Cadastre-se
Por
Katarina Nápoles
11/04/2019
às 17:00

Como personalizar seus próprios GIFs no Instagram Stories

A parceria do Instagram com o site GIPHY foi uma das atualizações que mais bombaram em 2018 e que, até hoje, segue sendo um dos recursos mais utilizados na plataforma.

A gama de GIFs disponíveis nos Stories é gigante, mas sempre falta aquele que é a sua cara ou que casa perfeitamente com a identidade visual da sua marca, né? A gente sabe bem e é por isso que, nesse artigo, vamos te ensinar a criar GIFs personalizados para usar no Instagram. É só continuar lendo!

Stickers X GIFs

Para que ninguém fique perdido nesse texto, vamos lá: o que chamamos comumente de GIFs funcionam no Instagram como stickers, ou seja, adesivos. Isso porque para ser considerado um sticker, pelo menos 20% do primeiro quadro da mídia deve ser transparente. E é isso que acontece com os GIFs dos Stories que, em sua grande maioria, não possuem background.

Essa informação vai ser importante quando você for criar um GIF com programas como Photoshop, Flash ou After Effects. Lembre-se: eles sempre devem ser exportados com o fundo transparente para aparecer na busca do Instagram.

Então, vamos chamar os GIFs dos stories de stickers nesse texto porque funcionam como adesivos, mas eles continuam se mexendo como qualquer outro GIF, tá certo?

Como criar GIFs personalizados no Instagram Stories

Depois de um GIF racista aparecer no Instagram e no Snapchat, o GIPHY modificou algumas regras e políticas da comunidade para aceitar novos perfis de marcas na plataforma.

Agora, o site separa os artistas que buscam divulgar trabalhos e as empresas que querem distribuir conteúdo relacionado às marcas. Dentro desse cenário, o processo para ser aceito também ficou mais demorado. Por isso, montamos um passo a passo para que você faça tudo certinho e consiga ser aceito o mais rápido possível. Dá uma olhada:

Criando uma conta no GIPHY

1. Acesse https://giphy.com/join para criar sua conta no GIPHY. Antes, era possível criar uma conta de artista ou marca logo nesta etapa, mas algumas mudanças recentes nas políticas da empresa modificaram o processo. Agora, é necessário criar uma conta comum e, depois, fazer uma solicitação para transformar o seu canal;

2. Crie um Username para sua conta. O ideal é que esse username reflita exatamente o perfil que você deseja gerenciar. O nosso canal, por exemplo, é https://giphy.com/postgrain;

3. Faça o mesmo com o Display Name. O nosso é apenas Postgrain;

4. Para artistas: utilize um e-mail que seja fácil de entrar em contato com você;

5. Para marcas: é obrigatório utilizar um endereço de e-mail com um domínio da empresa

6. Complete com uma data de aniversário, se quiser, e um gênero;

Criando uma conta normal no GIPHY

7. Deixe seu canal em modo público;

8. Em About, escreva uma descrição de quem você é (para artistas) ou do que a sua empresa vende (para marcas);

9. Se você tiver um site, há mais chances de conseguir um canal de marca ou artista por aqui. Para isso, coloque-o em Website;

10. Em Social Links, insira todos os links das suas redes sociais. Vai ser importante pro GIPHY saber que você existe de verdade;

11. Ah! Não esquece de colocar um avatar legal na sua conta.

Criando uma conta normal no GIPHY

Pronto, seu perfil está criado! Para acelerar o processo na reivindicação de uma conta de marca ou de artista, faça o upload de pelo menos cinco GIFs e/ou stickers no seu canal. O GIPHY recomenda que artistas insiram de 5 a 10 GIFs (ou mais) originais.

O ideal é que você suba uma quantidade razoável de GIFs criados por você e, é claro, que reflitam com precisão quem você é ou o que é a sua marca. Não vale publicar qualquer conteúdo aleatório.

Com a conta criada e os GIFs upados, você deve reivindicar uma conta especial no GIPHY. Também montamos o passo a passo para você:

Reivindicando uma conta especial no GIPHY

1. Acesse o formulário de inscrição para contas especiais;

2. Insira o email que você colocou no processo acima. Lembre-se: para artistas, um e-mail que seja fácil entrar em contato com você e, para marcas, um e-mail que tenha necessariamente o domínio da sua empresa.

3. Em Contact Name, coloque seu nome inteiro. Para artistas, pseudônimos são aceitáveis.

4. Insira a URL do seu canal. No nosso caso, https://giphy.com/postgrain

5. Em Subject, descreva o motivo da sua requisição. Daqui para frente você vai precisar ter alguma ideia de inglês ou pedir ajuda de alguém que saiba escrever. Afinal, o GIPHY é um site americano e todas as requisições deles são nesse idioma.

