Por que toda empresa deve ter um departamento de marketing?

Por que toda empresa deve ter um departamento de marketing?

por Postgrain

Publicado em 30 de janeiro de 2017

Muitas empresas ainda acham que incluir um departamento de marketing interno só causará gastos, sem retorno que compense o investimento. Porém, na realidade, apostar nessa ideia significa grandes possibilidades de ampliar a lucratividade da empresa por meio de estratégias que efetivem a conquista de mais clientes, fidelização dos antigos compradores ou a melhora do posicionamento da sua empresa diante do mercado.

São muitos os benefícios em ter uma equipe especializada e voltada para o marketing dentro da empresa. Mas se sua empresa ainda não possui, confira este artigo e conheça os verdadeiros motivos para criar um departamento de marketing agora mesmo!

Entenda o que é marketing

O marketing consiste em um conjunto de táticas de mercado e relacionamento que auxiliam no crescimento de um negócio. É por meio dessa disciplina e das ações propostas que a empresa se torna capaz de saber quem é o seu cliente, conhecer melhor o seu público-alvo e descobrir quais iniciativas adotar a fim de chamar sua atenção e conquistá-lo.

Aparentemente, abrange tarefas simples, porém, para ter bons resultados, é imperativo que as ações de marketing sejam feitas por quem entende bastante do assunto. O marketing inclui muita análise, pesquisas e planejamento estratégico para ser produtivo.

É possível trabalhar a estratégia de mercado com empresas de diversos segmentos e de várias formas, como o marketing digital, o marketing interno, o marketing de guerrilha, entre outras modalidades que devem ser empregadas conforme a necessidade do negócio e seus objetivos.

Um departamento de marketing será extremamente hábil e eficiente dentro de uma empresa. Entenda as razões no tópico seguinte.

Descubra se a sua empresa precisa mesmo de um departamento de marketing

Para que sua empresa consiga bons resultados, ela necessita de uma equipe focada, onde cada colaborador trabalhe na atividade em que possui mais aptidões. Sendo assim, um vendedor vai vender bem, e não cuidar da parte administrativa. E o departamento de marketing vai cuidar de fatores que estimulem os clientes a ir até você e fixar sua marca na memória.

O departamento de marketing é responsável por analisar e criar táticas eficientes para atrair novos clientes para a sua empresa e até fidelizar os antigos. O profissional de marketing estará apto a fazer um diagnóstico detalhado, com uma visão profissional que se harmonize com o retorno financeiro (e de vendas) desejado.

Os insights captados pelo time desse departamento podem ser mais proveitosos do que se um vendedor ou um gestor, sem tanto know-how na área, por exemplo, fizesse os mesmos planejamentos e avaliações.

São muitas as vantagens que podem ser destacadas. Entre elas, a certeza de realizar o melhor investimento com sua verba de marketing. Os profissionais que trabalham nesse setor estarão mais bem preparados para os desafios exigidos nessa matéria.

Sem falar que o seu departamento de marketing estará disponível apenas para a sua empresa, garantindo agilidade durante todo o processo de pesquisa e planejamento. Isso vai otimizar a elaboração de todas as iniciativas e planos de marketing.

O acompanhamento das métricas também será melhor, já que a equipe terá que considerar as redes sociais e outras estratégias definidas para apenas um cliente, que é a sua empresa.

Conheça as funções do departamento de marketing

As funções desta equipe envolvem basicamente analisar, elaborar, organizar e acompanhar o planejamento estratégico voltado para suas ações de marketing. Esses colaboradores devem fazer as alterações necessárias para otimizar os investimentos nos quais a empresa apostou.

Analisando os vários fatores

Para se elaborar uma campanha ou ação de mercado, é indispensável analisar detalhadamente alguns pontos importantes, como o perfil do público consumidor, seus comportamentos, os produtos ou serviços que são vendidos. Deve-se levar em conta, ainda, os seus concorrentes, o mercado, os preços dos itens comercializados, entre tantos outros aspectos relevantes.

É função do departamento de marketing fazer essa análise aprofundada com a maior riqueza possível de observações e levantamento de dados.

Elaborando um planejamento estratégico

Feita as análises necessárias e precisas, o próximo passo é criar um planejamento estratégico. E passa pelas funções do departamento de marketing a definição de quais serão as táticas que garantem os melhores resultados, de acordo com o público-alvo e o produto em questão.

A qualificação dos profissionais da área permite que possam encontrar o ponto exato onde o seu público será atingido e seduzido, o que inclui o canal a ser utilizado, a linguagem e o modo de abordá-lo.

Veja como usar o marketing na empresa

O marketing pode ser aproveitado dentro da sua empresa de acordo com a necessidade que sua organização apresenta no cenário de momento ou nos planos. Ele pode ser voltado tanto para o seu público consumidor como para o público interno. O departamento de marketing também é responsável por aferir aquelas demandas e criar soluções específicas para cada caso.

O marketing tradicional é o mais conhecido pelo senso comum. Saiba mais um pouco sobre alguns outros segmentos que têm crescido bastante nos últimos tempos e que poderão ser muito bem elaborados com a ajuda de um departamento de marketing:

Marketing digital

A internet e as redes sociais tornaram-se um excelente meio de comunicação, para quem sabe como utilizá-las bem.

Com um adequado planejamento estratégico, o marketing digital permite que a sua empresa consiga ganhar mais leads e transformá-los em clientes, além de auxiliar na fidelização de seus consumidores atuais e também criar uma ótima imagem de sua empresa no ambiente online.

Marketing interno

Além de cuidar para que os clientes tenham uma boa imagem de sua empresa, é conveniente preparar o terreno para que todo o seu quadro de colaboradores também conserve uma boa imagem e harmonioso relacionamento com o seu local de trabalho. Afinal, seus funcionários precisam acreditar no seu negócio e se sentirem motivados para que ele renda bons frutos.

O departamento de marketing poderá ser responsável por posicionar a empresa de uma forma positiva para seus colaboradores, além de estabelecer um bom vínculo entre empresa e as equipes e talentos.

As estratégias utilizadas para esse tipo de marketing são diferentes das estratégias utilizadas para o seu público final. As mais comuns são a comunicação interna e os eventos e palestras que impulsionem o bom desempenho e produtividade.

As empresas que optam por não ter esse departamento precisam terceirizar os profissionais de marketing, em prol desses propósitos e metas. E em geral, esses profissionais terceirizados acabam trabalhando com diversas empresas, sem dedicação exclusiva. E o pior: muitas vezes, trabalharam até mesmo para os concorrentes, de sorte a apurar estratégias de mercado rivais, o que pode ser conflitivo para as suas intenções.

Cultivar um departamento de marketing dentro da empresa significa não precisar de grandes investimentos externos nessa área, além de ter profissionais dedicados para preocupar-se só com o seu negócio — o que otimiza o seu tempo e sua verba para o setor.