Ícone do site Postgrain

Vídeos no Instagram: 20 ideias de conteúdo para todos os formatos

Vídeos no Instagram: 20 ideias de conteúdo para todos os formatos

Fazendo uma breve linha do tempo das principais novidades nas redes sociais nos últimos anos, tivemos o auge do Snapchat, em 2016, seguido da estreia dos Stories pouco depois, passamos pela criação do IGTV, pelo boom das Lives na pandemia e agora vivemos o crescimento acelerado do TikTok acompanhado da estreia do Instagram Reels. 

Sabe o que dá pra tirar de tudo isso? A resposta é fácil: que os vídeos têm sido os grandes protagonistas entre as novas tendências nos últimos anos! E só com essa breve retrospectiva já dá pra perceber a importância de investir em conteúdos desse formato, né? 

Nesse artigo, você vai ver:

Por que investir mais em vídeos no Instagram?

Pra começar, vamos com alguns dados:

Em um estudo feito pelo Hubspot, 54% dos consumidores disseram querer ver mais conteúdos em vídeos das marcas e negócios que eles acompanham

E segundo dados da Social Media Today,  esse tipo de material chega a ser 1200% mais compartilhado do que os conteúdos criados em texto e imagens juntos.

Ou seja: não dá pra ficar de fora e deixar de investir no formato se você quiser ter mais resultados no Instagram!

Mas, se você ainda não está convencido de que vale a pena o esforço, trouxemos mais alguns motivos:

O algoritmo do Instagram considera que tipo de conteúdo prendeu o usuário por mais tempo na hora de distribuir os posts pela plataforma. Por serem um formato mais longo de conteúdo, os vídeos naturalmente são a melhor aposta pra manter o interesse nas suas publicações por mais tempo. 

Quando um usuário fica mais tempo no seu conteúdo, o algoritmo entende que você tem relevância pra ele e passa a priorizar a entrega dos seus posts, bem como te posicionar entre os primeiros perfis exibidos na área de Stories.

Por isso, ter uma boa quantidade de conteúdos em vídeo pode te dar uma certa vantagem em relação a outros perfis que investem mais em posts estáticos de imagens únicas. 

Segundo pesquisa do Social Insider publicada em 2020, 52% dos stories são em formato de vídeo, e eles tendem a performar melhor do que stories de imagens, tanto no quesito cliques quanto em relação às taxas de rejeição. Isso indica que os vídeos têm maior capacidade de retenção, já que eles conseguem prender os usuários por mais tempo na tela.

Além disso, os vídeos também tendem a aumentar o índice de respostas e engajamento. Enquanto os stories de imagem têm uma média de interações entre 0,01% e 0,14%, os de vídeo ficaram com essa taxa entre 0,02% e 0,18%.

Tanto o IGTV quanto o Reels têm espaços de navegação próprios no Instagram, o que facilita que seu perfil seja encontrado por usuários que não necessariamente te seguem ainda. No caso do Reels, em especial, esse alcance tende a ser ainda maior, já que o formato tem até mesmo um Feed próprio na rede social e que ganhou um destaque especial com a atualização do layout de navegação da plataforma, indo parar bem no centro da tela de comandos. Além disso, o algoritmo do Reels recomenda seus vídeos pra pessoas que não te seguem, o que te ajuda a alcançar ainda mais usuários.

Outro tipo de vídeo que também pode ampliar o seu alcance são as Lives. Quando um usuário entra ao vivo, automaticamente seus seguidores são notificados e o perfil desse usuário passa a aparecer no início da fila de Stories, o que traz mais visibilidade pra sua página. Outra vantagem que as Lives oferecem é a possibilidade de fazer transmissões compartilhadas com outros perfis, o que faz com que sua conta seja divulgada também pros seguidores de quem está ao vivo com você – lembrando que agora o Instagram permite lives com até 4 pessoas. 

O Instagram Reels, assim como acontece no TikTok, não limita a entrega dos vídeos desse formato da mesma forma que faz com os vídeos do Feed, que tendem a ter uma vida útil de cerca de 21 horas. No caso dos Reels, se um post está se tornando viral e ganhando cada vez mais curtidas, o algoritmo tende a continuar entregando esse vídeo pra novos usuários, por mais antigo que ele esteja.

No caso do IGTV, embora a entrega não funcione da mesma forma, a vantagem é que o próprio Instagram costuma deixar sugestões embaixo do vídeo que está sendo assistido, assim como faz o YouTube, o que faz com que até mesmo vídeos com um pouco mais de tempo de postados continuem atingindo os usuários.

Todos os formatos de vídeos no Instagram e ideias de conteúdo pra cada um:

Os vídeos são protagonistas na rede social e possuem vários espaços específicos pra cada tipo de formato e objetivo que você queira atingir com o seu conteúdo. Atualmente, os tipos de vídeos no Instagram são: os vídeos do Feed, Stories, IGTV, Reels e Lives. 

Aqui, vamos te ajudar a entender os pontos fortes de cada um deles pra você saber quando e como investir em cada formato:

Duração: até 60 segundos
Características: espaço de maior visibilidade no perfil; permite vídeos em carrossel e que você compartilhe vídeos de outros formatos por lá
Quando usar:  quando quiser que o vídeo fique “registrado” logo de cara no seu perfil, com mais visibilidade, ou passar uma mensagem mais curta 

Ideias de conteúdos:

Duração: até 15 segundos
Características: vídeos curtos, podendo ser mais espontâneos e com cara de “gravados na hora”
Quando usar: pra conteúdos mais espontâneos e diretos, passar informações rápidas ou gerar interação com os seguidores 

Ideias de conteúdos:

No blog do Postgrain você também pode encontrar outras dicas de conteúdo pra Stories, seja pra pra gerar mais visualizações ou aumentar o engajamento. Também temos um material gratuito cheio de ideias pra 30 dias de conteúdo! É só clicar aqui pra baixar.

Duração: até 15 minutos (ou uma hora, no caso das Lives salvas como IGTV)
Características: vídeos mais longos e que tendem a ser mais bem produzidos
Quando usar: quando quiser apresentar um conteúdo de forma mais extensa ou trabalhada

Ideias de conteúdos:

A Sallve, por exemplo, convida uma dermatologista pra dar dicas sobre pele e informações sobre o assunto em um quadro fixo no IGTV da marca:

Duração: 15 a 30 segundos
Características: vídeos curtos e dinâmicos, que passam uma sensação de espontaneidade e normalmente têm um toque de humor
Quando usar: quando quiser ampliar seu alcance e reconhecimento de marca, além de gerar mais identificação e aproximação com os usuários

Ideias de conteúdos:

O Instagram do Cartoon Network faz um uso bem criativo do Reels promovendo seus principais programas com cenas que são fáceis de gerar identificação e podem ser mostradas em clipes curtos, sempre com toque de humor:


No blog do Postgrain, temos alguns artigos que podem te render ótimas ideias de conteúdos pro formato e também algumas inspirações, insights e dicas de marcas pra acompanhar no Reels e no TikTok. 

Duração: até uma hora
Características: vídeos ao vivo pra falar de algum assunto específico ou interagir com os seguidores de maneira mais espontânea e direta
Quando usar: quando quiser passar mais autoridade sobre determinado tema ou área ou quando quiser aumentar a visibilidade do seu perfil

Ideias de conteúdo:

Dicas de apps fáceis de usar e com versões gratuitas pra editar vídeos

Produzir bons vídeos não precisa ser caro e nem complicado. Com um celular na mão e alguns bons apps na manga dá pra fazer um conteúdo criativo e com cara de profissional mesmo que você não tenha equipamentos caros pra isso. 

Aqui, reunimos 5 sugestões dos apps mais versáteis pra editar diferentes formatos de vídeo:

INSHOT

O InShot é o queridinho dos influenciadores e tem uma interface simples e intuitiva pra edição de vídeos em diferentes formatos, que podem servir para o Feed, IGTV, Stories ou Reels. O app é gratuito e super completo, contando com vários recursos como efeitos, filtros, alteração na velocidade, opção de inserir textos nas imagens, emojis, banco de músicas e a facilidade pra criar cortes e transições de vídeo.

Disponível iOS e Android.

VIDEOLEAP

Com o Enlight Videoleap, você pode criar conteúdo audiovisual com alta qualidade nos formatos para o Feed, Reels, IGTV ou Stories. Ele permite que você importe fotos e vídeos da sua galeria ou utilize os disponíveis num banco de imagens gratuito que tem dentro do próprio app. Entre as ferramentas disponíveis estão a de ajustes de cor, filtros de cor, alteração de velocidade, zoom, transições, efeitos sonoros, música e narração.

Disponível para iOS e com aplicativo similar para Android.

PREQUEL

O principal diferencial do Prequel (que também serve pra edição de fotos), são os efeitos criativos disponíveis no app. Alguns só são liberados na versão paga, mas a versão gratuita não deixa nada a desejar em questão de variedade e beleza. Entre as opções estão efeitos vintage, como VHS, filme e ruídos, o efeito de prisma, neon, com brilhos, cores variadas e muito mais. Com ele você também pode adicionar músicas e efeitos sonoros aos vídeos.

Disponível para iOS.

VUE

O Vue também é bem completo quando o assunto é edição de vídeos no celular. Com ele, é possível gravar vídeos direto do app e lá mesmo editar, além de usar templates prontos para TikTok e Stories. Ele oferece a opção de filtros lindos de cor, que dão uma aparência super profissional ao vídeo, e permite que você altere configurações da imagem como luz, contraste, temperatura, exposição e saturação.

Você ainda pode adicionar textos e colocar trilhas de background disponibilizadas pelo próprio app ou adicionar sua própria música salva no celular. Tudo isso disponível na versão gratuita! 

Disponível para iOS e Android.

Mais dicas de apps

Se quiser ainda mais sugestões de apps, você pode conferir também nos nossos artigos específicos pra cada formato de vídeo, com dicas e insights pra você investir em vídeos no Instagram:

O que vem por aí?

Já são várias as opções e formatos de vídeos no Instagram e em outras redes sociais. Depois dos Stories, Lives, IGTVs e Reels, qual será a próxima tendência de vídeo que o Instagram vai trazer por aí?

Deixe suas apostas nos comentários!

Sair da versão mobile