Estratégia de conteúdo viral: use memes em alta!

Estratégia de conteúdo viral: use memes em alta!

por Stella Caroline

Publicado em 28 de fevereiro de 2024

Memes: o poder do uso dessa estratégia de conteúdo no Marketing Digital

Que atire a primeira pedra quem nunca enviou ou recebeu um meme nas redes sociais. Essa linguagem se popularizou no mundo digital em todo mundo e no Brasil ganhou ainda mais força. 

De acordo com relatório do Wavemaker, 55% dos jovens de 13 a 35 anos enviam memes toda a semana e 30% os enviam diariamente.  

O que inicialmente era feito apenas como forma de divertimento, de arrancar umas boas risadas, se tornou uma importante ferramenta de marketing. 

Nos próximos parágrafos vamos explorar esse mundo de conteúdo repleto de humor e ironia e que engaja, entender seu valor, quando e como ele pode ser usado. 

O que são os memes?

O conceito de meme apareceu nos anos 70, mesmo do surgimento dos computadores, com o escritor Richard Dawkinsantes. O termo tem origem grega e significa “imitação. 

De forma geral, é uma unidade de informação, com capacidade de se multiplicar e se propagar de indivíduo para indivíduo e ficar gravado no imaginário coletivo. 

Ou seja, seu principal objetivo é viralizar. 

No contexto da internet, são piadas sobre uma situação, condição, pessoa, evento ou outros fatores culturais, ou sociais, principalmente em formato de foto e vídeo, as vezes sem uma lógica clara, que se espalha rapidamente pelas redes sociais, aplicativos de mensagens e sites. 

Principais Características

  • Humor
  • Consumo rápido
  • Adaptabilidade: pode ser alterado sem perder o sentido original e ser adaptados para diferentes contextos
  • Intertextualidade: O meme é feito a partir da influência de outro conteúdo e assim vai se construindo uma cadeia de memes, ou atualização constante
  • Potencial de identificação:  Por traz de cada um deles existe uma história que representa um contexto, um grupo de pessoas, que causa uma identificação nelas. Esse sentimento de identificação tem poder de atração e de fazer do material um viral;

Saiba mais: Memes no marketing digital: entenda e explore esse fenômeno

Meme X Viral: qual a diferença? 

O meme é algo que se propaga com facilidade, mas que pode ganhar novas versões e passar por mudanças à medida que é divulgado no ambiente virtual. Além disso, ele não funciona sozinho, depende de um contexto específico para ser entendido e fazer sentido. 

Já um simples viral é disseminado sem sofrer alterações e compreende uma única unidade cultural, com significado em si mesmo. Por exemplo: É possível identificar um vídeo como viral sem ter conhecimento de qualquer outro conteúdo ou contexto. 

Viral = difusão | Meme = difusão + reapropriação

Obs: Um viral pode se tornar um meme

Memes que bombaram em 2023:

  1. Quem não lembra da frase “Você tem sangue de Maria Bonita”, que ganhou as redes durante o BBB no ano passado?  Ficou em alta na rede durante algumas semanas.
  2. Outro exemplo de sucesso foi o “Eu vou tomar um tacaca”, trecho da música de Joelma. Os usuários começaram a repetir o refrão da música em diferentes contextos.
  3. Cena de Pedro Pascal e Nicolas Cage em ‘’O peso do Talento” também foi um dos memes mais populares de 2023.
  4. A expressão italiana “Attenzione Pickpocket!”, que que significa”Atenção, batedores de carteiras!”, virou meme no X (antigo Twitter) e no Tiktok.
  5. Esse ultrapassou as fronteiras e é atemporal – O famoso meme da Nazaré confusa bombou tanto que ficou conhecido fora do Brasil como Math Lady, ou Senhora da Matemática, e fez até a atriz Renata Sorrah ser reconhecida em outros países por ele. 

use memes - tendência em alta para conteúdos virais. Na foto, meme da Nazaré Tedesco.

Esses são apenas alguns exemplos de memes, que surgem todos os dias, de forma despretensiosa e que vem sendo abraçados pelo marketing digital e de conteúdo. 

Memes como estratégia de Marketing digital, pode isso Arnaldo? 

Considerando que essa é uma tendência que veio para ficar e que atrai a atenção das pessoas, incorporá-la a estratégia de marketing significa falar a língua do seu público, mostrando a personalidade e mantendo a marca antenada às tendências e no que está na boca do povo, ou pelo menos na parcela importante que vive conectada. Ele pode ser explorado para promover uma ideia, vender um produto, um serviço ou divulgar uma promoção. 

Run Forrest, Run! Trabalhar com memes exige agilidade e rapidez. Sugerimos ficar atentos aos trendig topics e às hashtags que estão em alta. Um meme surge de repente e a oportunidade para surfar essa onda também. 

Quem não lembra do famoso “Menos a Luiza, que está no Canadá”? A intenção não era virar meme, mas virou. Na época, a Decolar foi uma das empresas que aproveitou o hype. 

Leia também: Otimizar Estratégias nas Redes Sociais com IA

Todos adoram? 

Um estudo da Globosat em parceria com a Consumoteca mostrou que 85% dos internautas brasileiros interagem com memes nas redes sociais. E mais: 

  • Jovens de 16 a 29 anos têm um engajamento de até 95%
  • 89% dos adultos entre 30 e 35 anos engajam nesse tipo de material
  • A porcentagem fica em 84% na faixa nas pessoas entre 36 e 45 anos
  • O engajamento no público dos 46 aos 66 anos fica nos 75%

Apesar da aceitação ser boa entre quase todas as faixas etárias, é importante fazer o uso de forma pensada, com propósito, autenticidade, bem contextualizado e sem exageros. 

Para atingir esse objetivo é preciso planejamento e…

  1. Entender o seu negócio 
  2. Entender o contexto do momento e manter-se atualizado sobre cultura pop
  3. Conhecer seu público e pesquisar sobre suas preferências 
  4. Usar um tom que combine com a marca
  5. Fazer simples, mas com personalidade
  6. Um aspecto burocrático não pode ser deixado de lado: verificar o licenciamento as imagens
  7. Analisar as métricas do conteúdo, acompanhar a taxa de engajamento e avaliar a performance 

Sugerimos também investir em imagens, vídeos e textos de fácil leitura, que geram maior engajamento, aproveitar os memes pré-existentes, mas sem modificar o seu significado original, inserir CTAs de forma sutil. 

5 aplicativos para fazer memes

  • Meme Generator Free
  • Gerador de Memes 
  • Meme Creator
  • Meme Maker
  •  Instameme 

Se quiser, também é possível criar em editores de fotos.

O meme é mais um tópico que pode ser incluído em um planejamento de conteúdo e marketing.  Se bem colocado se torna um elo positivo entre a marca e a sua audiência, cativando, despertando emoções como alegria, nostalgia e até empatia, um verdadeiro imã digital. 

Esse conteúdo foi interessante para você? Aproveita e confere o nosso artigo: 

GIFs: saiba como usar na estratégia de conteúdo da sua marca