Guia de tamanhos para o Instagram 2024 | [ATUALIZADO]

Guia de tamanhos para o Instagram 2024 | [ATUALIZADO]

por Larissa Ferreira

Publicado em 10 de maio de 2018

TAMANHOS PARA O INSTAGRAM: GUIA ATUALIZADO!

As imagens em formato quadrado – apesar de terem se tornado clássicas – já deixaram de ser o único formato de publicação aceito pelo Instagram. Com a liberação de postagens em formato horizontal e vertical, a rede social conseguiu diversificar as publicações e deixou de lado as limitações que o modelo quadrado trazia para a plataforma.

Ainda que os tamanhos certinhos desses formatos não altere a vida de um usuário comum, a história muda de percurso quando estamos falando dos Social Media e designers que criam, todos os dias, peças nas redes sociais dos clientes e precisam produzi-las de forma otimizada, gerando os melhores resultados possíveis.

Foi pensando nisso que criamos esse guia super completo de tamanhos para o Instagram e todos os detalhes que você precisa saber para produzir uma publicação otimizada no Instagram em 2024.

Vamos lá? 

Tamanhos para o Instagram: Por que é importante saber? 

O Instagram vem se consolidando cada vez mais como rede social determinante em qualquer estratégia de marketing digital. Se levarmos em consideração que a maior parte das pessoas acessam a Internet pelo celular e que o Instagram foi criado inicialmente só para o mobile, dá pra entender melhor como o tamanho da imagem pode impactar nas experiências das pessoas que estão segurando cada aparelho.

É muito importante pensar em como otimizar a experiência desse usuário para que ele se engaje da forma certa. Seguindo as dimensões indicadas, a gente garante que o público receba a mensagem por completo, sem ruídos na comunicação.  

E esse texto é pra isso: te ajudar a conseguir conquistar ainda mais seus clientes com apelos visuais na plataforma. Dá uma olhada nas nossas instruções:

  • Tamanhos para o Instagram: imagem do perfil

Diferentemente do Facebook, o Instagram não permite que a gente edite e corte a imagem do perfil. Como não é possível ajustar o tamanho da imagem pelo app, o avatar que você escolher, seja uma foto ou a imagem da sua logomarca, deve ter um tamanho mínimo de 720px por 720px, que representa 1:1 de proporção.

Tamanhos e dimensões para o instagram 2024

Só lembre que o Instagram faz um corte circular na sua imagem quadrada. Então, as informações mais importantes da sua imagem devem estar no centro da foto.

  • Tamanhos para o Instagram: fotos no formato quadrado

A proporção ideal do formato quadrado é de 1:1, com um tamanho de 1080px por 1080px.

Tamanhos e dimensões para o instagram 2024 arte representando tamanho do post quadrado

  • Tamanhos para o Instagram: foto em formato paisagem

Quer postar uma foto panorâmica ou em widescreen? Esse é o formato ideal! Utilize o tamanho 1080 x 566, com proporção de 16:9. Mas se preferir dividir a foto panorâmica em várias fotos quadradas, a gente deu uma dica de um aplicativo gratuito que faz isso nesse blog post!

Tamanhos e dimensões para o instagram 2024 arte representando tamanho do post horizontal

  • Tamanhos para o Instagram: foto em formato retrato

O formato vertical nos dá a possibilidade de preencher todo o feed do usuário pela tela do celular. Para fazer uma publicação neste formato, use a resolução 1080 x 1350.

Em qualquer um desses formatos de publicações que vão diretamente no feed do usuário, os vídeos postados devem ter, no mínimo, 3 segundos de duração e, no máximo, 60 segundos.

Tamanhos e dimensões para o instagram 2024

No Postgrain, o tamanho máximo para upload de fotos é 16MB. Já para vídeos, o usuário pode subir um arquivo de até 50MB na nossa plataforma. Além disso, em alguns casos o formato ideal no Postgrain pode diferir do formato aceito no Instagram.

  • Tamanhos para o Instagram: vídeos para Stories e Reels

1080px por 1920px, proporção de 9:16. Um formato relativamente novo, mas que já conquistou a adesão dos usuários dessa rede, os vídeos para Stories e Reels já são bastante conhecidos.

  • Tamanhos para o Instagram: capa de vídeo do Reels

Anota pra não esquecer: sempre que criar um vídeo para o Reels, lembre-se de fazer uma uma capa bem chamativa e visualmente bonita, para atrair mais visualizações. Dá uma olhada nesses exemplos:

Tamanhos e dimensões para o instagram 2024 arte representando tamanho dos stories

Tamanhos e dimensões para o instagram 2024

Para criar imagens no tamanho certinho, utilize 1080px por 1920px. Evite colocar informações importantes ou textos na parte de baixo da imagem, já que é o lugar em que o título dos vídeos do Reels aparecem.

  • Tamanhos para o Instagram: capas de destaque

Para os destaques, o tamanho indicado é 1000px por 1000px, com uma proporção de 1:1, já que a imagem de capa é quadrada.

Tamanhos e dimensões para o instagram 2024

E no Postgrain?

Se você usa o Postgrain pra agendar suas publicações e está se perguntando quais os tamanhos ideais pra fazer isso dentro da nossa plataforma, eu também te explico por aqui! Essa lista serve tanto para agendar imagens em Novo Post como também em Novo Carrossel, já que nesta última função o Instagram padroniza todas as imagens em um único formato. Então, se você optar por um formato específico, aqui vão as especificações:

Quadrado (1:1) – 1080×1080
Vertical (3:4) – 810×1080
Horizontal (5:4) – 1080×864
Paisagem (16:9) – 1080×607

Ilustração mostrando os tipos de formatos suportados no agendamento de carrossel do Postgrain

Formatos suportados no Carrossel do Postgrain

Lembrando que, para obter uma boa resolução do arquivo, é necessário fazer o upload de uma imagem com pelo menos 150px/inch. Então, não vai adiantar esticar uma foto para caber nas nossas proporções se a resolução for baixa, beleza?

Se restou alguma dúvida por aí, não deixa de deixar aqui nos comentários pra gente! =)

 

Esqueça o troca-troca de links na bio e comece agora a usar o Linklist, o agregador de links do Postgrain. Customize os links do seu jeito, acompanhe estatísticas de cliques e muito mais. É gratuito. Teste agora o Linklist!