Reivindicando uma conta de marca ou artista no GIPHY

6. Em What do you need help with? Selecione a opção que mais cabe para você, GIPHY for Brands ou GIPHY for Artists. Depois, escolha My GIFs or stickers aren’t showing up.

Criando uma conta de marca ou artista no GIPHY7. Em Description descreva o seu problema, ou seja, diga porque você quer ter uma conta de marca ou uma conta de artista. Lembre-se de descrever tudo isso em inglês!

8. Clique em Submit.

Criando uma conta de marca ou artista no GIPHY

Agora, é só esperar. Por vezes, a espera é grande. Isso porque com a nova política de aceitação de contas especiais o GIPHY precisa olhar cada requisição, o que significa que eles também vão olhar cada elemento da sua conta e os GIFs que você criou.

Então, tenha bastante paciência. A resposta vai chegar no seu e-mail e também poderá ser visualizada no próprio formulário de inscrição em www.giphy.com/apply.

Se a resposta demorar muito para chegar (um mês, por exemplo), entre em contato com o GIPHY pelo email partnerships@giphy.com e fale com o suporte da ferramenta.

Verificando seu canal no GIPHY

Ter uma conta de artista ou de marca no GIPHY não garante que seus GIFs vão aparecer no mecanismo de pesquisa do próprio site e, consequentemente, no Instagram. Por isso, se você for aceito e, mesmo assim os GIFs não estiverem aparecendo, o ideal é que você solicite a verificação do seu canal.

O processo também deve ser feito por meio do formulário disponível na aba de suporte. Dessa vez, porém, você deve selecionar a opção Becoming verified.

Os canais verificados recebem um selo azul, que aparece ao lado do nome de usuário exatamente como no Instagram. Mas só os candidatos aceitos na primeira etapa de reivindicação de conta podem se qualificar para a verificação.

Se durante o processo você tiver qualquer outra dúvida, é possível consultar o suporte do GIPHY acessando https://support.giphy.com.

Como criar GIFs personalizados com o Photoshop?

Ok, você já tem uma conta no GIPHY e agora quer finalmente começar a criar GIFs. Afinal, quanto mais material de qualidade você tiver dentro do canal, mais fácil de ser aceito.

As contas do GIPHY aceitam tanto os GIFs normais como os adesivos, que aparecem no Instagram. Então lembra sempre que, se for criar GIFs para o Instagram, é preciso que o arquivo tenha fundo transparente, que é o formato aceito nos Stories.

Para criar GIFs personalizados é preciso que você tenha algum programa de edição de imagem como o Photoshop, Adobe Animate ou o After Effects. Para te ensinar, vamos utilizar o Photoshop.

Primeiramente você precisa ter as imagens que deseja transformar em GIF prontas. Para esse exemplo, criei três imagens em PNG em fundo transparente com a mesma palavra “sorteio” e só mudei a cor de cada uma delas. Claro que esse é apenas um exemplo e você pode ser muito mais criativo na hora de criar seus GIFs. Mas vamos ao tutorial:

1. Abra seu Photoshop. Clique em Arquivo > Scripts > Carregar arquivos na pilha

Como criar GIFs com o Photoshop

2. Aqui você vai procurar todas as imagens que deseja colocar dentro do GIF. Lembre de selecionar todas elas segurando ctrl (windows) ou command (MAC) antes de clicar em OK.

Como criar GIFs no Photoshop

3. No menu superior clique em Janela e, depois, selecione Linha do tempo.

Como criar GIFs no Photoshop

4. Uma linha do tempo vai aparecer na parte de baixo da tela. Clique na setinha e ative a opção Criar quadro de animação. Depois, clique dentro do quadrinho que aparece no meio da linha do tempo.

Como criar GIFs usando o Photoshop

5. Agora, clique nas três linhas que ficam no canto direito e selecione a opção Criar quadros a partir de camadas.

Como criar GIFs no Photoshop

6. O Photoshop vai criar um quadro para cada imagem e, assim, você consegue definir a duração de cada uma dentro do GIF. Aqui, deixei todas as camadas com duração de 0,2 segundos. Mas você pode deixar apenas uma com 0,5 segundos para dar destaque, por exemplo. Você pode ir testando e clicando no símbolo de “play” para ver como tá ficando!

Como criar GIFs usando o photoshop

7. Lembre também de mudar a repetição do GIF. Escolha sempre pra que ele não pare de rodar nunca.

Como criar GIFs usando o Photoshop

8. Para salvar, basta clicar em Arquivo > Exportar > Salvar para web. Depois, clique em Salvar.

Como criar GIFs usando o Photoshop

Pronto, seu GIF está criado!

