Meu Instagram foi hackeado! Veja o que fazer para recuperar a conta

Meu Instagram foi hackeado! Veja o que fazer para recuperar a conta

por João Uchôa

Publicado em 08 de janeiro de 2020

Existem diferentes formas de perigos virtuais na internet e ter o Instagram hackeado é uma delas. Por ser uma das redes sociais mais populares e usadas ao redor do mundo, o Instagram é alvo constante de ataques e invasões hackers. 

Para entender o porquê disso acontecer, os meios para proteger contas de ataques e como recuperá-las, continue lendo este texto.  🙂

 

GIF de uma tela de programação de cor preta com códigos correndo em verde

FALHAS DE SEGURANÇA NO INSTAGRAM

 O último grande ataque ao Instagram havia sido realizado em setembro de 2018, quando contas tiveram senhas trocadas sem autorização e todas as publicações apagadas, inclusive aqui no Brasil. Porém, em junho de 2019, ataques à plataforma se intensificaram ao redor do mundo devido uma vulnerabilidade no processo de verificação de conta. Quem revelou o ocorrido foi o pesquisador de segurança indiano Laxman Muthiayh. 

Mesmo o Instagram possuindo um sistema de segurança para impedir isso, ainda era possível ter o Instagram hackeado ao se resetar a senha de contas, em menos de 10 minutos. O pesquisador mostrou como descobriu a falha de segurança num vídeo publicado no YouTube. Por ter descoberto a vulnerabilidade, Laxman ganhou 30 mil dólares como parte de seu programa de recompensas de bugs do Facebook.  

Captura de tela do vídeo publicado no Youtube por Laxman Muthiayh

Apesar do Instagram contar com meios para tentar dificultar esse tipo de violação, nem sempre isso é possível. É por isso que, para não ter o Instagram hackeado, precisamos proteger as nossas contas criando um obstáculo a mais para possíveis invasores. 

COMO PROTEGER SUA CONTA DO INSTAGRAM

Ter o Instagram hackeado é uma situação bastante difícil, mas é possível tomar algumas medidas para garantir a segurança do seu perfil.  Aqui no blog temos um artigo bem completo com algumas dicas de como proteger sua conta no Instagram. Se você ainda não leu, clica e já deixa aberto em uma nova aba do navegador! 😉

Em sua Central de Ajuda, o Instagram recomenda que o usuário: 

  • Escolha uma senha forte. Use uma combinação de, no mínimo, seis números, letras e pontuações (como ! e -). Ela também deve ser diferente das senhas usadas por você em outros locais da Internet.
  • Altere a sua senha com frequência, especialmente se você receber uma mensagem do Instagram pedindo para alterá-la. Durante verificações de segurança automáticas, às vezes, o Instagram recupera informações de login que foram roubadas de outros sites. Se o Instagram detectar que a sua senha pode ter sido roubada, alterar a sua senha no Instagram e em outros sites ajuda você a manter a sua conta segura e a impedir que ela seja invadida no futuro.
  • Jamais informe sua senha a pessoas desconhecidas ou que não sejam de sua inteira confiança.
  • Ative a autenticação de dois fatores para obter segurança extra para a conta.
  • Certifique-se de que sua conta de email esteja segura. Qualquer pessoa que tenha acesso aos seus e-mails, possivelmente, também terá acesso à sua conta do Instagram. Altere as senhas de todas as suas contas de email e certifique-se de que elas são diferentes.
  • Saia da sua conta no Instagram ao usar um computador ou celular que compartilhar com outras pessoas. Não marque a caixa "Mantenha-me conectado" ao efetuar login em um computador público, pois isso o manterá conectado mesmo depois de fechar a janela do navegador.

Seguindo cada uma dessas dicas, criam-se barreiras de segurança que podem proteger perfis no Instagram dos ataques cibernéticos.  

COMO SABER SE MEU INSTAGRAM FOI HACKEADO

Você só notará que há algo de estranho com a sua conta do Instagram se o conteúdo do seu perfil for alterado subitamente sem o seu consentimento e/ou se não conseguir fazer login no seu perfil. Veja alguns dos indícios mais comuns que sinalizam que uma conta foi invadida:

  • perda de acesso ao perfil (seu e-mail e senha usual não são aceitas);
  • seguidores que você não conhece estão adicionados ao seu perfil;
  • mensagens estranhas no direct do seu perfil enviada para outras pessoas, em nome do seu perfil;
  • posts deletados do perfil;
  • postagens, comentários ou alteração de foto do perfil que não foram feitas por você;
  • recebimento de e-mail do Instagram informando alterações que você não fez.

