A multiplicidade de canais transformou os ambientes online e offline em um mesmo espaço. Sem dúvidas, as possibilidades de interação com os consumidores aumentaram de forma extraordinária. Por esse motivo, as marcas precisam estar cada vez mais preparadas, pois se antes uma das principais missões era criar a mensagem, agora é também criar o meio.
Sabemos que a riqueza da informação cria a pobreza de atenção. Com isso, a integração dos universos digital e off nunca foi tão relevante. Afinal, estar presente em todos os pontos de contato com a persona aumenta as chances de atrair o seu interesse mesmo com o volume intenso de informações.
Essa nova percepção de não enxergar diferenças entre os mundos online e offline é uma tendência chamada de omnichannel. As marcas agora se baseiam na convergência de canais para alcançar o seu comprador ideal.
Mas, afinal, como aplicar táticas de omnichannel de forma efetiva para o seu negócio? Para te ajudar a responder essa pergunta, apresentamos a seguir 4 dicas de como colocar em prática estratégias online e offline imediatamente!
Entenda o fenômeno da sincronicidade
Com a chegada da internet, muitas estratégias de marketing sofreram profundas transformações. Um exemplo clássico disso é a famosa abordagem em massa, que mantinha um contato superficial com o público-alvo. Na era digital, a artificialidade está com os dias contados.
Os dados demográficos não são mais os protagonistas, e o banco de dados passa a dar lugar ao banco de fatos. Os comportamentos são a bola da vez, e as empresas precisam compreender a sua persona em profundidade para criar experiências memoráveis com a marca.
Isso quer dizer que a chave do sucesso para o contexto atual é a sincronicidade. Para as interações continuarem cada vez mais relevantes, as ações planejadas pelas empresas precisam estar em sincronia com o momento atual do consumidor. Afinal de contas, nesse universo da efemeridade, as pessoas não são, elas estão.
Por isso, mais importante do que investir em detalhamento demográfico é se aprofundar nas informações comportamentais temporais, que afetam os hábitos de consumo da persona.
Nessa era de incorporação dos canais, a eficiência está sempre associada à sincronicidade. Sendo assim, para descobrir informações sobre o comportamento do seu público, invista na observação sobre o que as pessoas estão dizendo na internet.
As redes sociais são ótimos canais para avaliar, veja também os comentários em blogs especializados e, claro, pesquise no Google. O planejador de palavras-chave disponibilizado pelo AdWords é uma excelente fonte dos principais indícios dos problemas que a sua persona enfrenta.
Essas informações podem ajudar bastante na construção do banco de fatos. Com a sincronicidade, é possível elaborar o argumento exato para cada perfil — e a chance de que a relação de consumo aconteça de forma orgânica e alcance resultados significativos cresce consideravelmente.
Valorize a experiência presencial
Outra maneira de integrar estratégias online e offline é por meio de eventos. Participar desses encontros sempre foi considerado uma tática interessante para fazer networking e divulgar produtos e serviços. No entanto, na maioria das vezes, o investimento necessário para estar em um evento supera o retorno obtido com essa presença.
Mas fique tranquilo, porque o marketing digital pode dar um upgrade nessa tática tradicional de marketing. Você pode apostar na divulgação do evento nas redes sociais para ampliar a visibilidade da marca.
Além disso, é possível criar landing pages (páginas de captura) oferecendo algum brinde que pode ser retirado no stand em troca do contato de potenciais clientes. Dessa forma, a empresa mantém contato com os consumidores por meio da nutrição de leads pelo e-mail.
Outra ação interessante que pode potencializar a visibilidade de marca é a utilização de QR codes em materiais impressos. Isso incentiva o consumidor a continuar a interação com a sua marca mesmo após o evento. As chances de se aproximar do potencial cliente só aumentam.
Potencialize a sua captação de clientes com estratégias online e offline
A atração de novos clientes é uma preocupação comum entre empresas de vários segmentos. Por muito tempo, o telemarketing era um método bastante utilizado e que trazia muitos resultados para o negócio. Entretanto, com o acesso facilitado às informações, o vendedor perdeu um pouco o seu papel nas relações de consumo.
O que acontece é que, hoje, as pessoas procuram o comercial de uma empresa quando já tomaram a decisão de compra. E isso interfere bastante no modo como as empresas investem na captação de clientes. Uma solução que algumas marcas já adotaram é incorporar o inbound marketing à estratégia de captação.
O inbound é uma metodologia recente que praticamente consiste em atrair o interesse da persona por meio de algumas táticas específicas. O objetivo é que o consumidor venha até a empresa, e não o contrário. Resumindo, o esforço que as marcas faziam para captar pessoas a qualquer custo já não é mais eficaz.
Invista na criação de um fluxo de nutrição baseado nas interações dos consumidores com cada tipo de conteúdo. Isso permite entender em que fase da jornada de compra o lead se encontra. Quando o setor de marketing passar um lead para os vendedores entrarem em contato, certamente ele estará mais propenso a se tornar um cliente.
Isso porque o potencial cliente já foi devidamente nutrido pelo time de marketing com conteúdos estratégicos. Ou seja, o processo de captação de clientes se torna mais fluido, e o seu CAC (custo de aquisição de clientes) diminui drasticamente. Afinal, será necessário menos tempo e recursos para convencer um consumidor. Nessa estratégia, marketing e vendas precisam caminhar lado a lado, então incentive o seu time a unir cada vez mais os dois setores!
Planeje sempre
Todas as estratégias acima mencionadas são excelentes insights para colocar a mão na massa. Contudo, para que as ações sejam efetivas, é preciso planejar. Dedique um tempo para elaborar um documento com os objetivos, metas e estratégias de omnichannel. Sem dúvidas, o planejamento vai nortear as suas ações. Afinal, para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve.
Agora que você já descobriu como as estratégias online e offline podem ser perfeitamente incorporadas com o omnichannel, compartilhe com a gente as suas experiências! Deixe o seu comentário aqui no blog!