Texto alternativo: como usar acessibilidade no Instagram

Texto alternativo: como usar acessibilidade no Instagram

por Katarina Nápoles

Publicado em 20 de maio de 2019

Com mais de 285 milhões de pessoas no mundo com deficiências visuais, sabemos que há muitas pessoas que poderiam se beneficiar de um Instagram mais acessível.” Foi assim que o Instagram anunciou o primeiro recurso que promete dar início a uma investida da plataforma em relação a acessibilidade: o texto alternativo.

A atualização foi uma das mais importantes de 2018, mas ainda é bastante subestimada pelos usuários. Muita gente, inclusive, nem sabe que ela existe.

Afinal, o que é o texto alternativo do Instagram? Do que se alimenta? Como utilizá-lo da melhor forma e por que você deve se importar com isso? Te explicamos tudo nesse texto!

O que é o Texto Alternativo?

O Texto Alternativo não existe só no Instagram. O recurso é um velho conhecido de toda a Web, utilizado para substituir uma imagem quando ela não pode ser carregada por conta da conexão da Internet do usuário e também pra quando este usuário é uma pessoa com deficiência.

Basicamente, o texto alternativo existe para substituir uma imagem. Quando pensamos em acessibilidade, o recurso acaba tendo um propósito ainda maior, já que possibilita a absorção do conteúdo por todos os usuários.

Pessoas com deficiências visuais usam leitores de tela com tecnologia assistiva como o Voice Over (iOS) e TalkBack (Android) para conseguir ler textos nas redes sociais. A tecnologia, porém, esbarra nas imagens e vídeos, já que não há uma forma precisa de identificar o que há no conteúdo e repassar para o usuário.

Para tentar burlar essa lacuna dos sistemas, muitos perfis nas redes sociais adotaram a hashtag #PraCegoVer, que consiste em descrever as imagens e vídeos de uma publicação para que os leitores de tela possam ler isso pro usuário, que assim consegue absorver todo o conteúdo.

Com o texto alternativo do Instagram, já é possível fazer isso com as ferramentas da própria plataforma. Além de ser um avanço em termos de acessibilidade, o recurso também pode nos ajudar com o algoritmo e até com SEO!

O recurso de acessibilidade do Instagram na verdade veio em dobro: de acordo com a plataforma, o sistema utilizado já cria textos descritivos para imagens automaticamente com a ajuda de tecnologia de reconhecimento de objetos, que determina o que há na imagem  – de uma forma genérica, claro. É fácil imaginar que esse tipo de “descrição automática” não vai dizer com precisão o que há na foto e ainda pode cair no perigo da falta de contexto.

Por isso, o ideal é ser proativo e sempre escrever os textos alternativos dos posts. Assim, a gente se assegura de que a mensagem vai ser passada da melhor forma possível e que tudo o que for realmente importante será mencionado. Considere, inclusive, incluir textos alternativos em posts antigos do seu perfil.

Como colocar texto alternativo no Instagram

Quando você fizer do texto alternativo um dos passos para criação de todos os posts, nunca mais você esquece. Pra aprender como utilizar o recurso, basta seguir o passo a passo:

  1. Carregue uma foto normalmente;
  2. Clique em Configurações avançadas;
  3. Clique em Escrever texto alternativo;
  4. Descreva a foto e clique em Salvar.

Captura de tela mostrando como inserir texto alternativo no Instagram

Inserir um texto alternativo em fotos antigas é super fácil também. Acompanha:

  1. Entre na publicação que você quer editar;
  2. Clique no menu de bolinhas que aparece no canto direito;
  3. Clique em Editar;
  4. Clique em Editar texto alternativo;
  5. Descreva a foto e conclua a ação.

Captura de tela mostrando como editar um texto alternativo de um post já publicado no Instagram

O que você precisa saber sobre o Texto Alternativo

Assim como todos os recursos do Instagram, algumas práticas são ideais para o texto alternativo e outras nem tanto. Fizemos uma listinha pra registrar tudo o que você precisa saber:

Esqueça o ctrl+c e ctrl+v

O Texto alternativo não pode ser uma cópia da sua legenda no Instagram. A legenda do post será lida automaticamente pelos leitores de tela, então se você a repete no texto alternativo, estará fazendo a pessoa com deficiência ouvir a mesma coisa duas vezes.

O termo já diz: o texto é alternativo. Você deve usar esse espaço para dar informações adicionais e, nesse caso, preferencialmente descrever exatamente o que existe na foto.

O texto alternativo ajuda o algoritmo a te reconhecer

Descrever o que há na sua foto ajuda o Instagram a descobrir do que se trata o seu conteúdo. Junto com a tecnologia de reconhecimento de objetos, o algoritmo consegue saber o que tem na sua imagem e, assim, consegue mostrar para mais pessoas que gostam daquele tipo de conteúdo.

Agora, com o texto alternativo, o algoritmo tem mais uma ferramenta pra te ajudar a divulgar sua conta de maneira orgânica, já que pode mostrar seu conteúdo pra pessoas que realmente se importam com o que você posta e não de forma aleatória. E aqui que entra, novamente, a importância de você digitar seu próprio texto alternativo, pra não correr o risco do Instagram definir seu conteúdo como algo genérico demais ou até com algo que não tem nada a ver. Escreva seu próprio texto alternativo e se certifique de que está mostrando ao algoritmo exatamente do que se trata.

O texto alternativo te ajuda com o Google!

Sempre foi muito difícil para o Google oferecer resultados específicos do Instagram mas agora nossos posts podem aparecer com mais facilidade na ferramenta de busca. O Alt Text, como é conhecido em inglês, é uma das principais ferramentas utilizadas para SEO, a inteligência por trás do ranqueamento dos resultados do Google.

