Ícone do site Postgrain

O que mudou no Instagram e como adaptar sua estratégia

Não é mais um app de fotos? Confira o que mudou no Instagram

Não é de hoje que os especialistas em redes sociais batem na tecla de que conteúdos em vídeo têm muito potencial de alcance, engajamento e crescimento nessas plataformas, principalmente no Instagram, por mais que o foco do app — a princípio — fosse em fotos. 

As últimas novidades do Instagram, principalmente o Reels, já vinham apontando pra esse caminho de ter os vídeos cada vez mais como protagonistas na rede social. 

O novo formato, lançado em 2020 para competir como TikTok, sempre funcionou com um algoritmo diferente de outros e vem influenciando várias mudanças no Instagram. Foi o caso da atualização do menu de navegação, que passou a priorizar o Reels e colocá-lo no centro da ação.

Agora, mais mudanças foram anunciadas pelo Head do Instagram, Adam Mosseri, que lançou a seguinte frase em um post no seu perfil: “o Instagram não é mais um app de fotos”.

Entre essa afirmação e o anúncio de possíveis mudanças no algoritmo do Feed principal, que deve começar a exibir conteúdos sugeridos entre as postagens de quem você segue (como já acontece no Feed do Reels), entenda neste artigo o que mudou no Instagram e como adaptar a estratégia de conteúdo da sua marca.

Tópicos do artigo (clique para pular direto pro tópico desejado):

“O Instagram não é mais um app de compartilhamento de fotos”

A afirmação dita pelo Head do Instagram, Adam Mosseri, pegou muita gente de surpresa e dominou o assunto entre social medias, criadores de conteúdo e usuários mais ativos da plataforma. 

Mas, antes de se desesperar, vamos entender o que ele disse em seu vídeo:

Nós não somos mais um app de compartilhamento de fotos. Em uma pesquisa, a primeira coisa que as pessoas dizem sobre como usam o Instagram, elas falam que é para entretenimento. As pessoas nos procuram para isso. Na última semana, eu compartilhei internamente nossos esforços em tentar nos guiar neste caminho, do entretenimento e do vídeo.”, disse Mosseri. 

 

Apesar do impacto da frase, podemos perceber que Mosseri não está fazendo nenhuma revelação bombástica ou propondo uma mudança radical. O vídeo nada mais é do que a constatação de uma mudança de comportamento dos próprios usuários do Instagram dentro e fora do app , o que levou a rede social a diversificar sua abordagem. 

No mesmo post, o representante do Instagram reconheceu que a mudança de estratégia também está relacionada ao TikTok, a maior concorrência no momento.

“O TikTok é enorme, o YouTube é ainda maior e também está dando passos altos. As pessoas estão olhando o Instagram buscando entretenimento e temos uma grande competição, e nós precisamos abraçar isso. O que quer dizer que teremos mudanças”,

Então como ficam as fotos no Instagram? 

As fotos não devem morrer nem cair no esquecimento dentro do Instagram, de acordo com nota oficial do Instagram para América Latina e segundo o próprio Adam Mosseri, que respondeu algumas dúvidas sobre as mudanças. 

De acordo com o Head do Instagram, a afirmação sobre não ser mais apenas um app de fotos não significa que o Instagram vá despriorizar as fotos, “significa apenas que vamos fazer mais para englobar os vídeos [no Instagram], visto o quanto as pessoas parecem estar interessadas nisso”. 

O que acontece é apenas uma confirmação do que já vínhamos observando: a medida em que os usuários dão uma boa resposta e engajamento aos vídeos, eles vêm também sendo priorizados pelas novidades que a rede social vem lançando voltadas para o Reels, Lives e IGTV. Ou seja: não é que você deve deixar de investir em conteúdos estáticos de foto na sua estratégia de conteúdo, apenas que eles não são mais os únicos protagonistas. A ideia do Instagram a partir de agora, segundo Mosseri, é focar em 4 pontos chaves: Criadores, Vídeo, Shopping e Mensagens.

E para aqueles que ainda são mais apegados às fotos, nada está perdido! Mosseri também afirmou que a nova guinada do Instagram não deve afetar necessariamente o alcance dos posts de imagens. 

“O nosso ranking e algoritmo sempre está tentando te conectar com o que importa pra você. Se nesse caso são imagens estáticas, isso é ótimo também. Não estamos tentando desenfatizar as fotos”.

Um novo algoritmo? Feed do Instagram passará a mostrar posts sugeridos

Outra afirmação que repercutiu foi de que a rede social quer testar a inserção de conteúdos sugeridos no meio do Feed. Então, além dos posts de pessoas que você segue, serão mostrados mais conteúdos de outros usuários que o Instagram entenda que podem te interessar por algum motivo.

A proposta é parecida com o que já acontece no Feed do Reels, onde os usuários tendem a receber muitos conteúdos de pessoas que eles não seguem mas que estão viralizando no momento e possivelmente vão atrair o seu interesse. Essa capacidade de reconhecer os gostos do usuário é um dos diferenciais do feed Para você do TikTok, inclusive. 

Atualmente, ainda em fase de testes, as postagens sugeridas são mostradas na parte inferior da tela do app, após o usuário terminar de visualizar os conteúdos novos de pessoas que ele já segue. Agora, o novo teste pretende ampliar a exibição desses posts sugeridos e inseri-los intercalando com outras postagens.

Como adaptar sua estratégia de conteúdo considerando o que mudou no Instagram

Se depois dessas novidades e afirmações “polêmicas” você ainda está pensando em como adequar sua estratégia de conteúdo pra essa nova fase do Instagram, separamos dicas pra te ajudar nisso:

Não é segredo pra ninguém que o Instagram costuma se inspirar na concorrência pra lançar novos recursos. Foi assim com o Stories, que foi lançado para competir com o Snapchat, foi assim com o IGTV, inspirado no YouTube, e com o Reels, que veio pra bater de frente com o TikTok.

Se você quiser arrasar nos conteúdos pra esses formatos, vale a pena ficar de olho no que tem sido tendência na “vizinhança” e o que você pode aproveitar na sua estratégia de conteúdo no Instagram também. 

A dica vale principalmente para o TikTok, que dita muitas tendências de conteúdo que terminam chegando no Instagram também. Então fique de olho nos principais memes, desafios, hashtags, músicas, filtros e assuntos do momento, principalmente naqueles que mais interessam o seu perfil de público.

Eu sei, a dica parece óbvia: investir em mais vídeos. Afinal, foi isso que o Instagram afirmou que vai começar a fazer a partir de agora.

Mas, a verdadeira dica aqui é sobre como fazer isso. Se você não está tão acostumado a trabalhar tanto com vídeos ainda e está precisando de ideias, por que não repensar alguns dos seus conteúdos antigos que tiveram bons resultados e apresentá-los de cara nova? 

Não é fazer igual, ok? Mas sim se inspirar nas suas ideias de sucesso (seja em Carrossel, nos Stories, posts únicos, etc.) e pensar em como trabalhá-las em vídeo. Por exemplo, se você costuma usar muito o formato de Carrossel para compartilhar conteúdos de passo a passo, por que não passar a fazer isso em vídeo, mostrando o tutorial na prática?

Outro exemplo: se você gerencia um perfil de um restaurante e costuma postar fotos dos pratos prontos, por que não filmar um pouco do preparo ou do empratamento e postar um time lapse divertido e dinâmico? 

E por aí vai 🙂

Com a ideia do Instagram de inserir mais posts sugeridos intercalados no Feed, as parcerias com influenciadores e criadores de conteúdo vão se tornar ainda mais úteis pra sua marca. Assim, além de alcançar os seguidores desse parceiro de marca você também vai ter a chance de alcançar pessoas que podem ver esse conteúdo em meio aos posts sugeridos no Feed, de acordo com seu interesse.

Além disso, outras novidades com foco nos influenciadores já haviam sido anunciadas pela plataforma, como um espaço de venda afiliada. A proposta do novo espaço é funcionar como a Loja dentro do Instagram, mas para os criadores de conteúdo e influenciadores digitais poderem revender produtos de parceiros. 

Se a intenção é investir mais em vídeos – e com a tendência de todo mundo começar a fazer o mesmo – o principal ponto que você precisa se preocupar é prender a atenção dos usuários desde os primeiros segundos do vídeo. 

Use esse espaço com sabedoria pra introduzir o seu conteúdo! Pode ser uma frase de impacto, uma pergunta, uma imagem atrativa ou algo que desperte a curiosidade do usuário continuar assistindo até o final.

E lembre também que pessoas que não te seguem e nem te conhecem ainda também podem terminar esbarrando no seu post enquanto rolam o Feed, então leve isso em consideração na hora de montar o conteúdo. 

As legendas, além de serem um importante recurso de acessibilidade pra permitir que todos tenham acesso ao seu conteúdo, também vão te ajudar bastante no engajamento. Como nem sempre podemos ouvir um vídeo, principalmente quando abrimos o Instagram em público ou estamos sem fone de ouvido, oferecer legendas é uma forma de garantir que o áudio não será um empecilho pras pessoas continuarem assistindo e entenderem tudo tranquilamente.

O IGTV e o Stories já oferecem opções de legenda automática pra facilitar sua vida, mas, sempre que possível, tenha esse cuidado de revisar e fazer suas próprias legendas também pra garantir que tudo vai sair certinho e sincronizado. Uma dica é usar a ferramenta de legendas automáticas do CapCut, disponível pra iOS e Android.

Mais ideias pros seus vídeos

Se quiser mais inspiração pro seu planejamento, nesse outro artigo do blog demos 20 ideias de conteúdos em vídeo pra todos os formatos que o Instagarm oferece, além de dicas de apps pra te ajudar a editar melhor e criar vídeos de qualidade. 

E aí, o que achou das novidades do Instagram? 

Comenta aqui embaixo quais suas previsões do que a plataforma deve trazer por aí ainda esse ano diante dessa nova guinada! 

Sair da versão mobile