Se apesar de haver mudanças que não foram feitas por você, você consiga acessar o perfil, talvez a conta tenha sido apenas deixada aberta em local público e utilizaram ela indevidamente. Aí, é só verificar em “Atividade de login” onde foi o último acesso anterior ao seu. Aproveita para trocar a senha!

COMO RECUPERAR CONTA DO INSTAGRAM QUE FOI HACKEADA 

Tendo certeza que teve o Instagram hackeado, realize as ações abaixo para recuperar sua conta.

Veja se recebeu uma mensagem do Instagram no seu e-mail

O próprio Instagram avisa, na sua Central de Ajuda, que só envia informação sobre alteração de e-mail das contas através do endereço security@mail.instagram.com. Caso tenha recebido uma mensagem do Instagram informando que o seu e-mail de acesso a conta foi alterado, é possível desfazer essa alteração clicando na opção de reverter essa alteração, presente nessa mesma mensagem do e-mail. 

Caso não consiga reverter a situação com esse passo acima ou não consegue utilizar a senha que você utilizava, a próxima alternativa é solicitar um link de login ou um código de segurança ao Instagram, conforme explicado nos próximos tópicos.

Peça um novo link de login ao Instagram

Aqui já começa o processo de provar que a conta é sua, por isso é hora de fornecer os dados que você utilizava para acessá-la. O pedido faz com que o Instagram envie um link de login ao seu endereço de e-mail ou telefone que está cadastrado na conta. Para pedir um link de login, siga estes passos:

  • na tela de login, clique em “Obter ajuda para entrar” (Android) ou “Esqueceu a senha?” (iPhone);
  • insira o nome de usuário, endereço de e-mail ou telefone associado à sua conta e toque em Avançar;
  • selecione o seu endereço de e-mail ou número de celular e toque em “Enviar link para login”;
  • clique no link de login em seu e-mail ou SMS e siga as instruções na tela.

Página do Instagram com ênfase no "Esqueceu a senha?"

Página de recuperação de conta do Instagram

 

Solicite um código de segurança ou suporte do Instagram

Se o passo a passo acima não funcionou pra você, não se desespere ainda. Existe outra forma de recuperar seu Instagram hackeado. O passo a passo pede os dados pessoais que já citamos anteriormente e um código específico para a recuperação do acesso será enviado pelo suporte do Instagram. Veja como proceder:

Para usuários do app no Android

  • Na tela de login, toque em Obter ajuda para entrar sob Entrar.
  • Insira o nome de usuário, endereço de email ou telefone associado à sua conta e toque em “Precisa de mais ajuda?”. Se você possuir mais de uma conta do Instagram, será necessário selecionar primeiro a conta com a qual está com problemas para entrar. Depois, siga as instruções na tela.
  • Toque em “Precisa de mais ajuda?” e siga as instruções na tela.
  • Selecione o seu endereço de e-mail ou número de telefone e toque em “Enviar código de segurança”.
  • Caso não tenha recebido um código de segurança, toque em “Não consigo acessar este email ou número de telefone” sob “Enviar código de segurança” e siga as instruções na tela.

Para usuários do app no iOS

  • Na tela do link de login, toque em “Precisa de mais ajuda?” sob “Enviar link para login”. Selecione o seu endereço de e-mail ou número de telefone e toque em “Enviar código de segurança”.
  • Caso não tenha recebido um código de segurança, toque em “Não consigo acessar este e-mail ou número de telefone” sob “Enviar código de segurança” e siga as instruções na tela.

Tela do Instagram ensinando a recuperar conta invadida

Prove a sua identidade

Durante o processo de recuperação de conta do perfil hackeado, o Instagram pedirá para verificar sua identidade, ou seja, provar que a conta é da pessoa que está solicitando a recuperação. Aqui há dois tipos de verificação de identidade: uma pra quem tem fotos do rosto no perfil e outra pra quem não tem.

Perfil com fotos: para uma conta que tem fotos em que o dono do perfil aparece, o Instagram pede que seja feito uma selfie de vídeo virando o rosto para diferentes direções. Isso serve para verificar se é uma pessoa de verdade e, assim, confirmar a identidade do usuário.

Perfil sem fotos: é pedido forneça o endereço de e-mail ou o número de celular cadastrado e o tipo de dispositivo usado no momento do cadastro (iPhone, Android, iPad ou outro).

CONCLUSÃO 

Se você acredita que seu Instagram foi hackeado ou que alguém tomou controle do seu perfil, não hesite em aplicar as dicas que te damos aqui para solucionar o problema o quanto antes. E não custa nada tomar algumas medidas para proteger a sua conta criando uma barreira de proteção, hein? Qualquer dúvida, é só chamar nos comentários!  🙂