O objetivo do SEO é colocar determinados resultados nos primeiros lugares da busca do Google. Agora, com o Instagram, você deve fazer o mesmo como parte da sua estratégia: use palavras-chaves no seu texto alternativo para aumentar as chances de aparecer com um bom resultado no Google.

Explico melhor: se alguém está procurando por “receita de bolo pudim”, sua foto do Instagram com o texto alternativo pode aparecer nos resultados do Google e impactar esse usuário. Use termos que podem responder a pesquisas feitas na ferramenta de busca.

Mas não foque apenas nisso. No tópico abaixo descrevemos dicas importantes para ter um texto alternativo perfeito. 

Dicas para escrever um texto alternativo perfeito

Não abrevie palavras

Escrever termos com a linguagem comumente utilizada na Web como “vc” em vez de “você” pode “quebrar” os leitores de tela e, consequentemente, dificultar a absorção do conteúdo por parte das pessoas com deficiência. Por isso, nunca abrevie as palavras, escolha sempre escrevê-las de forma completa, pra evitar qualquer ruído.

Inclua palavras-chaves

Como disse acima, o texto alternativo do Instagram pode te ajudar a ser encontrado em pesquisas no Google. Por isso, sempre que possível, inclua palavras-chaves sobre o seu conteúdo ou sobre o seu produto. Não esqueça de usar o bom senso, afinal, o texto alternativo é super importante para pessoas com deficiência entenderem o contexto da sua publicação.

Então, tente inserir palavras-chaves dentro do contexto e nunca colocá-las aleatoriamente só pra aparecer no Google. O próprio Google, inclusive, pode perceber isso e desconsiderar seu post.

Descreva ao máximo, mas foque nas coisas mais importantes

Imagine que você mesmo está se perguntando o que é a imagem que está postando. Qual resposta diria? Ela precisa ser descritiva e dizer exatamente o que há no conteúdo. Descrever ao máximo não quer dizer focar nos mínimos detalhes, mas ter a certeza de que nenhum elemento importante está ficando de fora do texto alternativo.

Se tem texto na imagem, descreva-o

Sua imagem tem algum texto em destaque? Reescreva essa mesma frase no texto alternativo. Exemplo: “mulher segurando placa com a frase Texto Alternativo é importante”

Captura de tela exemplificando como colocar uma frase no texto alternativo

Nomeie quem está na foto

Se você utiliza personagens conhecidos ou usa fotos de pessoas conhecidas pelos seus seguidores, por exemplo, não deixe de descrever o nome dessas pessoas no texto alternativo. Exemplo: Beyoncé e Jay-Z sentados no sofá enquanto os filhos brincam na sala.

Se a cor é um destaque, descreva-a

Você não precisa determinar a cor de cada coisa ou objeto na foto, mas se a cor é um elemento importante da foto, descreva-a. Isso pode estar relacionado tanto a cores de paredes, pinturas e obras em geral como também às cores das pessoas da foto ou do filtro da imagem.

Se a sua publicação visa promover um debate sobre o racismo, por exemplo, a cor das pessoas da imagem vai importar. Se a sua foto está em preto e branco, esse é um detalhe que deve ser mencionado também.

Captura de tela exemplificando como destacar uma cor no texto alternativo

Os leitores de tela descrevem emojis

Ao contrário do que muita gente pensa, os leitores de tela conseguem descrever emojis também. Então se é importante para a descrição da imagem, você pode usar normalmente que. Como no exemplo abaixo:

Captura de tela de um texto alternativo no Instagram com emojis

Como inserir texto alternativo pelo Postgrain

Se você prefere gerenciar contas no Instagram pelo computador, uma ótima forma de agendar publicações já com o texto alternativo incluso é pelo Postgrain. O processo é super simples, acompanha o passo a passo:

Na aba Novo Post, carregue a foto que você deseja publicar.

Captura de tela mostrando como ativar o texto alternativo do Instagram no Postgrain

Clique para Ativar campo de texto alternativo e escreva o texto no campo de mensagem. Ao agendar a publicação, o texto alternativo estará nela.

Captura de tela mostrando como inserir um texto alternativo do Instagram pelo Postgrain

Fácil, né? 🙂

Por que acessibilidade é importante?

O mundo globalizado tornou a Internet quase uma parte do nosso corpo. Estamos ficando cada vez mais online para trabalhar, estudar, resolver problemas e se divertir. Mas já imaginou se a maior parte dessa Web simplesmente não fosse feita pra você?

Essa ainda é a realidade de muitas pessoas com deficiência no Brasil e no mundo. A sua página do Instagram é a vitrine do seu negócio? E por que você deixaria a vitrine do seu negócio tampada para alguns?

Se você quiser estar online e acessível para todos, então esteja para todos. Se você ainda não começou a pensar nisso, pode ter certeza que já está ficando pra trás. Hoje em dia, muitas marcas já utilizam recursos de acessibilidade como a hashtag #PraCegoVer, legendas e/ou tradutores em libras em vídeos.

Captura de tela de um post do @vempracaja, que usa a hashtag #pracegover em todos os posts

Captura de tela de um story do Postgrain utilizando legendas para acessibilidade

Como o próprio Instagram fez questão de dizer, esses são apenas os primeiros passos para criar uma rede social cada vez mais acessível. A expectativa é que a plataforma lance ainda mais novidades com o propósito de abarcar todos os usuários.

O texto alternativo pode ser super importante pra uma estratégia de marketing, de SEO, pro Google e até pro algoritmo do Instagram, mas no fim das contas nossos perfis são feitos para pessoas. E deve ser pensado para todas elas.