Recuperar Meu Instagram: É Possível?

Recuperar Meu Instagram: É Possível?

por Stella Caroline

Publicado em 17 de dezembro de 2024

Recuperar meu Instagram é possível? Essa é uma pergunta que pode ter múltiplas respostas, e vamos abordar as principais aqui.

Primeiramente, vamos mostrar quais são as situações em que é possível realizar a recuperação, mas isso depende do caso. Em seguida, vamos explicar como recuperar a conta no cenário mencionado no primeiro tópico. 

Para finalizar, vamos dar outras dicas para mitigar o problema que pode levar à perda da conta.

Como pode perceber, estudamos esse tópico profundamente para explicar de forma simples para você. Porém, é fundamental que leia até o final para não perder nenhuma informação.

Recuperar meu Instagram: Quais são as situações onde é possível?

Recuperar meu Instagram é uma questão muito importante, afinal, muitos negócios estão usando a plataforma da Meta para conquistar clientes. Ao longo deste conteúdo, vamos apresentar as quatro situações mais comuns e quando é possível realizar a recuperação.

Em algumas dessas situações, o processo não é tão simples. Portanto, fique atento a cada parágrafo, pois vamos explicar as chances de recuperação em cada caso.

Conta hackeada

Se sua conta for hackeada, infelizmente você perderá o controle sobre as credenciais do seu login. Afinal, o invasor provavelmente alterou a senha e outras informações, o que pode dificultar até mesmo a localização da sua conta.

Nesse caso, a plataforma oferece um processo específico para reverter o hackeamento. Entretanto, é fundamental que os dados da sua conta Meta estejam atualizados.

Clique aqui e confira nosso conteúdo sobre privacidade e segurança online, aqui mostramos como proteger sua identidade nas redes Sociais

Conta excluída

Se você ou outra pessoa excluir a sua conta, não há possibilidade de recuperação entre 28 e 90 dias após a exclusão. Como esse é um tempo considerável, podemos dizer que, na maioria dos casos, isso pode ser revertido.

Entretanto, após esse período, todas as informações, incluindo conteúdo postado, fotos, seguidores, mensagens e outros dados, serão perdidas. Esse é um dos motivos pelos quais recomendamos que todo negócio tenha uma lista de contatos própria.

Afinal, mesmo que se perca qualquer informação fora dessa lista, o seu ativo mais importante ainda estará intacto: a sua lista de leads e clientes. Essa estratégia é geralmente utilizada em conjunto com o e-mail marketing.

Clique aqui e confira nosso conteúdo sobre plataformas de e-mail marketing, aqui falamos quais são as melhores

Recuperar meu Instagram mesmo sem senha

A perda de senha é muito comum, embora facilmente evitável. Felizmente, o Instagram oferece uma forma de recuperar sua senha e conta.

Entretanto, é fundamental que você tenha todas as informações em sua conta atualizadas, incluindo e-mail e telefone conectados à conta. Afinal, essas são as formas pelas quais você conseguirá recuperar o acesso à sua senha.

Conta desativada

Em alguns casos, o próprio Instagram desativa sua conta por violação de suas políticas e diretrizes. Quando isso acontece, geralmente você já havia recebido alguns avisos anteriores sobre quais diretrizes e políticas estavam sendo violadas.

É possível entrar em contato com o suporte para pedir a reativação em caso de erro. No entanto, se as alegações da plataforma forem corretas, não adianta. Afinal, essas políticas e diretrizes foram confirmadas por você mesmo ao criar a conta.

Em resumo, se as alegações da plataforma não forem reais e parecerem um erro, é possível entrar em contato. Porém, se o Instagram estiver correto em suas afirmações, não há nada que você possa fazer; sua conta foi excluída permanentemente.

Clique aqui e confira nosso conteúdo sobre o motivo do algoritmo do Instagram não ser o vilão para seu alcance e crescimento como muitas pessoas acham

Recuperar meu Instagram: Como recuperar?

Na grande maioria dos casos mencionados anteriormente, a recuperação da sua conta ocorre por meio de uma atualização de credenciais, incluindo senha e e-mail. Portanto, vamos mostrar a solução padrão para a maioria dos casos:

  1. Acesse a página de login do Instagram.
  2. Clique em “Esqueceu a senha?”.
  3. Digite o e-mail, nome de usuário ou número de telefone associado à sua conta.
  4. Escolha o método para receber o código de recuperação (e-mail ou SMS).
  5. Insira o código recebido e crie uma nova senha.

Caso isso não seja possível, é necessário entrar em contato com a Central de Ajuda. Clique aqui e siga os passos da página de acordo com sua situação. Lá você pode falar com o suporte e entender o que pode ser feito.

Apesar de não ser uma garantia de solução, eles tendem a fazer o melhor possível para resolver seu problema. Como cada caso pode variar bastante, não é possível definir o tempo nem a forma como será resolvido.

Clique aqui e confira nosso outro conteúdo sobre Instagram. onde mostramos como falamos como gerir as DMs da sua empresa

Recuperar meu Instagram: Quais outras dicas seguir?

É melhor prevenir do que remediar, não é verdade? Então, vamos mostrar algumas dicas para mitigar o problema de invasão de conta e manter sua experiência online mais segura.

Especialmente para empresas, o que vamos falar abaixo é absolutamente mandatório. Afinal, o risco de perder uma conta é estratosférico. As principais dicas são:

  • Ative a autenticação de dois fatores (2FA) utilizando o Google Authenticator. Essa proteção gera um código a cada 30 segundos, tornando praticamente impossível para hackers acessarem sua conta.
  • Mantenha seus dados de contato, como telefone ou celular, sempre atualizados para facilitar a recuperação da conta.
  • Faça backup de fotos, vídeos e outros conteúdos no Google Drive ou iCloud para mantê-los seguros.
  • Nunca clique em links suspeitos que solicitam credenciais. Na dúvida, bloqueie o contato, especialmente se não for um cliente.
  • Registre um boletim de ocorrência em caso de hackeamento, pois a polícia pode oferecer soluções específicas para seu caso.

Lembre-se de que, na maioria dos casos de hackeamento, o processo é feito por meio de engenharia social. Ou seja, é através de conversas, troca de mensagens e contato humano. Portanto, fique atento aos sinais suspeitos também na vida real.

Se você quer ver mais conteúdos estratégicos e informativos como este, clique aqui para ver nosso blog. Aqui, você encontrará as últimas tendências e novidades de todas as redes sociais, além de técnicas de marketing para se manter sempre atualizado.