Cadastre-se
Por
Ana Raissa
04/12/2018
às 16:49

Tendências para o Instagram Shopping

Em março deste ano, o Instagram liberou para a maior parte dos seus anunciantes o recurso de Instagram Shopping, aumentando ainda mais a possibilidade para as marcas utilizarem as ferramentas do aplicativo para vender seus produtos.

Com essa funcionalidade, as empresas podem de ativar links para os produtos e serviços dentro da própria publicação, diminuindo ainda mais as barreiras entre o usuário e o fechamento de negócios.

Agora, as pessoas podem passar da inspiração para a obtenção de informação e compra em apenas alguns toques. – Equipe Instagram para Empresas

Já te ensinamos por aqui como é possível ativar as opções de loja dentro do aplicativo. Agora vamos te dar alguns insights sobre como utilizar a estratégia de vendas da melhor forma possível.

O que há de novo?

Compra no Stories

Dos 400 milhões de usuários que utilizam os Stories todos os dias, um terço deles é de negócios. Com a liberação de compras através dos Stories, as pessoas acabam descobrindo os produtos com mais facilidade, já que foram liberadas tags que funcionam como stickers de produto, que dão informação logo de cara e diminuem bastante a jornada de compra do consumidor.

Compra no Explorar

Se você é um usuário ávido por novos conteúdos, já deve ter utilizado bastante a aba Explorar. Dentro dela, é possível ver novas tendências baseadas nos seus interesses e inspirações. Ou seja, um lugar perfeito para comercializar produtos.

Com a aba Explorar, as marcas acabam potencializando o objetivo dos negócios, para criar uma experiência ainda mais relevante.

Quais são as vantagens?

Já era comum que os vendedores utilizassem o Instagram Stories para anunciar seus produtos. Mas, a partir de agora, as empresas não estão mais limitadas à necessidade de “arrastar para cima” para realizar a compra.

Ao assistir um dos seus stories, o seu seguidor poderá clicar na etiqueta do produto para ter mais informações sobre o produto e, por fim, realizar a compra. Um processo bem semelhante ao que já acontece dentro do feed, entende?

Marcar os produtos através de stickers torna o processo de vender seus produtos ainda mais orgânico e permite que mostre detalhe por detalhe, dando mais sutileza ao processo de venda.

Para ativar os recursos de etiquetas, é preciso:

  • Ter uma conta Business do Instagram;
  • Estar em um dos 46 países onde a opção foi aprovada;
  • Ter a versão mais recente do aplicativo;
  • Ter uma loja que esteja de acordo com os Termos de Venda de Produtos e dentro dos parâmetros do Instagram.
  • Realizar o processo para aprovar a sua conta e gerar um catálogo no Facebook. Te ensinamos todo o processo aqui.

Após passar por todo esse processo de autorização do Instagram Business, escolha a mídia desejada para promover o seu produto e clique na aba de marcações dos Stories. Caso o Instagram tenha aprovado a sua solicitação, a etiqueta de “Produto” ficará disponível entre as opções que já existem.

Ao selecionar a opção, você será direcionado para o catálogo de produtos da sua loja. Basta selecionar a opção desejada e postar o seu produto.

Junto com as etiquetas de produto, vem aí a novidade de uma aba personalizada para compras dentro do Explorar, onde será possível encontrar produtos baseados nos seus interesses.

Com esse novo canal dentro do Explorar, o Instagram oferece uma visualização baseada nas marcas que você consome e por coisas que você busca dentro do aplicativo.

A aba Explorar no Brasil já conta com um segmento de Compras, mas por enquanto ainda está em fase de testes.

Aprenda com as marcas

Storytelling

Com o recurso de marcação de produtos, também ficou fácil contar histórias, associá-las ao discurso da marca e fechar a venda dentro de um só post.

A loja Me Undies, especializada em roupas íntimas e pijamas, aproveita bastante o recurso com um pouco de humor, inclusão e sempre uma história pra contar.

Vários produtos

Se você tem uma quantidade diversa de produtos dispersos em uma só foto, aproveite para marcá-las em um só post. A loja Soy Marina aproveitou um look inteiro e direcionou os usuários para o catálogo de acessórios.

Minimalismo também funciona

O recurso também funciona para fotos minimalistas. Podemos ver dois casos diferentes: duas fotos bastante simples, dispondo produtos de formas diferentes.

No caso da loja Maria Tangerina, as fotos são sempre focadas em seus produtos de uma perspectiva mais simples, com fotos menos produzidas.

Já a Size aproveita seus catálogos de editoriais para utilizá-los na loja.

Conclusão

Hoje, não basta apenas acompanhar as tendências, é preciso fazer parte delas.

Quem vai ao Instagram em busca de inspirações, para looks por exemplo, num futuro bem próximo poderá sair com ele completamente montado através de compras feitas dentro do aplicativo.

Você já testou a praticidade da marcação de produtos? Conta pra gente a sua experiência!