Privacidade e Segurança Online: Protegendo sua Identidade nas Redes Sociais!

Privacidade e Segurança Online: Protegendo sua Identidade nas Redes Sociais!

por Stella Caroline

Publicado em 28 de fevereiro de 2024

A privacidade online é muito importante para qualquer pessoa que esteja na internet. Preparamos este conteúdo como um verdadeiro guia para você sair daqui e evitar problemas com hacking e phishing.

Privacidade Online: As Melhores Dicas para Navegar na Internet

Neste conteúdo, vamos fornecer dicas para navegar na internet e nas redes sociais. São dicas fundamentais que você deve seguir para evitar os principais problemas.

Privacidade Online

Privacidade Online: Nas Redes Sociais

As redes sociais são uma parte importante de nossas vidas hoje em dia, certo? Portanto, é fundamental proteger-se de qualquer perigo envolvendo essas plataformas, apesar do alto investimento em segurança que podem ter problemas.

Compartilhar informações pessoais

As redes sociais acostumaram as pessoas a compartilharem informações pessoais, como onde vão, seus amigos, sua família, seus endereços e assim por diante. Entretanto, compartilhar informações pessoais é algo bastante perigoso, especialmente se você possui um perfil público. 

Afinal, qualquer pessoa pode acessar e coletar informações. Essas informações podem se tornar padrões, como saber os horários em que você é mais ativo na internet, o que pode ser um ótimo indicativo de quando você está em casa, por exemplo.

Dessa forma, evite compartilhar informações sensíveis sobre seu endereço e rotina nas redes sociais e, preferencialmente, não tenha um perfil público se você é um usuário comum e não um influenciador.

Filtrar seus amigos

Muitas pessoas aceitam conhecidos nas redes sociais como seguidores ou até mesmo pessoas que não conhecem. Dessa forma, uma das melhores formas de evitar problemas é filtrar sua lista de amigos e seguidores. 

Não tenha medo de bloquear pessoas que você não conhece e evite ao máximo aceitar pessoas em suas redes sociais que você não conhece bem na vida real, pois isso é muito perigoso.

Privacidade Online: Sites e Aplicativos

Além das redes sociais, estamos frequentemente em diversos sites e outros aplicativos de diferentes plataformas. Neste tópico, vamos oferecer duas dicas fundamentais para se proteger dos perigos.

Baixar apenas dos sites oficiais

Primeiramente, é importante baixar aplicativos, softwares e arquivos apenas de sites oficiais. Mesmo que você tenha preferências em relação à loja de aplicativos ou site, sempre pode haver perigos.

Em sites não oficiais, os proprietários podem inserir malwares nos softwares para obter suas informações ou até mesmo tornar seu dispositivo inutilizável, apesar de aparentarem ser softwares comuns.

Portanto, nossa recomendação é baixar apenas de lojas oficiais, como a Windows Store, Flathub, Apple Store, Google Play Store, por exemplo.

Revisar e gerenciar permissões

Softwares, sites e aplicativos recentes sempre solicitam certas permissões para funcionarem da melhor forma possível. Por exemplo, a permissão para gravar áudio no WhatsApp e enviar mensagens de voz no aplicativo.

Portanto, revisar e gerenciar essas permissões é fundamental para evitar surpresas. Para isso, é necessário verificar as configurações dos aplicativos, softwares e sites.

Sempre que uma permissão parecer estranha, como um pedido para acessar seus contatos sem necessidade de uso pelo aplicativo, por exemplo, retire a permissão e verifique se o app, software ou site continuará funcionando normalmente.

Leia também: Como proteger o Instagram: 7 dicas para uma conta segura

Privacidade Online: Evitando o Phishing

O phishing ocorre quando criminosos fingem fazer parte de uma instituição verdadeira para tentar convencer as vítimas a entregarem suas informações pessoais através de qualquer forma de contato.

Use os canais oficiais

Sempre que receber um e-mail, SMS, mensagem de WhatsApp ou ligação em que alguém afirma representar uma empresa ou instituição com a qual você está vinculado, é importante desconfiar. Independentemente do assunto do contato, a melhor dica é não seguir as instruções imediatamente. 

Em vez disso, entre em contato pelos canais oficiais da empresa ou instituição para mencionar o problema e verificar a autenticidade do contato. 

Fazendo isso, você pode ter certeza de que está lidando com uma questão legítima. Mantenha a suspeita em relação a qualquer comunicação fora dos canais oficiais para garantir sua segurança online.

Verifique toda URL

A segunda dica que temos é sempre verificar a URL, ou seja, o endereço .com de um determinado site antes de inserir qualquer informação relevante. Endereços que não terminam em .com ou .com.br podem representar um problema de segurança. 

Seu navegador geralmente informará quando um site não é seguro, portanto, fique atento aos alertas e evite fornecer informações confidenciais em sites não seguros.

Além disso, leia letra por letra da URL e faça uma pesquisa rápida para verificar se há outro site que parece com o que você está acessando. Caso os endereços sejam parecidos, busque o site na plataforma site confiável clicando aqui e verifique.

Privacidade Online: Mantenha Longe o Hacking 

Para finalizar nosso conteúdo, vamos mostrar como manter seu perfil online, suas contas e seu computador longe de hackers com essas dicas fundamentais abaixo.

Tenha senhas fortes

Já passou o tempo em que as pessoas criavam senhas com datas de nascimento ou sequências simples, como “1234”, por exemplo. Para evitar hacking, é fundamental criar senhas fortes.

Em primeiro lugar, crie senhas que incluam caracteres maiúsculos, minúsculos, números, caracteres especiais e que tenham uma extensão adequada. Atualmente, é possível armazenar suas senhas de forma segura em sua conta do Google ou em aplicativos como o Bitwarden.

Além disso, é importante criar uma senha diferente, com esses parâmetros, para cada perfil ou conta que você possua. Dessa forma, você aumenta a sua segurança online.

Faça sempre verificação em duas etapas

A grande maioria das plataformas hoje, como bancos, redes sociais e muitas outras, oferecem a verificação em duas etapas. Isso significa que, além da senha, é necessário inserir um código de verificação para acessar sua conta.

Embora seja um processo chato ao criar a conta, é importante ativar essa verificação para aumentar a segurança e proteger suas informações.

É crucial lembrar que esses códigos de verificação são enviados através do seu e-mail ou número de celular, portanto é fundamental manter essas informações atualizadas nos aplicativos, caso precise utilizá-las.

Mantenha seu software atualizado

Para finalizar nosso tópico, é fundamental lembrar de manter o software, aplicativo ou sistema operacional sempre atualizado. Afinal, essas atualizações existem por um motivo e muitas delas que não vemos fazem uma grande diferença.

Muitas vezes, essas atualizações removem vulnerabilidades, mantêm o sistema mais rápido, aumentam a segurança e corrigem outros problemas conhecidos.

É por isso que não é recomendado utilizar versões antigas do Windows, pois existem riscos atuais que não foram corrigidos nessas versões mais antigas.