5 funções de acessibilidade no Instagram que geram inclusão

5 funções de acessibilidade no Instagram que geram inclusão

por Erola

Publicado em 31 de outubro de 2022

Você sabia que um terço das reproduções de vídeo no Instagram são feitas com o som desativado? Esse é um dos dados que fez a rede social da Meta melhorar a acessibilidade no Instagram. Pensando em facilitar o consumo dos conteúdos para pessoas com deficiência auditiva e visual, várias ações foram tomadas pela plataforma ao longo dos anos.

Mais do que disponibilizar o aplicativo para o maior número de usuários, o Instagram tem se comprometido em torná-lo acessível para todos, ou seja, torná-lo fácil de usar por todas as pessoas de diversas condições físicas e sociais.

Vem com a gente entender por que adotar essa prática em seus conteúdos e quais as possibilidades no Instagram!

Por que é importante usar funções de acessibilidade no Instagram?

As restrições físicas de uma pessoa não devem ser impeditivos para não nos comunicarmos da forma mais positiva possível com ela e de acordo com suas necessidades. A acessibilidade no Instagram surgiu com a intenção de incluir recursos na plataforma para que criadores de conteúdo e quaisquer usuários possam facilitar a comunicação com esse público.

Para o Instagram, todos merecem acesso igualitário às ferramentas de acessibilidade para se comunicar entre si e também viabilizar que seus conteúdos alcancem mais públicos.

Conheça 5 funções de acessibilidade no Instagram

As ferramentas de acessibilidade no Instagram são tão fáceis de usar que você só precisa ativar. Quem tiver o recurso ativo, verá a legenda instantaneamente e pode desativá-la clicando no texto sobreposto ao vídeo. Confira as 5 funções presentes no app!

1. Tela no modo escuro

Fundo preto e texto na cor branca, é assim que fica um dispositivo ao ativar o modo escuro. O modo escuro no Instagram é uma configuração que está disponível para iPhone com sistema operacional a partir do iOS 13 e nos dispositivos Android a partir da versão 10. A configuração no iPhone só funciona ao ativar o recurso nas configurações do aparelho.

Essa ferramenta de inversão de cores é confortável e mais saudável para os olhos, principalmente em ambientes muito claros. Quem tem problemas oculares com sensibilidade à luz é muito favorecido com essa funcionalidade.

2. Texto alternativo para legendas

O já conhecido texto ALT por alguns profissionais de SEO e marketing digital, que atualizam conteúdos visuais em sites, é importante também nas redes sociais. O texto alternativo para legendas no Instagram é esse “texto ALT”. Ele serve para disponibilizar para deficientes visuais que usam leitores de tela o áudio da descrição de imagens que aparecem no Feed e no Explorar.

Texto alternativo no Instagram como adicionar

(Fonte: reprodução Instagram)

Ao publicar uma imagem no feed do Instagram, clique em “Configurações avançadas” e depois em “Escrever texto alternativo”. Segundo o próprio app, caso o campo não seja preenchido ele será criado automaticamente.

Ah! Em nossa plataforma você também pode adicionar o texto alternativo da sua publicação de feed do Instagram. Ao criar uma nova publicação, procure na configuração lateral a opção “Ativar campo de texto alternativo” e insira a mensagem no campo que abrirá. Depois é só escolher data e horário para agendar a publicação automática em seu perfil.

Como colocar texto alternativo no Instagram pelo Postgrain

(Fonte: reprodução da plataforma Postgrain)

3. Legendas automáticas para vídeos

Você já deve ter percebido que todo vídeo publicado no Instagram vira Reels, né? E se você observar mais um pouco vai notar que ao ativar a exibição de legenda, nas configurações da conta, as legendas em Reels também aparecerão. Diferente do que relatamos no tópico 5 deste artigo, essa funcionalidade é para qualquer usuário que deseje exibi-la.

4. Figurinha de legendas em stories

Em maio de 2021, o Instagram anunciou em seu Twitter que a figurinha de legendas havia sido lançada. Como descrito no enunciado, a novidade não era global e até hoje (outubro de 2022) não notamos esse sticker na versão brasileira do app (pelo menos por aqui). Você já viu? Conta pra gente nos comentários!

O curioso é que no Facebook, outra empresa da Meta, o sticker de legendas já existe no Brasil e funciona bem com o português, porém não encontramos a data dessa atualização.

Figurinhas do Facebook Stories

 

De qualquer forma, se você estiver nos Estados Unidos ou um dia ela aparecer para usuários do Brasil, a figurinha estará na bandeja de stickers do Story e deve ser acrescentada depois de gravar um vídeo. Para alterar alguma parte do texto, basta clicar nele para realizar o ajuste.

5. Figurinha de legendas em Reels

A figurinha de legendas no Reels segue a mesma instrução de uso de figurinhas de legenda no Story. Lançada em julho de 2021 nos Estados Unidos, ainda não tem no Brasil. Quando estiver disponível, a figurinha de legendas converterá o áudio do vídeo em texto automaticamente.

Mesmo não havendo a figurinha ainda aqui no Brasil, as legendas em Reels aparecerão automaticamente se o usuário que estiver assistindo ao vídeo ativá-la nas configurações da conta, ok?

Como fazer um Instagram inclusivo?

Um Instagram inclusivo é aquele que proporciona facilidade em acessar os conteúdos, ou seja, deixá-lo acessível para todos. Pra isso você pode inserir na sua rotina de planejamento de conteúdo a criação do texto alternativo e lembretes para ativar as funcionalidades que citamos anteriormente.

Ainda não se convenceu da necessidade de aplicar a acessibilidade no Instagram? Olha só esses dados divulgados pela plataforma:

  • mais de 1 bilhão de pessoas usam o Instagram mensalmente;
  • mais de 500 milhões de pessoas usam o Instagram Stories todos os dias;
  • mais de 2.2 bilhão de pessoas têm uma perda de audição incapacitante;
  • mais de 285 milhões de pessoas têm alguma deficiência visual.

Todas as informações que demos a respeito da acessibilidade no Instagram podem ser encontradas com mais detalhes no blog oficial deles, ok? Neste artigo, nosso objetivo foi mostrar a importância desse assunto em qualquer que seja o seu nicho de atuação. Oferecer uma experiência mais fácil de ser entendida por todos é fundamental para conversar com pessoas que tenham necessidades específicas no dia a dia.

E aí, já tinha pensado sobre o assunto? Compartilhe com a gente!

Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis e aproveite todos os recursos da nossa plataforma.