Proibido no Instagram: 7 ações que você deve evitar! [2024]

Proibido no Instagram: 7 ações que você deve evitar! [2024]

por Stella Caroline

Publicado em 05 de abril de 2024

O que é proibido no Instagram pode ser desconhecido para muitas pessoas, mas neste conteúdo você vai descobrir para não sofrer mais com as penalidades da plataforma.

Proibido no Instagram: Por que essas proibições acontecem?

O Instagram, assim como todas as redes sociais, possui certas diretrizes que estabelecem comportamentos considerados positivos e negativos pela empresa. 

Isso ocorre porque as empresas acreditam que essas diretrizes são benéficas tanto para os usuários quanto para a própria plataforma. Uma rede social mais permissiva corre mais riscos legais, por exemplo.

Portanto, não existe apenas uma diretriz específica que você precisa seguir. As proibições podem variar bastante conforme a rede social. 

Por exemplo: se você utiliza o antigo Twitter, sabe que é uma rede social com poucas proibições em comparação ao Instagram, enquanto o Reddit é ainda mais permissivo.

Com isso em mente, é necessário ler as diretrizes da comunidade, ou seja, as regras sobre as proibições, e então evitar determinados comportamentos, especialmente se você trabalha como social media ou tem uma marca no Instagram.

Proibido no Instagram

Proibido no Instagram: Quais são as 7 ações?

Agora que você já entende por que essas proibições ocorrem, vamos falar das sete principais ações que você precisa evitar para não ser punido no Instagram.

Usar aplicativos não-oficiais

Há algum tempo, o Instagram pelo computador era extremamente limitado, sem mesmo a possibilidade de postar fotos, e isso vem mudando aos poucos com a integração de recursos através do 5G e outras tecnologias. 

Dessa forma, muitas pessoas que editavam suas fotos pelo computador tinham o costume de usar softwares não oficiais para realizar certas ações. 

No entanto, por não serem aplicativos oficiais, isso pode comprometer a segurança do usuário e, naturalmente, da rede social toda. Afinal, se ocorrer um vazamento de dados, a culpa seria da Meta, dona do Instagram. 

Portanto, usar aplicativos ou softwares de computador que não sejam oficiais é algo absolutamente proibido no Instagram para os usuários. 

O que você pode fazer é utilizar alguns sites para executar certas ações no Instagram, pois os sites precisam seguir determinados protocolos para funcionar, como o caso do Postgrain, por exemplo.

  • O certificado do nosso site é válido;
  • Suas informações pessoais permanecem privadas para o nosso site;
  • Investimos muito em segurança para evitar ao máximo qualquer vazamento de dados;
  • Usamos a API OFICIAL da META para realizar os agendamentos e compartilhamentos das postagens.

Clique aqui e GANHE 30 dias grátis com o cupom POSTBLOG!

Usar hashtags consideradas inadequadas

As hashtags não são completamente proibidas, pois é possível postar conteúdos com elas. No entanto, algumas palavras podem ser consideradas inadequadas ou até mesmo violações. Por exemplo: fazer referência a crimes ou usar palavras com teor sexual

Os conteúdos associados a essas hashtags são avaliados e geralmente afetados pelo que ficou conhecido como “Shadowban”, onde as publicações têm seu alcance limitado pela própria plataforma. 

Dependendo do conteúdo associado a essas hashtags, sua conta pode ser banida automaticamente, e essa é uma das diretrizes que o Instagram leva mais a sério.

Leia também: Como sair do Shadowban? Confira todas as dicas!

Espalhar desinformação 

Espalhar desinformação, as famosas fake news, é uma violação muito grave dos padrões de conduta do Instagram por diversas razões. Inclusive, o Instagram não apenas limita o alcance, mas também, abaixo da publicação, tenta explicar melhor sobre o ocorrido. 

Por exemplo: conteúdos sobre a Terra plana são desinformação e abaixo desses conteúdos há uma descrição desse movimento. Em conteúdos políticos, essa descrição se torna um aviso de que aquilo é simplesmente uma mentira.

Enviar várias mensagens e ter a mesma interação em pouco tempo

Spam nunca é legal, não é verdade? Se já é bastante chato por e-mail, imagine na era das redes sociais. Uma das proibições mais antigas do Instagram é, justamente, não enviar várias mensagens em pouco tempo

Esse tempo nunca foi especificado pelo Instagram, mas podemos considerar mensagens com conteúdos repetidos para pessoas diferentes em questão de minutos. Mesmo que você tenha algo importante a dizer, não é interessante fazer spam em momento algum. 

Além disso, qualquer interação repetida várias vezes em pouco tempo é proibida. Por exemplo: seguir trinta pessoas diferentes em menos de dez minutos.

Contas que servem como “bot”

Contas cujo objetivo é automatizar atividades retiram a autenticidade de um usuário real, o que é extremamente negativo para o Instagram. Dessa forma, criar uma segunda conta que não seja sua principal, é proibido no Instagram

Com o algoritmo se tornando cada vez mais poderoso, está mais fácil identificar essas práticas e não é uma opção interessante, seja qual for a atividade que você deseja realizar.

Espalhar spam por várias contas

Hoje, a Meta criou uma forma de rastrear contas dos mesmos usuários, portanto, espalhar spam por várias contas continua sendo um grande problema e vai contra as diretrizes da plataforma. 

Apesar de termos falado anteriormente, algumas pessoas tentavam burlar as diretrizes espalhando spam por várias contas diferentes para que suas contas principais não fossem afetadas, mas elas serão da mesma forma.

Ameaçar outros usuários

Apesar de parecer óbvio, algumas pessoas ainda acreditam que a internet e as redes sociais, especificamente, não são passíveis de leis e regulamentações e ameaçam outros usuários por motivos simplistas. 

Dessa forma, precisamos relembrar que a ameaça a qualquer pessoa é um crime, conforme estabelecido no Código Penal pela Lei No 2.848, de 7 de dezembro de 1940. 

Portanto, é importante tomar sempre muito cuidado com o que você diz na internet e principalmente nas redes sociais, pois isso vai contra as diretrizes dessas plataformas e contra a lei.

Proibido no Instagram: Penalidades para quem não obedece às diretrizes

As penalidades do Instagram variam bastante dependendo da diretriz violada e se a sua conta violou outras diretrizes anteriormente.

Dessa forma, não podemos afirmar exatamente o que pode acontecer em ordem, mas podemos listar as penalidades mais comuns.

  • Aviso de restrições de recursos por um período (geralmente dois dias), como seguir pessoas, fazer comentários ou enviar mensagens diretas (DMs).
  • Remoção de conteúdo (se houver muitos conteúdos removidos, sua conta poderá ser suspensa permanentemente).
  • Suspensões temporárias da conta (o tempo de suspensão pode variar).
  • Suspensão permanente da conta.

Gostou do nosso conteúdo para você social media? Continue acompanhando o nosso blog clicando aqui para conferir muito mais!

Leia também: Dark Post no Instagram e Facebook: saiba como criar um!