Tendências nas Redes Sociais: como tornar produtos virais?

Tendências nas Redes Sociais: como tornar produtos virais?

por Stella Caroline

Publicado em 28 de fevereiro de 2024

Tendências nas Redes Sociais: como identificar bem no início?

As tendências nas redes sociais têm o poder de impulsionar marcas e tornar os produtos dessas marcas virais nas principais plataformas. Neste conteúdo, vamos mostrar como identificar e aproveitar cada uma dessas tendências à medida que surgem.

Primeiramente, precisamos saber como identificar as tendências nas redes sociais bem no início. Neste tópico, vamos abordar as principais dicas para realizar essa identificação de tendências.

Leia também: Tendências de conteúdo para o Instagram em 2024: Conheça todas!

Tendências nas Redes Sociais

Monitore o conteúdo americano

Mesmo que você não fale inglês, é importante monitorar os principais criadores e marcas dos Estados Unidos, porque geralmente quando um assunto se torna tendência lá, também se tornará aqui em breve.

Além disso, por meio do conteúdo americano, é possível obter dicas exclusivas que podem ser adaptadas para o público brasileiro, que são os seguidores da sua marca.

Não esqueça dos memes

Muitas das tendências no Brasil são impulsionadas pelos famosos ‘memes’. Dessa forma, utilizar esses memes no contexto da sua marca pode ser muito interessante para expor sua empresa a um público maior.

Entretanto, é necessário ter muito tato para observar esses memes e conectar com o seu nicho, portanto é fundamental contar com profissionais experientes para realizar esse trabalho.

Leia também: Memes no marketing digital: entenda e explore esse fenômeno

Acompanhe X (Ex-Twitter) e o Tiktok

Mesmo que você esteja apenas no Instagram, é fundamental acompanhar outras plataformas, incluindo o X e o TikTok. Afinal, essas duas plataformas discutem em grande parte assuntos do momento.

Por isso, muitas vezes algumas tendências chegam primeiro nessas plataformas e depois passam para o Facebook, Instagram, Threads e etc. Dessa forma, é interessante ver o engajamento e a discussão do momento para aproveitar a tendência desde o início.

Tendências nas Redes Sociais: como aproveitar todas elas?

Agora que falamos sobre como identificar as tendências nas redes sociais, está na hora de saber como aproveitar cada uma depois de identificada. Para isso, siga o nosso passo a passo abaixo.

Passo 1: Comece criando relevante apenas como um teste

Primeiramente, comece criando conteúdo relevante apenas como um teste, ou seja, sem fazer desses conteúdos a grande parte da sua linha editorial. Uma ótima bússola são três posts relacionados à tendência.

O mais importante é que o conteúdo seja relevante com base nessa tendência. Uma dica muito interessante é se basear em conteúdos produzidos diretamente dos Estados Unidos e adaptá-los para o Brasil.

Além disso, busque produzir pelo menos um conteúdo no formato de vídeo para o Reels ou TikTok, como uma forma de atrair mais pessoas, o que é fundamental para o próximo passo.

Passo 2: Monitore o engajamento dos seus seguidores

O segundo passo é monitorar os conteúdos produzidos e verificar o engajamento dos seus seguidores e não-seguidores, o que é fundamental. 

Não é interessante continuar produzindo um conteúdo que não agrade diretamente seus seguidores, afinal, são eles que podem se tornar potenciais clientes e clientes fiéis da sua marca. Portanto, nunca escolha tendências que possam fazer você perder seus seguidores, tudo bem? Isso é fundamental.

Porém, também é necessário verificar como seus não-seguidores reagiram. Quando você produz conteúdo que consegue atrair comentários, curtidas e até mesmo seguidores de pessoas que não te seguiam, ou não seguem, também é muito interessante. 

A melhor tendência possível é aquela que agrada tanto aos seus seguidores quanto aos seus não-seguidores, o que é um sinal verde para produzir mais conteúdo relacionado a essa tendência recente. 

Entretanto, é sempre importante variar no formato do conteúdo e na informação sobre a tendência. Afinal, não é interessante repetir o mesmo conteúdo várias vezes até o final da tendência.

Passo 3: Esteja atento ao fim da tendência e o começo de uma nova

Toda tendência possui um inevitável fim, não é verdade? Por isso, é importante estar atento para o fim da tendência que sua marca conseguiu aproveitar. Afinal, ninguém deseja ser aquela marca que utiliza gírias de dez anos atrás. Portanto, é importante abrir mão da tendência quando chega a hora do seu fim.

A maneira mais eficaz de identificar o término de uma tendência é baseando-se nos resultados das últimas publicações e em quanto você vê outras marcas relevantes produzindo conteúdos minimamente parecidos sobre aquela tendência. 

Se seus resultados estão caindo, mas você percebe que outras marcas ainda estão explorando a tendência, significa que seu conteúdo não está sendo interessante o suficiente e é necessário voltar ao passo anterior.

Entretanto, se as outras marcas pararam de falar sobre o tema e seus resultados estão menores do que anteriormente, significa que a tendência já está dando os primeiros sinais de cansaço, e seria interessante procurar uma nova tendência para aproveitar.

Tendências nas Redes Sociais: busque parcerias estratégicas

Uma ótima dica para todas as marcas que desejam realmente aproveitar todas as tendências nas redes sociais é fazer parcerias estratégicas com influenciadores ou outras marcas que entendem mais sobre aquele determinado assunto. 

Afinal, mesmo que você reconheça uma tendência logo no início, muitas vezes sua marca não saberá como falar dela exatamente por falta de conhecimento.

Dessa forma, torna-se muito interessante fazer essas parcerias estratégicas para aproveitar tendências, porque além de atingir um novo público, o influenciador traz o seu público junto. 

Entretanto, é fundamental ter alguns cuidados para realizar essas parcerias estratégicas, que vamos discutir neste tópico final do nosso conteúdo.

Tenha certeza que o influenciador fala sobre o tema há muito tempo

Primeiramente, escolha apenas influenciadores que falam sobre o tema de forma profunda há muito tempo. Afinal, quanto mais conteúdo aquele influenciador produziu, teoricamente ele conhece muito sobre aquele determinado tema.

Isso é importante porque, ao chamar um influenciador, você está associando sua marca a ele, mesmo que seja apenas uma vez. Dessa forma, é fundamental ter cuidado para trazer informações corretas de um especialista no assunto.

Busque um influenciador que não busque se envolver em polêmica

Sempre enfatizamos em diversos conteúdos a importância da autenticidade, mas ser autêntico não significa ser polêmico.

Portanto, evitar um influenciador que se envolve em polêmicas ao expressar opiniões sobre diversos assuntos delicados é fundamental.

Como mencionamos anteriormente, ao dar voz a esse influenciador, você também está se associando a ele.

Com isso, polêmicas futuras podem afetar diretamente sua marca, e ninguém deseja ter problemas, não é verdade?

Para mais conteúdos e estratégias incríveis como essa, leia mais conteúdos no nosso blog.

Aqui, você vai encontrar tendências, novidades de todas as redes sociais e as melhores dicas.