Verdade ou Mito: sinalizar #publi afasta o seguidor?

Verdade ou Mito: sinalizar #publi afasta o seguidor?

por Stella Caroline

Publicado em 29 de fevereiro de 2024

Vamos falar sobre transparência na relação de influenciadores digitais e criadores de conteúdo com a publicidade nas redes sociais?

Alguns rumores que circulam na internet afirmam que sinalizar as publicidades pagas derruba o engajamento. Será que essa informação procede? 

Antes de chegar a essa resposta, é importante explicar que, independente desse rumor ser verdadeiro ou não, existem regras indispensáveis que devem ser seguidas antes da publicação de qualquer conteúdo comercial. E isso é uma questão determinada por lei. 

A sinalização de #publi é uma obrigatoriedade no Brasil.

Você encontra as orientações para a divulgação de um produto ou serviço no Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária).

De acordo com a órgão, 3 elementos indicam que um conteúdo é publicitário: 

  1. A divulgação de produto, serviço, causa ou outro sinal associado ao que está sendo citado no conteúdo;
  2. A relação comercial entre o influenciador e a marca, não importando se é remunerada ou não. Ou seja, se é permuta também precisa ser sinalizada;
  3. Se a marca tem algum controle editorial do conteúdo. 

Obs: O contato do representante da marca com o creator para apresentação do produto não é considerado controle editorial. 

O guia ainda orienta quanto a forma como a publicidade deve ser sinalizada. O uso das hashtags #publi #parceriapaga #patrocinado é o mais indicado. 

Já optar pela hashtag #ad ou outros estrangeirismos não é permitido, segundo o guia. 

Confira o material completo aqui (https://squidit.com.br/wp-content/uploads/2021/02/1901_Guia_CONAR.pdf).

Mas, o que pensam os criadores de conteúdo/influncers e marcas?

Pesquisa Creators e Negócios 2023, da YiuPix e Brunch indica que 87% dos criadores de conteúdo avisam quando o post é patrocinado, a famosa #publi, enquanto 11% às vezes avisam, às vezes não e apenas 1% nunca avisou.

Os entrevistados também responderam se alguma marca já pediu para que eles não avisassem que o post era patrocinado. 37% disseram que sim 63% que não. 

Esses números podem demonstrar que creators e marcas prezam por uma comunicação transparente ou apenas consideram necessário seguir o que diz a lei. 

As duas razões são válidas. 

Leia também: Parceria com influenciadores: selo de verificação das marcas

Agora, voltando a pergunta inicial:

Não existe uma resposta definitiva. Trata-se da junção de diversos fatores. 

Mais do que a indicação de publicidade, talvez o que derrube o engajamento seja o criador de conteúdo só postar publicidade atrás de publicidade, ou publicar e fazer a divulgação de uma marca sem uma curadoria cuidadosa, de produtos que não tenham a ver com sua personalidade e posicionamento na rede social. 

publi

Vale lembrar que os seguidores querem, principalmente:

  • Um infoentretenimento genuíno
  • Desejam se sentir próximos do seu influenciador preferido
  • Saber a realidade do que estão consumindo, sendo apresentada de forma natural. 

O excesso cansa!

Isso significa que, o equilíbrio entre a divulgação das parcerias pagas e o conteúdo independente é a chave do sucesso. 

A importância da autenticidade

As pessoas sempre esperam um conteúdo autêntico, e isso também vale para as publicidades, que podem entreter, divertir, informar e apresentar um produto útil. 

A linguagem usada para se comunicar (a forma de falar, o jeito de criar e editar) é o que atrai determinado público e também é o que vai atrair -e manter- parcerias. 

Ninguém quer ficar vendo um “robô” repetindo um texto sem naturalidade, que está na cara que foi decorado. 

Para os que estão precisando de uma “luz”, separamos 8 dicas de como divulgar um produto de forma interessante e atrativa

  1. Conheça e converse com o seu público;
  2. Determine quais são seus objetivos;
  3. Defina a mensagem que deseja passar;
  4. Defina o tipo de linguagem que será usada – geralmente essa já é uma construção feita pelo creator ao longo de todo o conteúdo já produzido;
  5. Recorra ao apelo visual (boas fotos e vídeos);
  6. Capriche na descrição/apresentação do produto com um roteiro inovador
  7. Diversifique no uso dos formatos disponíveis na plataforma;
  8. Priorize um conteúdo humanizado – apresente o produto ou serviço de forma mais natural, demonstrando como o utiliza e explicando os resultados de forma real — essa naturalidade gera confiança no público e endossa a qualidade da marca.

Seguir essas dicas pode ser importante, mas, no final das contas, é sobre autenticidade, conexão e transparência! 

O poder da Influência

Não dá para falar de #publi, sem falar sobre eles: os chamados influenciadores digitais, que surgiram nos últimos anos com a popularização das redes sociais:

Uma pessoa capaz de influenciar o comportamento e a opinião de grandes massas por meio dos conteúdos publicados em seus canais de comunicação e são referências em seus nichos.  

Eles são hoje mais de 10 milhões em todo o país, o equivalente a 8 vezes o número de advogados ou quase 20 vezes o número de médicos brasileiro. (Dados da OAB e do Conselho Federal de Medicina). 

Uma profissão que veio para ficar!

Leia também: Marketing de influência: ferramentas gratuitas para encontrar o influenciador perfeito

Existem também as pessoas que não se dedicam exclusivamente ao marketing de influência, mas por serem autoridade no seu campo de atuação, tem poder de influência entre o público que lhe acompanha. 

Esse poder de influência é relativo, pode ser maior ou menor. 

Já dizia o Tio Ben no filme “O Homem Aranha”: Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. 

Ou seja, esse “novo” trabalho, de grande impacto no desejo de consumo, precisa ser feito com profissionalismo, responsabilidade e coerência. 

Para conferir mais conteúdos sobre influenciadores digitais e marketing de influência, acesse o nosso blog!