Previsões 2024: conheça as principais tendências de consumo da geração Z no Instagram

Previsões 2024: conheça as principais tendências de consumo da geração Z no Instagram

por Larissa Ferreira

Publicado em 23 de fevereiro de 2024

Acompanhar e estudar as tendências da geração z não é apenas uma opção para quem trabalha com produção de conteúdo, mas uma obrigação

Estar antenado com o que acontece no mundo digital e com o que está por vir, no que as pessoas estão interessadas ou não em consumir contribui para o despertar de ideias e da criatividade. 

Esse é o ponta pé inicial para uma boa estratégia de marketing digital. 

Por aqui já falamos, logo no início do ano, sobre as tendências de conteúdo e estratégias de marketing de conteúdo para 2024

Além disso, a Meta (anteriormente o Facebook) lançou também uma pesquisa ainda mais específica: a “Vem na Trend 2024”, que apresenta todas as tendências que a Geração Z vão viver na plataforma do Instagram. 

Mas, antes de entrar nessa trend, uma rápida explicação: 

A geração Z corresponde aos nascidos a partir de 1995 até aproximadamente 2010. No Brasil, essa parcela da população compreende 46 milhões de pessoas. 

Outras nomenclaturas: Gen ZzoomersiGeneration ou Centennials.

Esse grupo de pessoas cresceu junto com a popularização da internet e interage com o mundo agregando todas possibilidades de tecnologia.

São os chamados “Nativos Digitais”, considerados mais práticos, realistas, tolerantes, ativistas, avessos a rótulos e adeptos da acessibilidade e simplicidade. Também é uma geração que consegue realizar várias atividades ao mesmo tempo e não lida bem com fronteiras físicas ou geográficas (o que não existe no mundo online). 

No Brasil, essa parcela da população, que compreende 46 milhões de pessoas, passa grande parte do seu dia imersa nas Redes Sociais, totalizando, em média, 4 horas e 17 minutos na internet via celular. 

Agora que fizemos esses parênteses e você está por dentro de quem são as pessoas que fazem parte da Geração Z, vamos ao que interessa.

O que diz a pesquisa…

Na “Vem na Trend 2024”, realizada em parceria com a WGSN (Worth Global Style Network), a Meta compartilhou os resultados de uma pesquisa que analisou os hábitos de consumo e as tendências da Geração Z no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Índia e Coreia do Sul e o que ela vai viver em relação à cultura global. 

Se você quer atingir esse público na faixa entre 14 e 29 anos, já se prepara para salvar esse conteúdo. Vamos aos principais pontos levantados: 

  • Estilo de Vida

2024 pode ser o ano do aperfeiçoamento da Geração Z, com foco no desenvolvimento pessoal e profissional. De acordo com o estudo, as três principais prioridades são cuidar da saúde (prática de atividade física, alimentação saudável, etc), investir no plano de carreira e viajar. 

  • Moda e consumo sustentável

A Geração Z está mais consciente e interessada em moda sustentável. Por isso, é provável que eles comprem menos itens novos, repitam mais os looks, invistam no comércio local e em produtos de segunda mão. O “Do it yourself”, em português “Faça você mesmo” poderá ser o mantra da vez. 

  • Ativismo Social 

Quando perguntados, os entrevistados destacaram que para eles a melhor maneira de fazer mudanças no mundo é através do voto e do ativismo nas redes sociais. Por isso, para se conectar e engajar esses jovens é importante investir em conteúdo com posicionamento, sempre deixando claro os seus valores e crenças.

  • Eles gostam de um Fandom (grupo de fãs caracterizados pela empatia e camaradagem por outros membros da comunidade que compartilham gostos em comum)

A pesquisa mostrou que 75% deles pertencentes a um fandom e participam ativamente dessas comunidades. As principais estão relacionadas a: programas de TV, música/cantores/bandas e videogames. 

Nesse caso, a nossa dica para os produtores de conteúdo é procurar inserir uma pitada de cultura pop e infoentretenimento até mesmo na hora de abordar temas mais complexos. 

  • A relação com as redes sociais

A Geração Z pretende priorizar conexões significativas em 2024, em 1º lugar usando as redes sociais para manter contato com seus amigos e familiares e em segundo para se manter por dentro das tendências (moda, música, tecnologia). Entre os brasileiros esse interesse em ficar antenado nas novidades é maior comparado aos outros países. 

  • Brasil, o país do meme? 

Os números mostraram que 42% da Gen Z brasileira leva em conta o interesse de outra pessoa por memes ao analisar se tem alguma conexão com ela. Mundialmente esta porcentagem é menor (30%). Ou seja, os memes continuam em alta, pelo menos dentro das fronteiras do Brasil. 

Extra: O mundo das redes sociais fora do Instagram

Além do Instagram, o youtube é a outra rede social queridinha entre a Geração Z. Kwai e TikTok são consideradas redes com conteúdos “divertidos”, enquanto o Facebook está ultrapassado. 

A partir de tudo que foi falado até aqui, separamos 6 dicas de como fazer conteúdo para conquistar a Geração Z: 

  1. Seja autêntico: Vá em busca do novo e encontre a sua voz no Instagram. Não adianta fazer mais do mesmo!
  2. Conheça sua audiência
  3. Fomente a participação e interação através de enquetes, caixa de perguntas e desafios. A geração z gosta de se sentir incluído na conversa;
  4. Apoie causas importantes e que tenham a ver com os seus valores e do público que você pretende atrair. Pesquisas mostram que 76% dos jovens da Geração Z preferem seguir marcas que promovam a inclusão em seu conteúdo e evite estereótipos prejudiciais
  5. Invista em conteúdos curtos e envolventes
  6. Use hashtags com propósito

Se fossemos colocar em hastags o que representa a Geração Z ao longo deste ano: 

#autenticidade #inclusão #diversidade #representatividade #saudeebemestar #ativismo #sustentabilidade #consumoconsciente #personalização #criatividade #infoentretenimento #proposito #desenvolvimentopessoal #desenvolvimentodecarreira #saudefinanceira 

Conclusão

 A Geração Z se interessa e valoriza conteúdos envolventes, que apresentam histórias reais e experiências genuínas, sem retoques e maquiagem. Isso significa que os produtores de conteúdo, influenciadores e marcas devem mostrar sua personalidade e valores com autenticidade, de forma acessível, interativa e dinâmica. 

Todos esses fatores são cruciais para a construção de um relacionamento forte e duradouro com esses usuários. A Geração Z está sedenta para consumir conteúdo, mas não qualquer um. É preciso estar preparado (a) para isso se almejar atingir o sucesso, tanto no Instagram, como em outras plataformas digitais.

Você está preparado (a)? 

Para mais conteúdos e dicas como essas continue acompanhando nosso blog