Cadastre-se
Por
Katarina Nápoles
29/05/2018
às 18:22

Como ter uma conta verificada no Instagram

Até a metade de 2018 não era possível solicitar um selo de verificação no Instagram como já era possível há um tempo com o Facebook, por exemplo. Mas no fim de agosto deste ano a plataforma de fotos e vídeos anunciou  ̶f̶i̶n̶a̶l̶m̶e̶n̶t̶e̶ a possibilidade de solicitar uma verificação de conta de forma ativa, pelo próprio app.

O selo de verificação serve para identificar contas de pessoas famosas, celebridades e marcas, garantindo aos usuários e autenticidade daqueles perfis, ou seja: que eles são realmente geridos por quem dizem ser.

Você já sabe como ter uma conta verificada no Instagram? A gente desvenda esse mistério nesse texto!

Selo de autenticidade do Instagram

Da mesma forma que nas outras redes sociais, o Instagram criou o selo azul para evitar o sucesso de fakes na plataforma e dar uma forcinha a mais para as empresas e marcas parceiras. O símbolo azul com um V branco no meio aparece ao lado do nome da conta no Instagram, no campo de pesquisa e no perfil. Dessa forma:

print do Instagram Web do perfil do ator jaden smith no Instagram

Perfil do ator Jaden Smith no Instagram

O pequeno símbolo é hoje motivo de cobiça de muitos usuários da ferramenta, já que, além de tudo, representa um status mais elevado da conta na rede social. Além disso, ter uma conta verificada faz com que o seu perfil apareça no topo dos resultados de busca, porque o Instagram entende que aquela conta é “prioridade”.

Por conta disso, muita gente já se dispôs a pagar funcionários do Instagram de forma fraudulenta só pra ter a conta verificada. Mas a renda extra de alguns funcionários da rede social está com os dias contados, já que agora qualquer pessoa pode solicitar a verificação. Te ensino como fazer isso logo abaixo!

Como ter uma conta verificada no Instagram

É possível solicitar um selo azul de verificação diretamente pelo app no seu celular:

  • Abra seu perfil do Instagram e clique no símbolo de engrenagem, que representa as configurações.
  • Na parte de Conta, você verá a opção Solicitar verificação.

Como ter uma conta verificada no Instagram: passo 1Dentro da aba, o Instagram vai pedir o seu nome completo e a foto de um documento que comprove o seu nome, como uma Carteira de Identidade, um Passaporte, Carteira de Motorista ou até mesmo documentos comerciais oficiais como declaração de impostos ou contas de serviços públicos recentes.

Atenção aqui: é importante que você digite seu nome exatamente como está escrito no documento, beleza? Depois disso e de anexar o arquivo, clique em Enviar.

Solicitando o selo azul de verificação no Instagram

Em menos de uma semana você já deve receber uma resposta sobre isso. E pode ser que ela não seja positiva.

Resposta do Instagram depois da solicitação de verificação

Fizemos um teste com um perfil pessoal e essa foi a resposta que recebemos depois de 4 dias da solicitação. Basicamente o Instagram disse que o perfil não pôde ser verificado porque não atendeu aos critérios da verificação. Se isso acontecer, não se desespera: é possível solicitar uma nova verificação após 30 dias.

Dicas para ter a solicitação de verificação aceita

Primeiro de tudo, anota aí pra nunca mais esquecer: seu número de seguidores não determina se você vai ou não ganhar um selo de autenticidade. Atualmente, no Instagram, há contas com milhões de seguidores que são verificadas, enquanto outras, com menos de 20 mil seguidores, também têm o selo.

print do Instagram Web do perfil do músico Kiko Dinucci

Perfil do músico Kiko Dinucci no Instagram

Como já vimos, é possível que mesmo que você solicite o selo, ele seja negado. Por isso, existem algumas práticas podem te ajudar a sair na frente dessa corrida:

1. Forneça provas de que seu perfil é real

O Instagram só dá autenticidade a perfis que sejam, sem dúvida nenhuma, verídicos. Por isso, você precisa mostrar isso à ferramenta.

Use links das suas outras redes sociais e poste fotos pessoais ou do seu produto (caso seja o perfil da sua empresa). Se você quer tanto o selo azul, evite repostar fotos de outras pessoas (ainda mais sem créditos).

Publicar conteúdos pessoais e produzidos por você ou pela sua empresa, ou seja, únicos e exclusivos, ajuda o Instagram a te entender como verdadeiro dono daquela conta e te ver com melhores olhos. Afinal, você está colocando conteúdo novo na plataforma.

Além disso, dê uma breve descrição de quem é você ou o que faz a sua empresa na biografia. Ainda na bio, forneça um link real, que leve o usuário a um site verdadeiro da sua empresa.

2. Respeite as normas do Instagram

A regra aqui é simples: para ser bem visto pelo Instagram, você deve respeitar as diretrizes da casa dele. Isso significa não utilizar ferramentas de automação para ganhar seguidores ou curtir várias fotos e fazer comentários iguais em várias publicações.

