Instagram libera Stories de 60 segundos para usuários

Instagram libera Stories de 60 segundos para usuários

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 09 de dezembro de 2021

Ainda investindo em melhorar e expandir seus recursos de vídeo, o Instagram anunciou a liberação de Stories de 60 segundos na rede social. A novidade, que ainda está em fase de testes, foi liberada apenas para alguns usuários por enquanto e aumenta de 15 segundos para 1 minuto o limite máximo de duração por vídeo postado nesse formato. 

Seria essa mais uma novidade mirando a concorrência do TikTok? ?

Vem entender quem já tem acesso a novidade, como deve funcionar o formato estendido e a previsão de liberação total para todos os usuários!

Tempo máximo do Story

Atualmente, o formato padrão do Instagram Stories limita os vídeos a até 15 segundos. No caso de conteúdos que passam desse tempo, a rede social corta automaticamente o vídeo em diferentes partes de 15 segundos para serem publicadas e assistidas em sequência.

Com a tendência do consumo cada vez maior de vídeos – um objetivo que o próprio Instagram já anunciou pra sua “nova fase” – e o crescimento do app vizinho, o TikTok, o Instagram vem mostrando estar disposto a testar novos formatos e dinâmicas de vídeo que prendam os usuários. 

Segundo a nota da rede social, essa novidade dos Stories de 60 segundos é algo que já vem sendo pedido pelos usuários há um bom tempo e agora finalmente está sendo colocada em prática aos poucos!

Instagram segue de olho no TikTok

Não é novidade nem segredo pra ninguém que o Instagram ama buscar “inspiração” na concorrência, né? O próprio Story teve sua origem baseada em um outro forte concorrente que estava chamando a atenção do Instagram na época: o Snapchat (hoje praticamente falecido no Brasil). 

O app da vez que tem rendido boas “inspirações” pra empresa de Mark Zuckerberg é o TikTok, que impulsionou a criação do Instagram Reels e também já vinha apostando em vídeos cada vez maiores, expandindo os limites de TikToks para 30 segundos, depois 1 minuto e agora até mesmo 3 minutos de duração por vídeo.

Previsão de lançamento dos Stories de 60 segundos

Como ainda está em fase de testes, a novidade ainda não está disponível para todos os usuários. A novidade foi identificada e divulgada pela primeira vez no final de outubro, pelo insider Alessandro Paluzzi que costuma antecipar várias novidades do app de forma certeira!


Apesar do pronunciamento do Instagram em novembro, confirmando que a rede social está realmente testando essa novidade, não foi dada nenhuma previsão de quando essa liberação deve começar a ser expandida ou lançada globalmente. 

Será que a novidade vai ser bem aceita? 

Stories longos x Stories curtos

Por um lado, os vídeos mais longos são bons pra que os conteúdos não corram o risco de sair “picotados” do jeito errado ou fora de ordem, por exemplo. E pra quem posta muito Story por dia, isso também já vai ajudar a diminuir o número de tracinhos ali no topo e “assustar” menos seus seguidores ?

Instagram Stories

O tracinhos minúsculos que dão nos nervos de muita gente ?

Vendo por outro ângulo, talvez a novidade não agrade quem prefere consumir um conteúdo aos poucos e vai dificultar que os usuários encaminhem ou voltem pra reassistir aquele trecho específico que chamou mais atenção.

De qual desses lados você está? Conta pra gente se você acha melhor os vídeos curtinhos de sempre ou se gostou da novidade!