GIF criado no Photoshop

Agora é hora de upar seu sticker no GIPHY! Também te ensino no passo a passo a seguir.

Carregando GIFs no GIPHY

1. Clique aqui para fazer uploads no GIPHY;

2. Selecione o arquivo que deseja carregar e adicione tags para que ele seja encontrado mais rápido. No nosso caso, adicionei “sorteio”, “promoção”, “promo”, “sale” e, claro, “Postgrain”. Lembra sempre de adicionar o nome da sua marca pra que as pessoas consigam encontrar seu conteúdo rapidamente.

3. Escolha a visibilidade do seu GIF. Se você quer que ele seja encontrado, deve deixá-lo público;

4. Em Rating, você vai indicar a faixa etária para qual o seu GIF será exibido. As siglas G, PG, PG-13 e R são, respectivamente, livre para todas as audiências, infantil, crianças até 14 anos e conteúdo adulto no Brasil. O ideal é que você crie GIFs que possam ser encaixados sempre no G, ou seja, livre para qualquer idade!

5. Clique em Upload to GIPHY.

Como subir GIFs no GIPHY

Pronto, seu GIF foi upado com sucesso! Para deixar tudo nos trinques, reunimos as melhores dicas pra você se ligar sempre que for criar um GIF:

  • O tamanho ideal é de 600 x 600 pixels (ou sempre em números iguais como 1000 x 1000 ou 800 x 800, por exemplo);
  • Defina o GIF sempre em loop (movimento contínuo) quando for exportar;
  • O GIPHY indica que o tamanho do arquivo seja de até 100MB e que não ultrapasse 15 segundos (o ideal mesmo é que ele tenha até 5 segundos, para carregar perfeitamente);

Você pode conferir outras dicas do próprio site por aqui.

Como adicionar GIFs nos Stories

  1. Faça um story e arraste a aba de funcionalidades para cima (é o símbolo que representa adesivos). Escolha a opção GIF;
  2. Em Pesquisar no GIPHY, digite o nome do GIF que você quer encontrar;
  3. Ajuste à sua história da melhor maneira!

Como adicionar GIFs nos Stories

Dicas para adicionar GIFs nos Stories

Como todo recurso dentro do Instagram, existem alguns macetes que podem te ajudar a otimizar ainda mais o uso dos GIFs dentro dos Stories. São eles:

Busque em inglês

O GIPHY é um site americano. Então, para ter mais opções na hora de buscar por GIFs é sempre bom pesquisar por figuras em inglês também. Assim, você aumenta muito mais as possibilidades do que usar no seu conteúdo.

Procurar GIFs nos Stories em inglês

Artistas para usar sempre

É possível pesquisar por um canal ou marca dentro dos Stories. Se o nome da marca sozinho não funcionar, basta colocar o @ do perfil ou procurá-los com uma hashtag no começo. Por exemplo, você pode encontrar nosso perfil pesquisando por #postgrain ou @postgrain.

Alguns artistas disponíveis nos GIFs do Instagram produzem conteúdos de primeira qualidade. Fizemos uma lista com os nossos preferidos pra você salvar por aí e ter sempre essas opções na hora de turbinar seu conteúdo:

@fransolo
@emmadarvick
Artistas para usar sempre nos GIFs dos Stories

@avittoria
@byputy

Artistas disponíveis nos GIFs dos Stories para usar sempre

@deladeso
@animatedtext

Artistas para usar nos GIFs dos Stories

@wolphgram
@v5mt

Artistas para usar no GIPHY

@mattosio
@lowbudget

Artistas para acompanhar no GIPHY

Use call-to-actions!

Você sempre pode usar stickers para incentivar os usuários a realizarem alguma ação. Se você já tem 10 mil seguidores e portanto pode colocar link nos stories é possível utilizar GIFs de “arraste para cima” para incentivar as pessoas a irem pra sua página de destino.

Como usar GIFs para direcionar os seguidores

Outro exemplo é usar setinhas para indicar que um conteúdo continua no próximo story ou até mesmo uma setinha para mostrar que o usuário deve clicar para ir até a publicação do seu feed. Você pode inclusive criar seu próprio call to action, sugerindo que as pessoas realizem alguma ação lúdica para clicar na publicação.

Como usar GIFs nos Stories

Como todas as funcionalidades no Instagram, lembre de usar os GIFs com moderação. Dessa forma você evita ofuscar o próprio conteúdo e previne que o seu público tenha contato com informações demais antes mesmo de entender sua mensagem.

Gostou das dicas? Conhece algum artista legal no GIPHY? Compartilha com a gente nos comentários!

*Texto atualizado em 11/04/2019 por conta das novas políticas para criação de contas de marcas e artistas no GIPHY