O Instagram preza pelo bom convívio e uma boa experiência na ferramenta. Quando você tem um usuário que faz centenas de comentários iguais em várias publicações e ganha seguidores de forma fraudulenta, pode ter certeza que isso vai ser muito mal visto pelo aplicativo.

A mesma regra serve para spam. Esse tipo de conduta que relatei acima já é uma forma de fazer spam, mas também há os usuários que publicam várias vezes o mesmo post no dia, achando que só assim eles vão conseguir fazer com que todos os seguidores vejam.

Além de estarem errados sobre o funcionamento do algoritmo, esse usuário também não é bem visto pelo Instagram porque não está oferecendo nenhum tipo de conteúdo novo e, muito provavelmente, não está garantindo a boa experiência dos seus seguidores floodando o feed deles.

Outra norma do Instagram que você precisa estar ligado sempre é a dos direitos autorais. Em hipótese alguma replique um conteúdo ou publique uma foto ou vídeo que não seja da sua autoria, sem os devidos créditos.

Nem pensar em publicar fotos ou vídeos com nudez explícita ou que façam apologia à práticas ilegais, hein? Além disso, para estar dentro das diretrizes do Instagram, comente em outras publicações de forma respeitosa sempre.

3. Fortaleça sua presença em outras redes sociais

O Instagram costuma verificar contas de quem já demonstrou ter influência na mídia de alguma forma, seja na TV, no Youtube, ou em artigos de jornais, por exemplo. Ser conhecido vai te ajudar muito a ganhar o selo azul nesse caso.

Por isso é muito importante fortalecer a presença da sua marca em outros lugares, fora do Instagram.

O YouTube ainda é um ótimo lugar pra isso! A plataforma permite que você eduque os usuários sobre o seu nicho ou o produto que você vende. E o melhor: produzindo no formato de conteúdo que vai representar 80% do tráfego da internet até 2020.

Não economize esforços para investir nessa rede. O YouTube tem um ótimo potencial para alcançar pessoas que ainda não te conhecem, já que os vídeos upados na plataforma podem ser compartilhados na maioria das redes sociais.

Se o seu objetivo é atacar um público mais corporativo, muita atenção ao LinkedIn. A rede é um ótimo ponto de encontro para networking e nutrição de usuários sobre sua marca, produto e serviço. O legal é que, no LinkedIn, você pode encontrar pessoas mais qualificadas sobre o seu negócio, que têm mais chances de engajar com você.

Uma boa forma de fortalecer sua presença na mídia é fazendo parcerias. Quando – e se – tiver dinheiro pra investir, não hesite em lançar um produto ou oferecer um serviço em parceria com uma empresa já bem fortalecida no mercado. Essa é uma ótima forma de solidificar sua imagem no mercado e, ao mesmo tempo, no Instagram.

4. Consiga um selo de verificação do Facebook

Conseguir um selo de autenticidade do Facebook com certeza vai te ajudar a ser bem visto pelo Instagram. Para solicitar o selo de verificação, é preciso ter uma página configurada como negócio local, empresa ou organização. Lembre-se também que é possível ter uma conta verificada no Facebook, mas não receber o selo do Instagram, ok?

Para tentar receber o selo azul do Facebook, siga o passo a passo:

  1. Clique em Configurações, no topo da sua página
  2. Em Geral, selecione Verificação da Página, a segunda opção no menu do lado direito
  3. Clique em Verificar esta Página
  4. Insira um número de telefone da sua empresa que esteja listado publicamente
  5. Clique em Ligar para mim agora. O Facebook vai ligar para você com um código de verificação
  6. Insira o código de verificação de 4 dígitos e clique em Continuar

Depois de realizado o passo a passo, o Facebook vai iniciar o processo de verificação da sua conta, que pode demorar um pouco já que não há um prazo específico para o retorno da solicitação. Depois que eles analisarem, você receberá um e-mail que dirá se seu pedido foi aceito ou não.

Como denunciar uma conta falsa no Instagram

Se mesmo depois disso tudo você ainda não conseguiu o tão sonhado selo azul e enfrenta problemas com contas falsas se passando por você, denunciar um perfil na plataforma pode te ajudar com isso.

Visite o perfil que você quer denunciar, clique no ícone de três pontinhos horizontais na parte superior direita e selecione Denunciar. Depois, faça esse caminho de cliques: Imprópria > Acredito que essa conta viola as Diretrizes da Comunidade do Instagram > Denunciar Conta > Esse perfil está imitando alguém ou Pode estar publicando propriedade intelectual pertencente a mim sem autorização.

Você também pode denunciar uma conta pelo Instagram Web, a partir deste formulário.

Você já tem uma conta verificada no Instagram? Esse artigo foi útil pra você ou sanou alguma dúvida sua? Conta pra gente aqui nos comentários! =)