Cadastre-se
Por
Postgrain
14/09/2018
às 18:40

Como proteger a sua conta no Instagram

Ter uma conta hackeada no Instagram pode ser uma grande dor de cabeça, principalmente se o seu negócio depende do engajamento e até das vendas que aquele perfil traz.

E com o crescente problema de contas hackeadas no Instagram que aconteceram no mês passado, a plataforma informou que estava implementando novas medidas de segurança para evitar que mais contas sejam invadidas pelos hackers.

A informação divulgada no próprio blog do Instagram afirma que eles estão cientes dos últimos acontecidos e que estão investigando a raiz do problema para encontrar uma solução.

Em paralelo, o blog apresentou algumas orientações para ajudar a manter a conta segura.

Mas o que pode ser feito para que essa situação não aconteça com a sua conta? 

seguranca-no-instagram-gif-postgrain

Neste post reunimos as medidas importantes de segurança para manter o seu perfil seguro e longe dos hackers!

Escolha uma senha realmente forte

Sabe quando você tá criando uma senha e vem logo na cabeça a sua data de aniversário, nome do seu cachorro ou números sequenciais? Bom, sinto lhe informar que essa medida não é nada segura.

Isso porque uma das maneiras mais usadas pelos hackers para invadir contas é “adivinhando” senhas através de combinações de informações pessoais do usuário.

seguranca-no-instagram-gif-postgrain-1

Use uma combinação de pelo menos seis números, letras e sinais de pontuação. É importante que sua senha seja diferente de outras que você usa em diferentes logins na internet.

Também recomendamos trocar a senha do Instagram pelo menos duas vezes no ano, isso ajuda a dificultar o caminho para os hackers. Nesse link você pode saber se a sua senha já foi roubada ou corrompida.

Ative a autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores é uma medida adicional de segurança usada pela grande maioria dos aplicativos móveis. Com ela o usuário é obrigado a confirmar a veracidade daquelas informações de login por duas formas: pela senha habitual e por outro meio como SMS ou e-mail.

Ou seja, com a autenticação de dois fatores ativada, sempre que você logar no Instagram a partir de um dispositivo que nunca tenha acessado, você será redirecionado a confirmar aquela ação através código de segurança.

Muitos usuários não conhecem essa medida de segurança, por isso vamos te mostrar o passo a passo de como ativá-la:

  1. Acesse o botão de engrenagem ⚙️ ou clique nas três linhas no canto superior direito, em seguida clique em Configurações.
  2. Em Privacidade e Segurança, clique em Autenticação de Dois Fatores.
  3. Em seguida ative a guia Exigir Código de Segurança.

seguranca-no-instagram-autenticacao-de-dois-fatores-postgrain

Nota: O Instagram lançou recentemente uma autenticação de fatores rigorosa e agora permite que você use aplicativos como o Google Authenticator, Duo Mobile e o Authy, para confirmar o seu login no Instagram sem a necessidade de um SMS.

Se você tiver alguns desses apps de autenticação instalado no seu celular, o Instagram vai mandar automaticamente um código de login para ele. Caso contrário, você será redirecionado para a App Store ou Google Play para fazer o download de um autenticador.

Para ter acesso a essa nova forma de autenticação de dois fatores, basta seguir o mesmo passo a passo: Configurações, Privacidade e Segurança, e na guia de Autenticação de Dois Fatores, escolher a nova opção Aplicativo de Autenticação.

seguranca-no-instagram-autenticacao-de-dois-fatores-postgrain-1

Nota: Apesar de ser uma medida de segurança adicional, a ativação da autenticação de dois fatores impossibilita o uso do Postgrain.

Tenha certeza que o seu e-mail de login é seguro

Seu e-mail de login é uma porta de entrada para a sua “vida online”. Por isso mesmo que garantir a segurança desse acesso pode bloquear invasões de hackers nas suas contas – e com o Instagram não seria diferente.

A maioria dos provedores de e-mail possuem precauções de segurança como criptografia e autenticação de dois fatores. Então, se você quer manter sua conta no Instagram segura, precisa se certificar primeiro da segurança do seu e-mail.

seguranca-no-instagram-gif-matrix-postgrain

 

Essa é uma dica que vale para todas suas contas online, ok?

Verifique sua conta no Instagram

A plataforma agora permite que todas as contas Business possam solicitar a verificação (aquele selo azul de autenticidade do perfil). Antes os perfis verificados só eram liberados através de uma série de processos burocráticos da rede social e algumas pessoas estavam fazendo dessa prática uma espécie de comércio ilegal de verificação de contas.

Por isso mesmo o Instagram mudou as diretrizes de verificação e inseriu um formulário dentro das configurações da plataforma.

A partir dessa confirmação, os usuários saberão se estão interagindo realmente com uma figura pública, celebridade, marca global ou entidade notável.

seguranca-no-instagram-verificacao-de-perfil-selo-azul

Inclusive fizemos um post super completo sobre esse assunto, dá só uma olhadinha aqui.

Cancele o acesso a aplicativos suspeitos de terceiros

Essa medida foi indicada pelo Instagram no mês passado em meio ao boom das invasões dos hackers nas contas hospedadas na plataforma. Esses aplicativos  de terceiros (geralmente apps que seguem pessoas e enviam directs automaticamente), não seguem as regras de política da plataforma. Essa prática torna a sua conta vulnerável a invasões.

Mas não se preocupa, dá sim para gerenciar esses apps e removê-los. No desktop, basta clicar em Configurações, depois Aplicativos Autorizados.

seguranca-no-instagram-aplicativos-autorizados-postgrain

Na página seguinte será mostrada uma lista com todos os aplicativos que você concedeu acesso durante toda a sua “vida no Instagram”. Se você notar que algum deles não deveria estar ali, Revogue o Acesso.

seguranca-no-instagram-aplicativos-autorizados-revogar-acesso-postgrain

Se liga nessas informações!

As dicas acima já são bem eficientes para a proteção da sua conta, mas existem algumas ações que podem ser tomadas para prevenir danos futuros, por exemplo:

  1. Lembre-se que a sua senha é pessoal e intransferível, nada de compartilhá-la ou anotar em algum lugar visível.
  2. Quando você fizer o login em outro celular ou computador que não seja o seu, sempre desmarque a opção de “Lembrar”, pois a suas informações ficarão salvas mesmo após fechar o navegador.
  3. Cuidado com links estranhos, alguns hackers enviam falsos e-mails de login para os usuários colocarem as informações de acesso e, assim, conseguem invadir as contas.
  4. Você pode entrar em contato com o suporte do Instagram caso tenha maiores dúvidas.
  5. Fique de olho nas contas que você segue. O Instagram lançou uma opção em que é possível ver maiores informações sobre os perfis que você segue, como por exemplo quando a conta foi criada, país de origem, anúncios, dentre outros.

seguranca-no-instagram-about-this-account

Seguindo todas essas dicas, fica bem mais difícil que algum hacker roube suas informações e acesse a sua conta. 

Gostou das nossas dicas? Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente aqui nos comentários. ⭐️