instagram. Com ele, você poderá marcar imagens publicadas no Feed, Stories, IGTV e Reels e ter uma aba disponível só para a exibição do seu catálogo. Além disso, as Lojas agora também têm uma aba de navegação exclusiva, onde seus produtos podem ser mostrados para outros usuários que não necessariamente te seguem.

Antes de iniciar todo o seu processo, lembre-se de dois passos super importantes: 

 

 

Como criar loja no Instagram Shopping para vender seus produtos

Para fazer esse tutorial, criamos uma conta do zero (@MyTshirt77), inicialmente com conteúdo exclusivo e informações específicas que um negócio real deve ter para conseguir a aprovação da loja.

 

S

Sabemos o quanto o Instagram ainda é dependente das informações que compartilha com o Facebook, então o passo mais importante para a aprovação começa fora do aplicativo, criando um catálogo. De acordo com o próprio aplicativo, este catálogo pode ser criado e administrado pelo Gerenciador de Negócios, por uma página de loja do Facebook ou por outras plataformas de loja virtual como a Nuvemshop, o BigCommerce e o Shopify.

Vamos te ensinar a criar nos três formatos e ainda adicionar um método de pagamento da forma mais fácil possível.

Como criar um catálogo para o Instagram pela Fanpage

O nosso primeiro passo foi criar uma fanpage onde pudéssemos adicionar o recurso de loja. Algumas contas já vem com ele habilitado na barra lateral, mas caso a sua página não tenha, clique em Configurações. Em seguida, selecione Modelos e Guias.

Clique em Adicionar uma guia e a opção de loja estará lá esperando para ser ativada.

Após adicionar esta guia, você precisa ativar a função que a deixa visível na página. Depois disto, todo o processo está pronto para ser iniciado.

A aba de loja fica visível na página inicial, bem no canto direito.

Antes de iniciar o processo de preenchimento de catálogos, você precisa configurar a seção Loja pelo Facebook, que é basicamente a reafirmação de que você concorda com todos os Termos e Políticas do Vendedor pelo Facebook.

Após clicar em continuar, você terá duas opções para finalização de compra: as pessoas podem entrar em contato para comprar o produto ou finalizar o processo através de um link externo.

Para fechar negócios com mais facilidade, sugerimos que você utilize a opção de link externo, que processará todo o seu pagamento sem que você precise entrar em contato com o cliente para enviar um boleto ou um link de pagamento.

Atenção: A opção de Mensagem para comprar não enquadra o seu negócio na no módulo de marcações do produto no Instagram. Ao selecionar a forma de fechamento de negócios, você não poderá trocá-la a não ser que exclua e refaça todo este processo novamente, ok? Então escolha com certeza.

Após escolher a moeda, a sua loja estará pronta para receber produtos.

Como criar catálogo do Instagram Shopping pelo Gerenciador

Esta é a forma de utilizar o catálogo que mais indicamos. Até porque, ainda não sabemos ao certo quais são os critérios específicos para que uma conta seja aprovada como loja, mas acreditamos que o quanto mais próximo a uma conta de negócios ela for, mais fácil seja a aprovação.

Capu

Por isso, ao utilizar o Gerenciador de Negócios, clique em Configurações de Negócio e em seguida selecione a opção de Origem de Dados. Você verá diversas opções, mas a que você procura é Catálogos.

Caso você não possua nenhum catálogo, clique em Adicionar, que fica exatamente no botão central da página.

Escolha a opção Criar um novo catálogo e adicione as informações desejadas para os produtos.

Lembre-se: por mais que o gerenciador permita diversas categorizações, algumas delas estão indisponíveis para a nossa região. Então não esqueça de confirmar nas Políticas de Publicidade do Facebook antes de criá-las.

 

Em seguida, é hora selecionar as pessoas que terão acesso ao gerenciamento de anúncios e produtos dentro daquele catálogo. Ao escolher, clique em Atribuir e siga para o Gerenciador de Catálogos.

Perceba que, ao selecionar a aba de Produtos no canto esquerdo, você será direcionado para uma página praticamente em branco. Clique na opção de Adicionar produtos bem no centro da tela.

Você receberá três opções: adicionar manualmente, usar o feed de dados ou com a conexão do pixel do Facebook instalada no seu e-commerce.

Atenção: o uso de feed de dados é indicado para pessoas que possuem mais de 50 produtos já catalogados.

Clique em Adicionar Manualmente e carregue todas as informações sobre o seu produto, como a imagem, nome e descrição para venda.

Nesta etapa, você também pode adicionar o preço e o link para fechamento de compra, mas te ensinaremos como fazer isso em um próximo tópico.

Após finalizado, o gerenciador de catálogos vai te dar duas opções: concluir ou continuar adicionando novos produtos.

Como criar catálogo de e-commerce para o Instagram

Através de lojas virtuais como o Shopify, BigCommerce ou NuvemShop, você também pode fazer esta interligação. É que cada uma delas possui um plugin específico para as redes sociais, como Facebook e Instagram.

No Shopify, por exemplo, podemos criar uma conta gratuita por até 14 dias para ativar uma loja, inserir produtos e adicionar os plugins das redes sociais.

Depois de confirmar os plugins, você poderá usar os links da loja para finalização de compra de produtos.

Update: nessa modalidade, você pode criar catálogos e subir vários produtos de uma só vez, diferente da forma anterior, em que só é possível carregar um produto por vez.

Como adicionar link de pagamento no Instagram

Os links de fechamento de compra são uma parte super importante do seu catálogo, afinal, é com eles que o consumidor vai conseguir mais informações sobre o produto e você poderá fechar as suas vendas dentro do Instagram.

Você é um vendedor e já tem um e-commerce montado? Melhor ainda! É que o link do seu produto naquela página pode se tornar o link de informações da sua marcação. Basta adicioná-lo em Link do Site, dentro das informações do catálogo.

Mas se você quer mesmo criar um link de pagamento do zero, faça um cadastro super rápido pelo PagSeguro. Pelo sistema deles, o Pag.ae, é gerado um link de pagamento em poucos minutos.

Acesse o site do PagSeguro para criar uma conta de negócios. Nela, você deve colocar seus dados e a categoria do seu negócio.

Após ativar a conta, selecione a opção de Produtos PagSeguro, refaça o login e acesse a tela de Venda Rápida.

Crie uma venda simples, especificando apenas o produto e o valor dele. Caso você precise de mais informações, como endereço do cliente, é só marcar Sim na parte inferior.

Venda rápida criada, na tela surgirão as informações detalhadas. Desça um pouco para selecionar o link. É com ele que você fechará a etapa de catálogos e poderá adicionar o método de pagamento dos produtos.

Como marcar produtos no Instagram

Vamos à parte que interessa. Com o seu catálogo criado e contas necessárias vinculadas, todo o processo vai ser feito dentro do Instagram agora.

No canto direito da tela, clique na aba de configurações e selecione a opção de Empresa. Dentro dela, você verá outros recursos disponíveis para a sua conta, como a ativação de respostas rápidas, selecione a opção de Compras para iniciar o processo.

Pronto. Ação concluída com sucesso! Agora a sua conta será avaliada pelo time do Instagram para saber se atende a todos os critérios para implementação de loja. O processo de aprovação pode demorar um pouco. Então, é possível que você tenha de esperar algumas semanas.

Caso a sua conta já esteja liberada, a próxima aba mostrará os catálogos que já foram criados. Selecione o catálogo que deseja para concluir a vinculação dele à loja do Instagram.

Como marcar seus produtos no Instagram Shopping

Agora, é só tentar realizar um novo post, seja no Feed ou Stories para selecionar a opção de Marcar produtos. Na publicação do Feed, ela aparecerá bem abaixo do conteúdo e da marcação de pessoas. 

Já nos Stories, ele estará na aba de adesivos.

Critérios de aprovação pra Loja no Instagram

Nem sempre os critérios de aprovação ou reprovação do Instagram ficam muito claros, mas existem algumas dicas que você pode seguir pra garantir que seu catálogo será aceito e aprovado pelas diretrizes do Facebook e Instagram:

  • A conta do Instagram deve ser uma conta de negócios e estar vinculada à uma página do Facebook;
  • A sua conta no Instagram deve ter conteúdos e bastante atividade antes de solicitar a análise para loja. Ou seja, poste bastante e tenha interações reais com seus seguidores antes de fazer a solicitação.
  • O conteúdo de ambas as contas deve ser real e bem trabalhado para o caso de análises manuais;
  • Ter produtos físicos como categoria de venda também conta para o processo;

5 vantagens de usar o Instagram Shopping

Achou trabalhoso demais? Calma que a gente te convence rapidinho de ter uma Loja no Instagram Shopping! Confira 5 vantagens:

  1. Ter uma Loja no Instagram Shopping diminui a jornada de compra que os consumidores precisam passar até ter o seu produto em mãos ou usar o seu serviço
  2. Com isso, você aumenta as chances dos usuários comprarem seus produtos, já que eles encontram menos obstáculos no caminho
  3. Além disso, o Instagram Shopping vai trazer mais visibilidade pro seu perfil, já que as Lojas possuem um espaço próprio reservado dentro do app pra que os usuários naveguem e descubram produtos novos
  4. Ao criar uma Loja, você ganha acesso a vários recursos extras que são uma ótima vantagem pro seu conteúdo! Não deixe de testar as novidades e invista com sabedoria no catálogo, etiquetas e guias de produto
  5. Outra vantagem é o tempo de atendimento que a Loja no Instagram pode te poupar. Tendo seus produtos ali, com todas as informações e fotos de fácil acesso, os usuários terão menos dúvidas ou receios antes de comprar

Dicas de aproveitar o Instagram Shopping no seu conteúdo

Depois de configurada sua Loja, é importante que o seu Instagram seja muito mais do que um catálogo virtual estático, já que isso é pouco atrativo e não vai fazer você se destacar em meio a tantos negócios na redes social. Aproveite os recursos do Instagram e crie conteúdos utilizando seus produtos, assim você consegue se aproximar dos usuários, aumentar o alcance dos itens e converter seguidores em consumidores usando a criatividade! 

Em outro artigo do blog, demos algumas dicas de como otimizar seu perfil e conseguir vender ainda mais com o Instagram Shopping! É só clicar aqui pra conferir.

Conclusão

O processo inteiro pode levar algum tempo. Mas, acredite, vale a pena pra caramba. Com o recurso de vendas pelo Instagram, a sua estratégia digital toma um novo rumo e, no fim das contas, levar um cliente para a etapa final de compra do seu negócio fica bem mais rápido.

O que antes precisava de cinco ou seis abas em um navegador, agora só precisa de poucos cliques dentro de uma rede em que ele gasta (até mesmo sem perceber) a maior parte do tempo.

Já tentou utilizar o recurso? Deu certo? Conta pra gente nos comentários!