POV nas Redes Sociais: 5 dicas para criar esse conteúdo [2024]

POV nas Redes Sociais: 5 dicas para criar esse conteúdo [2024]

por Stella Caroline

Publicado em 25 de março de 2024

POV NAS REDES SOCIAIS: ENTENDA O QUE É A EXPRESSÃO E POR QUE VIROU TREND NAS REDES SOCIAIS!

Provavelmente você já viu a expressão POV em algum conteúdo nas redes sociais. Mas você sabe o que ela quer dizer? Essa é uma sigla para a expressão “point of view”, que em português significa ponto de vista e já virou uma febre no mundo digital. 

Mais do que um simples termo ou hashtag, ou uma trend que estoura e depois é deixada de lado, o POV se tornou um tipo específico de conteúdo e aparentemente veio para ficar.  

Quer entender, conhecer todos os seus pontos de vista e saber como utilizá-lo? Continue a leitura desse artigo.

Antes, uma breve explicação do que é uma TREND

A palavra “trend”, traduzindo do inglês para o português significa “tendência”, o que está em alta, na moda.

Na internet, as trends são temas, hashtags, memes, formatos de vídeos e fotos, um desafio, algum tipo de conteúdo que se destaca nas redes sociais durante um determinado período, viraliza e ninguém quer ficar de fora. “Todo mundo” quer fazer. 

Na maioria das vezes são efêmeras. Isso significa que estouram e perdem força medida que outras vão surgindo.

No entanto, existem as que se estabelecem e se mantêm em alta por mais tempo, como parece ter acontecido com o POV. 

Pov nas redes sociais

Desafios populares nos stories do Instagram

Pov nas redes sociais: Sobre a origem do POV

Apesar de sua massificação entre os usuários da rede social, o POV vem de antes, de décadas atrás, tendo sua origem na literatura, onde é usado para designar a perspectiva pela qual a história é contada, por um personagem ou pelo narrador. 

Da mesma forma acontece no cinema, quando a cena é apresentada sob a perspectiva de um determinado personagem, dando a sensação ao expectador de estar vendo tudo pelos olhos dele. 

Ou seja, a internet “pegou emprestado” um termo, e sua aplicação, de outras áreas. Mais um exemplo do jargão popular “Nada se cria, tudo se copia”. 

Leia também: Tendências de conteúdo para o Instagram em 2024: Conheça todas!

Pov nas redes sociais: O que é o POV nas redes sociais?

Existem duas intenções por trás de um conteúdo POV. Na primeira, e mais popular, o intuito é narrar/mostrar acontecimentos sob o ponto de vista de alguém, de maneira imersiva, passando para quem está assistindo a sensação de ser parte do momento ou de viver a experiência. 

Essa sensação pode ser transmitida através da forma como a gravação é feita, da perspectiva, da angulação da câmera. O espectador vê como se fosse a pessoa que está gravando, ou do personagem protagonista do que está sendo relatado, como se fosse ela quem estivesse no local. 

São relatos do cotidiano, experiências pessoais ou vividas por amigos. A ideia é causar identificação e criar uma conexão direta com o seguidor, consequentemente engajar mais, e até atingir um novo público. 

Normalmente, os materiais são publicados nas principais redes sociais, como TikTok, Instagram (reels),  YouTube (shorts) e no Facebook.

E a segunda intenção? Essa é menos conhecida. Nesse caso, o uso do POV está relacionado a uma questão opinativa, a opinião da pessoa que produziu o sobre um tema específico. O termo é usado para deixar claro que essa é opinião dela, o seu ponto de vista e fim de discussão. 

É sempre valido conhecer as diferentes formas, mas por aqui vamos focar no exemplos da primeira, que despertou maior interesse. 

POV: Eu quando era criança pedindo dinheiro para os meus pais

POV: Você foi passar o dia na casa da sua tia rica (o vídeo relata como seria essa vivência)

POV: Pôr do sol na praia 

POV: 30+ no canaval

POV: Os primeiros dias de 2024 pra quem tem rinite

Leia também: Vídeos curtos: 5 ideias criativas para te ajudar a criar os seus!

Pov nas redes sociais: TikTok

No Tiktok já é comum encontrar produtores de conteúdo especializados em criar vídeos no estilo POV. Podem gerar riso, sentimentos de empatia, emoção, entre outros.

Nessa plataforma ele tem um grande poder de viralização, com milhares impressões, curtidas, comentários e compartilhamentos.

Como criar o seu próprio POV?

Como percebemos, o POV é um ótimo formato para atrair e engajar a audiência. Por isso, ele não deve ser desconsiderado na hora de criar um conteúdo, tenha você um grande número de seguidores ou não.

Fazer vídeos de Point of View pode ser uma ótima oportunidade de você se mostrar um pouco mais, sua personalidade, seus gostos. Para começar, confira algumas dicas: 

  1. Relacione os temas que te interessam e que você acha que pode atrair o público;
  2. Escolha o tom do vídeo de acordo com a sensação que deseja passar, que pode estar relacionada ao humor, nostalgia, cotidiano, medo, entre outras;
  3. Identifique situações rotineiras que podem ser retratadas no vídeo;
  4. Defina o personagem principal: pode ser você mesmo, outra pessoa ou até um animal;
  5. Prepare um roteiro.

Com tudo organizado e planejado, é hora de colocar a mão na massa. Posicione bem o seu celular e aperte o play.

Uma última dica extra: Priorize vídeos curtos e com poucas frases, adicione uma legenda para dar o contexto a quem está consumindo o conteúdo. 

E o mais importante, procure sempre ser autêntico! 

Esse formato de conteúdo, além de serem explorados pelos creators, pode fazer parte do planejamento de marketing de uma empresa. Acompanhando a personalidade e o tom de voz da marca pode ser mais um ótimo recurso para estreitar o relacionamento com os clientes. 

Mais termos, tipos de conteúdo e recursos populares nas redes sociais: #emoji, #emoticon, #meme #gif #mashup #pin #troll #viral #clickbait #hashtag #tbt.

Assista também: