Otimizar Estratégias nas Redes Sociais com IA

Otimizar Estratégias nas Redes Sociais com IA

por Larissa Ferreira

Publicado em 28 de fevereiro de 2024

Otimizar estratégias nas redes sociais com IA é realmente revolucionário. Nesse conteúdo vamos explicar como você pode fazer isso e quais são os limites que você deve respeitar para não ter nenhum problema no futuro.

Otimizar estratégias nas Redes Sociais com IA: Como Podemos Usar?

Estratégias nas Redes Sociais com IA

A inteligência artificial está aqui para ajudar a humanidade como bem discutimos no nosso conteúdo sobre o assunto, clique aqui e confira.

Neste tópico, vamos explorar as principais formas de otimização que podemos implementar nas redes sociais utilizando essa ferramenta poderosa que está crescendo tanto.

Análise de dados

Você provavelmente já utilizou a análise de dados nativa das redes sociais, como o Instagram, por exemplo. É uma ferramenta que funciona muito bem para analisar dados gerais e entender melhor como sua estratégia está se comportando.

No entanto, com a inteligência artificial, você pode analisar uma grande variedade de dados em alto volume e compreender padrões de interações dos seus usuários e clientes de forma mais detalhada.

Por exemplo, você pode solicitar a análise das suas últimas 100 publicações com base no tema do conteúdo, número de conversões a partir de cada publicação e interações.

Dessa forma, você pode obter informações mais sólidas sobre os conteúdos que mais geram conversões e interações, bem como identificar os conteúdos menos relevantes.

É claro que é necessário organizar essas informações em uma única planilha ou documento, mas uma vez que isso for feito, você terá uma mina de ouro de informações.

Com esses insights, você pode tomar decisões mais precisas sobre sua marca, desde decisões operacionais até decisões em sua estratégia de marketing.

Linha editorial para os próximos meses

Ao invés de quebrar a cabeça pensando no que postar no próximo mês inteiro, você pode recorrer à inteligência artificial para gerar uma linha editorial para os próximos meses.

Entretanto, é fundamental que ao solicitar uma linha editorial com temas interessantes, você forneça informações sobre os temas que mais obtiveram interações e conversões junto ao público que você deseja atingir.

Afinal, a inteligência artificial é uma ferramenta e, se você deseja obter resultados interessantes com ela, precisa fornecer informações relevantes.

Dessa forma, você pode analisar os temas de conteúdos gerados pela IA e escolher quais você achou interessantes. Quando uma notícia de última hora aparecer e você achar importante comentar, basta inseri-la na sua linha editorial daquele mês.

Além disso, você pode permitir que a inteligência artificial analise seus dados e também sugira conteúdos que possam complementar os conteúdos já existentes ou propor algo novo.

Automação de Processos

A terceira forma de otimizar sua estratégia é automatizar processos mecânicos e pouco criativos, como a correção gramatical de textos ou a geração de hashtags relacionadas ao conteúdo que você vai postar. 

Pode parecer simples, mas todo profissional de marketing sabe que alguns minutos a menos fazem uma grande diferença. 

Isso não só aumenta a produtividade e os ganhos dos colaboradores, mas também permite que os profissionais da sua marca foque nos pontos criativos fundamentais da estratégia de marketing, desde a concepção até a análise de resultados.

Entretanto, é sempre importante lembrar que essa automação de processos nunca deve ser feita por alguém que não tem expertise no assunto. 

Afinal, a inteligência artificial pode cometer erros que podem prejudicar a reputação de marcas inteiras ou até mesmo gerar retrabalho devido a pequenos erros. Portanto, uma pessoa experiente aliada a uma ótima ferramenta garante um bom resultado.

Otimizar estratégias nas Redes Sociais com IA: O que Não Podemos Fazer?

Como falamos anteriormente, a otimização por inteligência artificial é incrível quando utilizada para aprimorar nossa estratégia de várias maneiras.

No entanto, muitas pessoas estão encantadas com essa ferramenta e a estão utilizando de formas que podem gerar problemas éticos e legais, e no final das contas, não alcançarão os resultados desejados.

Com isso em mente, também é importante destacar o outro lado da moeda e discutir o que não devemos fazer de forma alguma com a IA em nossas estratégias de redes sociais.

Produção de conteúdo: A criatividade nunca será substituída por uma ferramenta

A produção de conteúdo, desde publicações, legendas, artigos, roteiros, edições de vídeo, animações e muitas outras, nunca será substituída por qualquer ferramenta, incluindo a inteligência artificial (IA).

Isso não ocorre apenas por ser um problema ético gigantesco, mas também porque a própria ferramenta não seria capaz de realizar um trabalho tão bom quanto um ser humano experiente no assunto.

Afinal, não desejamos apenas informação; queremos também emoção, sentimento e, principalmente, uma opinião. Perceba que qualquer conteúdo gerado por IA tem uma aparência vazia e não significa nada.

Isso acontece porque a inteligência artificial não sabe quem vai ver o conteúdo, então todo o conteúdo produzido é de forma genérica, sem uma opinião conclusiva e sem emoção. Isso é algo que uma marca nunca deseja representar, não é verdade?

Interação humana com seus seguidores

Se uma pessoa escreveu um comentário ou enviou uma mensagem, nunca responda com inteligência artificial. Afinal, a interação se tornará vazia pelos motivos que mencionamos anteriormente.

Toda pessoa que interage com sua marca deve ser surpreendida com autenticidade, autoridade e sentimentos, mesmo que seja apenas um comentário simples.

A jornada de atrair mais pessoas para sua base e transformar seguidores em clientes depende da interação humana para que o engajamento seja autêntico e contínuo.

Criar imagens completamente por IA

Há algum tempo, muitos artistas relataram que suas obras foram utilizadas para treinar inteligências artificiais (IAs) e, com isso, gerar imagens. No entanto, isso pode ser considerado como plágio.

Não é apenas o aspecto legal que representa um problema, mas também o impacto na marca em si. Afinal, as imagens geradas por IA são facilmente reconhecíveis e podem ser usadas por muitas pessoas.

Portanto, o uso de imagens geradas completamente por IA compromete o aspecto de exclusividade e originalidade do conteúdo da sua marca nas redes sociais.

Otimizar estratégias nas Redes Sociais com IA: Conclusão

A inteligência artificial veio para ficar porque traz vantagens incríveis que todos nós podemos aproveitar. Entretanto, apesar das vantagens surpreendentes, precisamos ficar de olho em nós mesmos. 

Precisamos ser éticos e entender o resultado que temos com essa ferramenta, afinal, a inteligência artificial em si não faz nada e sim nós que fazemos.

Se você quer ver mais conteúdos informativos como este que acabou de ler, clique aqui e veja o nosso blog. No nosso blog você vai encontrar notícias incríveis como essa e estratégias únicas para sua marca.