10 materiais gratuitos de Instagram Marketing para iniciantes

10 materiais gratuitos de Instagram Marketing para iniciantes

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 19 de abril de 2022

Quem vê de fora sempre acha que o trabalho do social media no Instagram não é nada demais. Basta chegar e fazer uns posts, né? 

Nada disso!

Pra quem deseja usar o Instagram profissionalmente ou investir na rede social para impulsionar a presença digital e vendas do seu negócio, é preciso entender bem o que está fazendo e que cada decisão deve ser estratégica, sempre mantendo uma mentalidade voltada para o marketing digital e estratégias de conteúdo e crescimento. 

Por isso, separamos aqui 10 materiais gratuitos de Instagram Marketing para iniciantes. Se você ainda não sabe por onde começar seu perfil, como montar uma boa identidade visual, pensar bons conteúdos ou usar o Instagram Ads, a gente tem o material certo pra você.

10 materiais gratuitos de Instagram Marketing

  • Instagram para Negócios: começando do zero

Instagram pra Negócios um guia pra iniciantes

Se você está começando agora, o Guia de Instagram para Negócios, um material gratuito do Postgrain, vai ser um ótimo pontapé inicial pra te dar o conhecimento necessário de como montar um Instagram comercial do zero. Você pode aplicar todas essas dicas pra gerir perfis de clientes dos mais diferentes segmentos e começar a obter resultados!

  • Calendário de Datas Comemorativas

Materiais gratuitos para Instagram Marketing: Calendário 2022

O calendário vai ser seu melhor amigo enquanto profissional de redes sociais. Tenha sempre um em mãos pra montar seu calendário editorial, cronograma de postagens e ficar de olho nas datas mais importantes do ano, além de, claro, não perder nenhum prazo!

A organização vai ser sua melhor amiga, e o calendário seu maior aliado nisso. Por isso, preparamos o Calendário de Datas Comemorativas de 2022: esse material gratuito conta com todas as datas famosas – e algumas nem tanto – pra te ajudar no planejamento.

  • Templates do Canva

Templates Grátis pra Instagram

Um queridinho de 10 em cada 10 profissionais que precisam se virar mesmo sem ter um conhecimento tão avançado em design, o Canva é ótimo pra criar artes de forma fácil e ainda conseguir algo bonito e funcional. A ferramenta tem planos pagos mas também oferece na versão gratuita uma grande variedade de opções de formatos, templates, fontes, ilustrações, imagens, ferramentas de edição e outras funcionalidades que vão te ajudar a criar conteúdos visualmente bonitos e criativos.

Na nossa seção de materiais gratuitos você encontra alguns templates prontos criados pela equipe de design do Postgrain. Eles estão disponíveis pra serem editados no Canva – inclusive na versão gratuita – e podem ser adaptados pra qualquer marca. Mude cores, adapte fontes ou o que preferir. Assim fica mais fácil manter uma identidade visual coesa com muito mais agilidade.

  • Banco de imagens gratuitos

Essa vai ser uma necessidade constante no seu trabalho na hora de criar conteúdos. Como nem todo mundo tem a verba necessária pra assinar bancos de imagens pagos (que sem dúvidas são os mais completos), conhecer os melhores bancos de imagens gratuitos vai salvar sua produção. E olha, dá pra se virar muito bem com eles! 

Esse não é bem um material, mas aqui no blog, temos uma lista completa (e gratuita, claro) com 20 bancos de imagens e vídeos gratuitos pra você salvar na barra de favoritos e consultar sempre que precisar.

  • Banco de Ideias Infinitas do Postgrain

A principal ferramenta que todo social media precisa, na verdade, é a criatividade! Essa vai ser sua maior necessidade no dia a dia e seu maior desafio a cada novo planejamento.

Pra não ficar sofrendo com a procrastinação ou bloqueios criativos, o nosso Banco de Ideias Infinitas para Redes Sociais é um ótimo material pra se ter em mãos – e ele é totalmente gratuito. 

Nesse material você encontra ideias de conteúdo, insights e dicas pra ter um bom volume de posts e alcançar seus principais objetivos com eles. Ah, e nele tem também uma planilha e um calendário pra te ajudar a se organizar melhor.

  • Guia de legendas para Instagram

Será que as pessoas ainda leem textão na legenda? É melhor ir direto ao ponto? Uma boa 

história vale a pena ser contada? Quantos emojis será que são demais?

Essas são dúvidas muito comuns de quem escreve legendas para Instagram de forma estratégica, e nesse material vamos te ajudar com tudo isso. Entre dicas, ideias e exemplos pra você se inspirar. Aprenda a escrever legendas atrativas e capazes de criar uma conexão profunda entre o público e a sua marca com o Guia de Legendas para Instagram.

  • 30 dias de ideias de conteúdo para Stories

Por ser um conteúdo mais espontâneo e quente do que o do Feed, o Story pode dar dor de cabeça em muita gente quando a criatividade dá aquela travada. Ainda mais porque a demanda de volume pra esse formato costuma ser bem maior. 

Mas se o problema for ideias, nem se preocupe: nesse material tem ideias para 30 dias de conteúdo para Instagram Stories gratuitamente. Você pode adaptar pra qualquer marca ou perfil!

  • Guia de Marketing Digital – Instagram Ads

Se quiser dar um passo além da estratégia orgânica no Instagram, é importante saber por onde começar no Instagram Ads, a plataforma de anúncios pagos da rede social. Nesse material gratuito você encontra um verdadeiro Guia de Marketing Digital com foco em Instagram Ads pra saber como estruturar sua estratégia de Instagram Marketing, segmentar seu público e quando decidir entre impulsionar ou patrocinar seus posts. 

  • Tudo sobre Instagram Insights

Instagram Insights” é a parte do app onde estão organizadas todas as métricas e resultados do conteúdo que você publica.

Uma das coisas mais importantes para crescer no Instagram é saber entender e interpretar suas métricas. Só assim você vai ver se sua estratégia tem dado certo, perceber com que tipos de conteúdo seu público mais engaja, quais os seus melhores horários para postar no Instagram e como está o seu crescimento mês a mês na rede social. 

Nesse texto do blog do Postgrain sobre Instagram Insights para iniciantes, você vai aprender como configurar sua conta da maneira certa, como acessar as métricas do Instagram e entender melhor os insights gerados por esses números. 

  • Relatório de Social Media

Saber gerar bons relatórios vai te ajudar muito a entender melhor as métricas do Instagram Insights e registrá-las pra conseguir comparar seu desempenho por período. Em um relatório, você visualiza muito melhor o que está dando certo e o que não tá, além de pontos de melhoria. 

Nesse material gratuito, você encontra um modelo de relatório de social media para adaptar pro seu negócio. Também serve pra compartilhar com seus clientes, caso você seja um social media freelancer!

Gostou das dicas?

Conta pra gente qual tem sido seu maior desafio nessa jornada no Instagram!